O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernández, Clarisse Mendes Carmen
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Maria Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/108935
Resumo: UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020
id RCAP_11b01aa7701d6d2523a001029a93f9f8
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/108935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeirasThe valorization program of the cultural heritage of sebastião e silva secondary school, OeirasCollectionCollective memoryDivulgationEducationHeritagePreservationMemória ColetivaPatrimónioEducaçãoAcervoPreservaçãoDivulgaçãoConservationMuseologyUIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020A Escola Secundária Sebastião e Silva possui, tal como muitas escolas secundárias existentes em Portugal e noutros países, importantes coleções científicas. Estas são compostas, maioritariamente, pelos núcleos das Ciências da Natureza, Física e Química, revelando-se fundamentais quer como testemunhos da memória e identidade deste antigo Liceu, quer evidenciando as práticas pedagógicas adotadas na instituição, contribuindo para a história das ciências e da educação em Portugal. São, ainda, o espelho do valor dado a estas disciplinas pela instituição patente, por exemplo, nas preocupações inerentes à seleção do material constitutivo da coleção. O objetivo do presente artigo é o de explicar o contexto de constituição do acervo e de institucionalização do Núcleo Museológico, em que a relevância das coleções se cruza com o seu incomensurável valor patrimonial, enquanto construtor de uma identidade e memória coletiva da escola e da comunidade educativa. Pretende-se, seguidamente, explicar as estratégias de interação pedagógica já implementadas e, por fim, destacar os problemas e as perspetivas de futuro. Refletir-se-á, deste modo, acerca da relevância deste património numa era de tecnologias digitais e sobre os principais desafios colocados à sua preservação, estudo, interpretação e divulgação. Like so many secondary schools, in Portugal and elsewhere, the Sebastião e Silva Secondary School in Oeiras has important scientific collections. These mainly encompass the Natural Sciences, Physics and Chemistry fields, and their significance is associated both with the memory and identity of the School, and with local pedagogic practices, contributing therefore to the history of sciences and education in Portugal. Moreover, they reflect the value given to these subjects by their host institution, for example, by the selection of materials which integrate the collection. The main purpose of the present essay is to explain the origins and context of the collection and its institutionalization as a museological nucleus of the School. The collection relevance and its immeasurable heritage value is a maker of a collective identity and memory of the School and the educational community. In the present paper implemented strategies of pedagogical interaction are discussed and, ultimately, problems and future perspectives are highlighted. A reflection is made about the relevance of this heritage in an era of digital technologies, as well as the main challenges in its preservation, study, interpretation and dissemination.Instituto de História Contemporânea (IHC)RUNFernández, Clarisse Mendes CarmenAlmeida, Maria Mota2020-12-18T00:24:49Z2020-01-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/108935por1646-043XPURE: 26885769https://doi.org/10.14568/cp2018041info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:53:31Zoai:run.unl.pt:10362/108935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:22.552783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras
The valorization program of the cultural heritage of sebastião e silva secondary school, Oeiras
title O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras
spellingShingle O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras
Fernández, Clarisse Mendes Carmen
Collection
Collective memory
Divulgation
Education
Heritage
Preservation
Memória Coletiva
Património
Educação
Acervo
Preservação
Divulgação
Conservation
Museology
title_short O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras
title_full O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras
title_fullStr O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras
title_full_unstemmed O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras
title_sort O Plano de Valorização do Património Cultural da Escola Secundária Sebastião e Silva, oeiras
author Fernández, Clarisse Mendes Carmen
author_facet Fernández, Clarisse Mendes Carmen
Almeida, Maria Mota
author_role author
author2 Almeida, Maria Mota
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de História Contemporânea (IHC)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernández, Clarisse Mendes Carmen
Almeida, Maria Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Collection
Collective memory
Divulgation
Education
Heritage
Preservation
Memória Coletiva
Património
Educação
Acervo
Preservação
Divulgação
Conservation
Museology
topic Collection
Collective memory
Divulgation
Education
Heritage
Preservation
Memória Coletiva
Património
Educação
Acervo
Preservação
Divulgação
Conservation
Museology
description UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T00:24:49Z
2020-01-01
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/108935
url http://hdl.handle.net/10362/108935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-043X
PURE: 26885769
https://doi.org/10.14568/cp2018041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138026819944448