Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio, Joana da Silva Rosa Loff
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/740
Resumo: O propósito deste estudo foi compreender os aspectos distintivos da aprendizagem mediada por computador e a sua dimensão social. O conceito de presença social – a capacidade dos participantes numa comunidade de inquirição se projectarem social e emocionalmente, como pessoas reais ou o grau com um indivíduo é percebido como real na comunicação mediada – é o ponto de partida para compreender a dinâmica de uma comunidade de aprendizagem online, verificando a maneira como os estudantes interagem e a sua motivação para participar em comunidades virtuais. Muitos estudos mostram (e nós observámo-lo aqui) que a presença social é necessária para promover e aumentar a aprendizagem efectiva. Assim, uma baixa presença social leva a um elevado grau de frustração, um baixo nível de aprendizagem efectiva e, também, a uma menor satisfação com o curso online. Os factores que afectam a presença social e a satisfação com o curso online foram revelados pelos instrumentos de investigação aplicados: um questionário e entrevistas realizadas entre os alunos. Um dos aspectos mais importantes é o comportamento do e-tutor. De facto, a maior parte dos estudantes referiram a interacção regular, a proximidade emocional, o feedback imediato e construtivo, assim como, o encorajamento do professor para o empenho na construção de conhecimento, como aspectos que influenciam a satisfação com o curso. Outras questões abordadas pelos alunos, que afectam a satisfação com o curso de e-learning foram a falta de tempo para completar as tarefas propostas, os relacionamentos difíceis com os colegas e pouca experiência inicial com as tecnologias da informação e comunicação
id RCAP_ab0d07f12acaa913fe03379712f8d6ca
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-LearningAlunos de ensino a distânciaAvaliação da educaçãoComunidades virtuaisCursosElearningEnsino a distânciaEnsino virtualMotivaçãoSatisfaçãoSocial presenceOnline learning communitiesComputer-mediated communicationCollaborative learningStudent’s satisfactionO propósito deste estudo foi compreender os aspectos distintivos da aprendizagem mediada por computador e a sua dimensão social. O conceito de presença social – a capacidade dos participantes numa comunidade de inquirição se projectarem social e emocionalmente, como pessoas reais ou o grau com um indivíduo é percebido como real na comunicação mediada – é o ponto de partida para compreender a dinâmica de uma comunidade de aprendizagem online, verificando a maneira como os estudantes interagem e a sua motivação para participar em comunidades virtuais. Muitos estudos mostram (e nós observámo-lo aqui) que a presença social é necessária para promover e aumentar a aprendizagem efectiva. Assim, uma baixa presença social leva a um elevado grau de frustração, um baixo nível de aprendizagem efectiva e, também, a uma menor satisfação com o curso online. Os factores que afectam a presença social e a satisfação com o curso online foram revelados pelos instrumentos de investigação aplicados: um questionário e entrevistas realizadas entre os alunos. Um dos aspectos mais importantes é o comportamento do e-tutor. De facto, a maior parte dos estudantes referiram a interacção regular, a proximidade emocional, o feedback imediato e construtivo, assim como, o encorajamento do professor para o empenho na construção de conhecimento, como aspectos que influenciam a satisfação com o curso. Outras questões abordadas pelos alunos, que afectam a satisfação com o curso de e-learning foram a falta de tempo para completar as tarefas propostas, os relacionamentos difíceis com os colegas e pouca experiência inicial com as tecnologias da informação e comunicaçãoL'intention de cette étude a été comprendre les aspects distinctifs de l'apprentissage négocié par ordinateur et sa dimension sociale. Le concept de présence sociale - la capacité des participants dans une communauté d'investigation se projetteront social et émotionnellement, comme des personnes réelles ou le degré auquel une individu est perçue comme une 'personne réelle' dans la communication virtuel - c'est le point de départ pour comprendre la dynamique d'une communauté d'apprentissage online, en vérifiant la manière comme les étudiants interagissent et leur motivation pour participer dans les communautés virtuelles. Beaucoup d'études montrent (et nous l'avons observé ici) que la présence sociale faut pour promouvoir et augmenter l'apprentissage accomplit. Ainsi, une basse présence sociale prend à un élevé degré de frustration, une basse niveau d'apprentissage accomplit et, aussi, à une moindre satisfaction avec le cours online. Les facteurs affectant la présence sociale et la satisfaction avec le cours en ligne sont indiqués des instruments de recherche appliqués dans cette recherche : un questionnaire et entrevues avec des étudiants. Un du plus importants est la conduite d'e-tutor. En fait, la plupart des étudiants ont signalé la interaction régulière, la proximité émotionnelle, le feed-back constructif et rapide et l'encouragement de l'enseignant pour l'engagement dans la construction de connaissance, comme les aspects essentiels qui contribuent à la satisfaction du cours. D'autres questions abordées par les étudiants, qui affectent la satisfaction avec le cours de e-learning a été le manque de temps pour compléter les tâches, les relations difficiles avec les collègues et peu d'expérience initiale avec les technologies des informations et communicationThe purpose of this study was to understand the distinctiveness of the computer mediated learning and its social dimension. The concept of social presence – the ability of