A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Romina Hérica Araújo Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7076
Resumo: Refletimos nesse estudo sobre a gestão da supervisão escolar no município de Grajaú, partindo das concepções que temos da supervisão escolar entendemos que esse profissional potencializa a melhoria do processo educativo na escola. Para isso lançamos nosso olhar investigativo sobre estas práticas de supervisão que se estabelecem nas escolas municipais de Grajaú município maranhense, sendo este nosso objeto de estudo. Procuramos através de um estudo empírico conhecer a gestão da supervisão escolar em cinco escolas municipais em Grajaú – Maranhão /Brasil nos apropriando de uma literatura pertinente ao entendimento do que seja supervisão escolar bem como recolhendo informações de gestores e supervisores escolares destas escolas para saber o que fazem e como fazem essa tarefa de supervisionar a escola em sua dinâmica durante o ano letivo. Percebemos no desenvolvimento da pesquisa que nesse município não temos a figura do supervisor conforme orientações contidas na legislação educacional, ao mesmo tempo em que o referido profissional é identificado como sendo o coordenador pedagógico, acumulando dessa forma as funções de coordenação e supervisão escolar. Para chegarmos a esse resultado nos apropriamos de instrumentos metodológicos que se alinham com a pesquisa de cunho qualitativo tais como a observação dos contextos investigados e a aplicação de entrevistas e questionários cujos resultados nos apontaram para essa realidade, mediante a qual podemos inferir que a Secretaria de Educação Municipal mantém nas escolas de ensino fundamental um profissional formado em pedagogia, o qual assume a função de coordenador /supervisor para dar conta de todas as prerrogativas de um coordenador pedagógico e ao mesmo tempo de um supervisor escolar.
id RCAP_11bcbff9af8f6b146ede935634c531a4
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – MaranhãoGestão EscolarSupervisão EscolarCoordenação PedagógicaGestão da supervisãoSchool ManagementSchool SupervisionPedagogical CoordinationManagement of supervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRefletimos nesse estudo sobre a gestão da supervisão escolar no município de Grajaú, partindo das concepções que temos da supervisão escolar entendemos que esse profissional potencializa a melhoria do processo educativo na escola. Para isso lançamos nosso olhar investigativo sobre estas práticas de supervisão que se estabelecem nas escolas municipais de Grajaú município maranhense, sendo este nosso objeto de estudo. Procuramos através de um estudo empírico conhecer a gestão da supervisão escolar em cinco escolas municipais em Grajaú – Maranhão /Brasil nos apropriando de uma literatura pertinente ao entendimento do que seja supervisão escolar bem como recolhendo informações de gestores e supervisores escolares destas escolas para saber o que fazem e como fazem essa tarefa de supervisionar a escola em sua dinâmica durante o ano letivo. Percebemos no desenvolvimento da pesquisa que nesse município não temos a figura do supervisor conforme orientações contidas na legislação educacional, ao mesmo tempo em que o referido profissional é identificado como sendo o coordenador pedagógico, acumulando dessa forma as funções de coordenação e supervisão escolar. Para chegarmos a esse resultado nos apropriamos de instrumentos metodológicos que se alinham com a pesquisa de cunho qualitativo tais como a observação dos contextos investigados e a aplicação de entrevistas e questionários cujos resultados nos apontaram para essa realidade, mediante a qual podemos inferir que a Secretaria de Educação Municipal mantém nas escolas de ensino fundamental um profissional formado em pedagogia, o qual assume a função de coordenador /supervisor para dar conta de todas as prerrogativas de um coordenador pedagógico e ao mesmo tempo de um supervisor escolar.We reflect in this study about the management of school supervision in the municipality of Grajaú, starting from our conceptions of school supervision, we understand that this professional enhances the improvement of the educational process in the school. To this end, we have launched our investigative gaze on these supervisory practices that are established in the municipal schools of Grajaú municipality of Maranhão, being our object of study. We searched through an empirical study the management of school supervision in five municipal schools in Grajaú - Maranhão / Brazil, appropriating a literature pertinent to the understanding of what is school supervision as well as collecting information from school managers and supervisors of these schools to know what do and how they do this task