O papel da autoavaliação como processo integrante da autorregulação na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anne-Sophie Pighin da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6456
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
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spelling O papel da autoavaliação como processo integrante da autorregulação na aprendizagemEstratégias de autoavaliaçãoAprendizagem autorreguladaEstratégias de aprendizagemSelf-evaluation strategiesSelf-regulated learningLearning strategiesRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino no 1.º e 2.º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no 2.º semestre do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma dimensão reflexiva da prática pedagógica, que inclui a caracterização do contexto socioeducativo, a descrição da intervenção e a avaliação desta. Este documento inclui, igualmente, uma investigação realizada no âmbito da intervenção educativa: o papel da autoavaliação, integrado no processo de autorregulação, no processo de aprendizagem. A finalidade da investigação é a de identificar de que forma a utilização de estratégias de autoavaliação no quotidiano da sala de aula pode promover a aprendizagem da representação ortográfica das palavras. A amostra do estudo é constituída por um grupo de 19 crianças do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade. Os resultados da investigação revelaram que não foi possível estabelecer uma correlação entre a utilização de estratégias de autoavaliação e a aprendizagem de conteúdos.ABSTRACT The present document was developed within the context of the subject of Supervised Teaching Practice, which is part of the Master’s Degree in Primary Education. In this report, we can see the reflexive dimension of practice, including the characterization of the socioeducative context, the description and the evaluation of the intervention. This document also includes the investigation: The role of self evaluation, integrated within the process of self-regulated learning, on the learning process. The investigation aimed to understand how the practice of self evaluation strategies in classroom routine could promote improve spelling. The sample of the study was a group of 19 students attending the 1st year of Elementary School, with ages between seven and eight years old. These students belonged to the classroom where the PESII took place. The findings of the investigation showed that it wasn’t possible to identify a correlation between the practice of self-regulated strategies and the learning process of spelling.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPinto, MarianaRCIPLSantos, Anne-Sophie Pighin da Silva2016-09-27T09:15:26Z2016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6456TID:201358956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:35.121212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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