Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sónia Maria Teixeira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7891
Resumo: Os desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.
id RCAP_11a77d638109da3a4336294626f3baa5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learningComunicação educacionalElearningEducação a distânciaMedia digitaisEnsino virtualMestradoEnsino públicoEnsino superiorInquéritosEstudantesE-learningEducational communicationStudent perceptionsDistance learningVirtual spaceOs desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.The technological developments of the last decades were swift and had a global impact, with digital media being present in all facets of our lives and presenting itself as an opportunity to promote learning chances. e-Learning takes the digital tools to transform distance learning. Educational communication is eased and the possibility of attending a course asynchronously will allow access to students who do not have access conditions to face-to-face. Whereas the importance of deepening e-learning research and contributing to student success, we have sought, whit present investigation, to identify motivations and perceptions about the advantages and difficulties of distance learning in this modality. The research was carried out with graduation students attending a master’s degree course in distance learning and e-learning mode, provided by public institutions. Students were asked to answer to a questionnaire survey made available on an electronic form. From the analysis of the collected data, we concluded that there are good degrees of satisfaction regarding e-learning, finding the surveyed the elearning appropriate to their personal characteristics and enjoying the methodology and study platforms. They point out as a motivational factor for the frequency of a course in this modality of distance learning the possibility of better time management and confirm this expectation, considering, already as students, be able to manage personal time in a satisfactory way and good adaptation to the regime. We conclude that students who have chosen this modality to pursue their studies have already had previous experience with the use of technologies.Barros, Daniela Melaré VieiraRepositório AbertoSilva, Sónia Maria Teixeira da2019-01-29T15:12:53Z2018-10-112019-01-292018-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7891TID:202174360porSilva, Sónia Maria Teixeira da - Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning. [S.l.]: [s.n.], 2018. 124 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:04.484089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning
title Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning
spellingShingle Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning
Silva, Sónia Maria Teixeira da
Comunicação educacional
Elearning
Educação a distância
Media digitais
Ensino virtual
Mestrado
Ensino público
Ensino superior
Inquéritos
Estudantes
E-learning
Educational communication
Student perceptions
Distance learning
Virtual space
title_short Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning
title_full Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning
title_fullStr Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning
title_full_unstemmed Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning
title_sort Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning
author Silva, Sónia Maria Teixeira da
author_facet Silva, Sónia Maria Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sónia Maria Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação educacional
Elearning
Educação a distância
Media digitais
Ensino virtual
Mestrado
Ensino público
Ensino superior
Inquéritos
Estudantes
E-learning
Educational communication
Student perceptions
Distance learning
Virtual space
topic Comunicação educacional
Elearning
Educação a distância
Media digitais
Ensino virtual
Mestrado
Ensino público
Ensino superior
Inquéritos
Estudantes
E-learning
Educational communication
Student perceptions
Distance learning
Virtual space
description Os desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas foram céleres e tiveram impacto global, estando os media digitais presentes em todas as facetas da nossa vida e apresentando-se como uma oportunidade para promover oportunidades de aprendizagem. O e-learning assume as ferramentas digitais para transformar o ensino a distância. A comunicação educacional é facilitada e a possibilidade de frequentar um curso de forma assíncrona vai permitir o acesso a estudantes que não têm condições de acesso a regime presencial. Considerando importante aprofundar a investigação sobre o e-learning e contribuir para o sucesso dos estudantes, procurámos, com a presente investigação, identificar as motivações para a escolha de um curso em e-learning e as perceções dos estudantes sobre vantagens e dificuldades do ensino superior em regime a distância nesta modalidade. A investigação foi realizada com estudantes de ensino superior a frequentar curso conferente de grau académico de mestre em regime a distância e na modalidade de e-learning, ministrados por instituições públicas. Foi solicitada aos estudantes resposta a inquérito por questionário disponibilizado em formulário acedido por via eletrónica. Da análise dos dados recolhidos concluímos existirem bons graus de satisfação relativamente ao e-learning, considerando os inquiridos o e-learning adequado às suas caraterísticas pessoais e gostando da metodologia e plataformas de estudo. Apontam como fator motivacional para a frequência de um curso nesta modalidade de ensino a distância a possibilidade de melhor gestão do tempo e confirmam essa expectativa, considerando, já enquanto estudantes, conseguir gerir o tempo pessoal de forma satisfatória e boa adaptação ao regime. Concluímos, ainda, que os estudantes que escolheram esta modalidade para prosseguir os estudos têm já experiência prévia com a utilização de tecnologias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11
2018-10-11T00:00:00Z
2019-01-29T15:12:53Z
2019-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7891
TID:202174360
url http://hdl.handle.net/10400.2/7891
identifier_str_mv TID:202174360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Sónia Maria Teixeira da - Desafios para o sucesso na comunicação educacional mediada: estudo das perceções dos estudantes de e-learning. [S.l.]: [s.n.], 2018. 124 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135059393904640