participants in a community of inquiry to project themselves socially and emotionally as real people or the degree to which a person is perceived as a ‘real person’ in mediated communication – is the starting point to understand the dynamic of an online learning community, observing the way students interact and their motivation for the participation in virtual communities. Several studies displayed (and we noticed it here) that social presence is necessary to enhance and improve the learning effectiveness. Hence, a lack of social presence will lead to high level of frustration, a lower level of affective learning and also a lower level of satisfaction with the online course. Factors affecting social presence and the satisfaction with the online course are revealed from the investigation instruments applied in this research: a questionnaire and interviews with students. One of most important is the e-tutor behaviour. In fact, most students reported the regular interaction, emotional immediacy, constructive and prompt feedback and the back-up of students’ knowledge building efforts, as essential aspects that contribute to satisfaction with the course. Other issues pointed out by students disturbing general satisfaction in e-learning courses was lacking time to finish tasks, problematical relationship among students and little initial experience with information and communication technologiesMendes, António QuintasRepositório AbertoSérgio, Joana da Silva Rosa Loff2009-01-26T16:35:24Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1289788 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/740porSergio, Joana da Silva Rosa Loff - Presença social, percepções, relações interpessoais e grau de satisfação com o curso de e-learning [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2007. XI, 187, XXXVII p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:05.940252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
title Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
spellingShingle Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
Sérgio, Joana da Silva Rosa Loff
Alunos de ensino a distância
Avaliação da educação
Comunidades virtuais
Cursos
Elearning
Ensino a distância
Ensino virtual
Motivação
Satisfação
Social presence
Online learning communities
Computer-mediated communication
Collaborative learning
Student’s satisfaction
title_short Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
title_full Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
title_fullStr Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
title_full_unstemmed Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
title_sort Presença social, percepções, relações, interpessoais e grau de satisfação com a curso de E-Learning
author Sérgio, Joana da Silva Rosa Loff
author_facet Sérgio, Joana da Silva Rosa Loff
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, António Quintas
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sérgio, Joana da Silva Rosa Loff
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos de ensino a distância
Avaliação da educação
Comunidades virtuais
Cursos
Elearning
Ensino a distância
Ensino virtual
Motivação
Satisfação
Social presence
Online learning communities
Computer-mediated communication
Collaborative learning
Student’s satisfaction
topic Alunos de ensino a distância
Avaliação da educação
Comunidades virtuais
Cursos
Elearning
Ensino a distância
Ensino virtual
Motivação
Satisfação
Social presence
Online learning communities
Computer-mediated communication
Collaborative learning
Student’s satisfaction
description O propósito deste estudo foi compreender os aspectos distintivos da aprendizagem mediada por computador e a sua dimensão social. O conceito de presença social – a capacidade dos participantes numa comunidade de inquirição se projectarem social e emocionalmente, como pessoas reais ou o grau com um indivíduo é percebido como real na comunicação mediada – é o ponto de partida para compreender a dinâmica de uma comunidade de aprendizagem online, verificando a maneira como os estudantes interagem e a sua motivação para participar em comunidades virtuais. Muitos estudos mostram (e nós observámo-lo aqui) que a presença social é necessária para promover e aumentar a aprendizagem efectiva. Assim, uma baixa presença social leva a um elevado grau de frustração, um baixo nível de aprendizagem efectiva e, também, a uma menor satisfação com o curso online. Os factores que afectam a presença social e a satisfação com o curso online foram revelados pelos instrumentos de investigação aplicados: um questionário e entrevistas realizadas entre os alunos. Um dos aspectos mais importantes é o comportamento do e-tutor. De facto, a maior parte dos estudantes referiram a interacção regular, a proximidade emocional, o feedback imediato e construtivo, assim como, o encorajamento do professor para o empenho na construção de conhecimento, como aspectos que influenciam a satisfação com o curso. Outras questões abordadas pelos alunos, que afectam a satisfação com o curso de e-learning foram a falta de tempo para completar as tarefas propostas, os relacionamentos difíceis com os colegas e pouca experiência inicial com as tecnologias da informação e comunicação
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:35:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/740
url http://hdl.handle.net/10400.2/740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sergio, Joana da Silva Rosa Loff - Presença social, percepções, relações interpessoais e grau de satisfação com o curso de e-learning [Em linha]. [Lisboa : s.n.], 2007. XI, 187, XXXVII p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1289788 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134997297233920