Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, José Carlos Alves da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4912
Resumo: Este trabalho de projeto foi desencadeado pela constatação empírica de lacunas e insuficiências no âmbito da supervisão organizacional e procura responder à seguinte questão de partida: Como apoiar alunos de terceiro ciclo com dificuldades de aprendizagem, através de equipas educativas? Com o intuito de respondermos a esta questão, levamos a cabo um processo de pesquisa direcionada para a construção de um referencial teórico passível de esclarecer as nossas dúvidas e de orientar as nossas ações até atingirmos os nossos objetivos. Para desenvolvermos este trabalho de investigação, optámos por uma metodologia de investigação-ação e procedemos à análise qualiquantitativa dos dados recolhidos com um inquérito semiestruturado que foi aplicado a todos os professores que lecionaram apoio pedagógico na Escola EB 2/3 com Secundário Fernão de Magalhães, em Chaves, concebido com a finalidade de fornecer informações acerca das atividades e do processo que envolve esta modalidade de apoio. A análise dos dados empíricos e dos resultados obtidos através da aplicação do inquérito conduziram a conclusões que apontam para a necessidade de se alterarem as práticas habituais da escola, nomeadamente as que se relacionam com a organização dos horários dos alunos e dos professores, com os critérios de integração dos professores nas equipas educativas e com a sua atuação, com a seleção dos alunos para os grupos de apoio e, ainda, com os modelos de supervisão organizacional implementados. O nosso trabalho propõe um modelo de avaliação da intervenção implementada e aponta estratégias de aperfeiçoamento para intervenções subsequentes, mas mantendo este nosso trabalho como base da conceção dos novos projetos.
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