As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marija Mihajlovic
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13765
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_11984f5139ce03f14048d717b3ecff3b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13765
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagemEnsino/aprendizagem do violinoAutorregulação da aprendizagemAutoavaliaçãoModelo cíclico da aprendizagem autorreguladaViolin teaching/learningSelf-regulated learningSelf-evaluationCyclical model of self-regulated learningRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - O presente Relatório de Estágio de Ensino Especializado foi realizado ao longo do ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto. O estágio foi realizado em regime misto: (i) a observar as aulas de uma aluna pertencente à classe de Violino da Professora Raquel Cravino, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) e (ii) a lecionar dois alunos que frequentam o núcleo da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, pertencente à Orquestra Geração - Sistema Portugal (OG-SCML). A primeira parte deste relatório (Prática Pedagógica) está organizada em quatro secções. Na primeira, descrevem-se os principais interesses e objetivos, bem como as expectativas em relação ao estágio, tendo em vista a atual situação epidemiológica. A segunda secção consiste na contextualização das instituições de acolhimento referidas: (i) de forma geral, caracteriza-se a EAMCN, instituição responsável pelo protocolo de estágio; (ii) resume-se a proposta pedagógica e os objetivos representativos da Orquestra Geração (OG), projeto pedagógico acolhedor do núcleo OG-SCML; e (iii) mais especificamente descreve-se o contexto e funcionamento do núcleo OG-SCML. Na terceira secção, apresenta-se uma explanação sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em regime de exercício (OG-SCML) e as práticas observadas nas aulas lecionadas pela professora cooperante Raquel Cravino (EAMCN). Por fim, expõe-se uma reflexão crítica da atividade docente, a nível de consecução dos objetivos e do desempenho durante o estágio.Resumo II - A parte da investigação do presente trabalho tem como propósito articular as práticas do ensino do violino com o conceito de autorregulação da aprendizagem. Partindo da perspetiva oriunda da psicologia sociocognitiva, o conceito de autorregulação da aprendizagem define-se como mistura das competências de autocontrolo das cognições, da motivação e dos comportamentos, impulsionados pelo interesse em atingir determinados objetivos educacionais (Zimmerman, 2002). A investigação foi desenvolvida em dois estudos, ambos fundamentos no Modelo Cíclico da Aprendizagem Autorregulada (Zimmerman, 2000). Como apoio para a análise de dados, foi utilizado software MAXQDA, versão 20. O Estudo 1 tem um caráter autorreflexivo e prende-se com a metodologia de (auto)observação das aulas lecionadas pela autora a duas das suas alunas de violino, ambas de doze anos de idade e no segundo ano de aprendizagem de instrumento. Para ampliar a visão sobre a prática individual das alunas, foram também registadas as sessões de estudo de cada aluna participante. No Estudo 2, a autora entrevistou dez professores de violino, com intenção de sistematizar e relacionar as práticas relatadas com os elementos constituintes do referido modelo teórico. Os resultados descrevem as possibilidades de incorporação das estratégias de ensino que possam despertar maior consciência das competências autorregulatórias no decorrer da aula. Mais além, prestam-se as considerações sobre temáticas associadas às questões de (i) estabelecimento de metas específicas do aluno com vista aos objetivos a curto e/ou longo prazo, (ii) utilização de diferentes estratégias de incentivo da metacognição, do estudo independente, da consciência corporal e auditiva nos alunos e (iii) encorajamento dos alunos a solidificarem os hábitos de autoavaliação.Abstract I - This Specialized Teaching Internship Report was carried out during the academic year 2020/2021, within the scope of the Master's Degree Programme in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa. The internship was accomplished (i) observing the violin lessons of Professor Raquel Cravino´s student, at the Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) and (ii) teaching two students who attend the nucleus of the Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, belonging to the Orquestra Geração - Sistema Portugal (OG-SCML). The first part of this report (Pedagogical Practice) is organized into four sections. Firstly, the main interests and aims are described, as well as the expectations regarding the internship, given the current epidemiological situation. The second section contextualizes the host institutions: (i) the school responsible for the internship protocol (EAMCN); (ii) a pedagogical proposal of the educational project Orquestra Geração (OG); and (iii) specific context and functioning of the OG-SCML nucleus. The third section presents a report on the pedagogical practices developed as a violin teacher (OG-SCML) and the teaching practices observed in the classes taught by the cooperating Professor Raquel Cravino (EAMCN). The final section presents a reflection of the teaching activity and discusses objectives and performance during the internship.Abstract II - The research part of this work aims to articulate violin teaching practices with the concept of self-regulated learning. According to the socio-cognitive psychology theory, self-regulated learning refers to an ability of self-controlling of cognition, motivation, and behaviors, necessary for achieving certain educational goals (Zimmerman, 2002). The research was carried out in two studies, both based on the Cyclic Model of Self-Regulated Learning (Zimmerman, 2000). As support for data analysis, MAXQDA software, version 20 was used. Study 1 is focused on self-reflection on the teaching practices and comprehends (self) observation of the lessons taught by the author to two twelve-year-old violin students, both in their second year of learning an instrument. In addition, the practice sections of each student were also recorded to clarify the teacher´s insight of their individual study. In Study 2, the author interviewed ten violin teachers and intended to systematize and relate the reported practices with the self-regulated cyclic model. The results describe the teaching strategies that could promote greater awareness of self-regulatory abilities among students. Furthermore, it was possible to organize and compile the interview data concerning important considerations, such as (i) establishment of the specific goals for each student considering shorter and/or longer-term study plans, (ii) use of the different strategies to promote greater metacognitive engagement, independent study, as well as body and hearing awareness in students’ performance, and (iii) encouraging students to solidify self-evaluation habits.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaNeto, TiagoRCIPLPereira, Marija Mihajlovic2021-09-21T11:50:44Z2021-07-212021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13765TID:202754413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:39.265180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem
title As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem
spellingShingle As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem
Pereira, Marija Mihajlovic
Ensino/aprendizagem do violino
Autorregulação da aprendizagem
Autoavaliação
Modelo cíclico da aprendizagem autorregulada
Violin teaching/learning
Self-regulated learning
Self-evaluation
Cyclical model of self-regulated learning
title_short As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem
title_full As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem
title_fullStr As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem
title_full_unstemmed As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem
title_sort As práticas de ensino do violino sob o prisma da autorregulação da aprendizagem
author Pereira, Marija Mihajlovic
author_facet Pereira, Marija Mihajlovic
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marija Mihajlovic
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino/aprendizagem do violino
Autorregulação da aprendizagem
Autoavaliação
Modelo cíclico da aprendizagem autorregulada
Violin teaching/learning
Self-regulated learning
Self-evaluation
Cyclical model of self-regulated learning
topic Ensino/aprendizagem do violino
Autorregulação da aprendizagem
Autoavaliação
Modelo cíclico da aprendizagem autorregulada
Violin teaching/learning
Self-regulated learning
Self-evaluation
Cyclical model of self-regulated learning
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21T11:50:44Z
2021-07-21
2021-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13765
TID:202754413
url http://hdl.handle.net/10400.21/13765
identifier_str_mv TID:202754413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133488140517376