of supervising the school in its dynamic during the school year. We noticed in the development of the research that in this municipality we do not have the figure of the supervisor according to the guidelines contained in the educational legislation, while the said professional is identified as being the pedagogical coordinator, accumulating the functions of school coordination and supervision. To reach this result, we appropriate methodological tools that align with qualitative research such as the observation of the contexts investigated and the application of interviews and questionnaires whose results pointed us to this reality, through which we can infer that the Secretariat of Municipal Education maintains in primary schools a professional trained in pedagogy, who assumes the role of coordinator / supervisor to account for all the prerogatives of a pedagogical coordinator and at the same time a school supervisor.Queiroga, Francisco Manuel Veleda ReimãoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSousa, Romina Hérica Araújo Melo2018-12-03T16:45:09Z2018-11-29T00:00:00Z2018-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7076pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:27Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:58.225460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão
title A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão
spellingShingle A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão
Sousa, Romina Hérica Araújo Melo
Gestão Escolar
Supervisão Escolar
Coordenação Pedagógica
Gestão da supervisão
School Management
School Supervision
Pedagogical Coordination
Management of supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão
title_full A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão
title_fullStr A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão
title_full_unstemmed A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão
title_sort A gestão da supervisão escolar nas escolas de ensino fundamental no Município de Grajaú – Maranhão
author Sousa, Romina Hérica Araújo Melo
author_facet Sousa, Romina Hérica Araújo Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroga, Francisco Manuel Veleda Reimão
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Romina Hérica Araújo Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar
Supervisão Escolar
Coordenação Pedagógica
Gestão da supervisão
School Management
School Supervision
Pedagogical Coordination
Management of supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Gestão Escolar
Supervisão Escolar
Coordenação Pedagógica
Gestão da supervisão
School Management
School Supervision
Pedagogical Coordination
Management of supervision
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Refletimos nesse estudo sobre a gestão da supervisão escolar no município de Grajaú, partindo das concepções que temos da supervisão escolar entendemos que esse profissional potencializa a melhoria do processo educativo na escola. Para isso lançamos nosso olhar investigativo sobre estas práticas de supervisão que se estabelecem nas escolas municipais de Grajaú município maranhense, sendo este nosso objeto de estudo. Procuramos através de um estudo empírico conhecer a gestão da supervisão escolar em cinco escolas municipais em Grajaú – Maranhão /Brasil nos apropriando de uma literatura pertinente ao entendimento do que seja supervisão escolar bem como recolhendo informações de gestores e supervisores escolares destas escolas para saber o que fazem e como fazem essa tarefa de supervisionar a escola em sua dinâmica durante o ano letivo. Percebemos no desenvolvimento da pesquisa que nesse município não temos a figura do supervisor conforme orientações contidas na legislação educacional, ao mesmo tempo em que o referido profissional é identificado como sendo o coordenador pedagógico, acumulando dessa forma as funções de coordenação e supervisão escolar. Para chegarmos a esse resultado nos apropriamos de instrumentos metodológicos que se alinham com a pesquisa de cunho qualitativo tais como a observação dos contextos investigados e a aplicação de entrevistas e questionários cujos resultados nos apontaram para essa realidade, mediante a qual podemos inferir que a Secretaria de Educação Municipal mantém nas escolas de ensino fundamental um profissional formado em pedagogia, o qual assume a função de coordenador /supervisor para dar conta de todas as prerrogativas de um coordenador pedagógico e ao mesmo tempo de um supervisor escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03T16:45:09Z
2018-11-29T00:00:00Z
2018-11-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7076
url http://hdl.handle.net/10284/7076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130306001764352