O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24854 |
Resumo: | Neste trabalho de investigação abordámos o papel do Director de Turma no âmbito das suas funções no 2º ciclo do ensino secundário no Liceu Nacional em São Tomé e Príncipe. Tendo como o principal objectivo estudar e reflectir sobre as concepções e as representações que os Professores e os Directores de Turma possuem relativamente ao seu perfil e às funções como mediador do conflito escolar. Assim sendo esperamos trazer ao debate e à reflexão o papel do Director de Turma como agente de gestão curricular e líder de equipas pedagógicas consolidado no seu papel de mediação entre a escola e a família. Utilizaremos uma metodologia mista, com base num estudo de caso de natureza exploratória, analítica e propositiva, assim sendo aplicaremos inquérito por questionário, a quarenta e quatro Directores de Turma do 2º ciclo do Ensino Secundário e um inquérito por entrevista a seis professores previamente selecionados. Com este estudo pretendemos contribuir para reforçar a importância do Director de Turma na mediação de conflitos e da indisciplina em contexto educativo, no 2º ciclo do ensino secundário em São Tomé e Príncipe; ABSTRACT: The main purpose of this research is to study the conceptions and representations that the Teachers and the Class Directors have in their work in the second cycle of secondary education in the National High School in São Tomé. with respect to their profile and to the functions as mediator of the school conflict; so we hope to bring to the debate and reflection the role of the Class Director as a curriculum management agent and leader of pedagogical teams consolidated in the mediation between the school and the family. We will use a mixed methodology based on a case study of an exploratory, analytical and propositional nature, so we will apply a questionnaire survey to the Class Directors of the 2nd cycle of secondary education and an interview survey of six previously selected this exploratory study privileges a research methodology of mixed nature, aiming to centralize the study area in the educational context. With this study we intend to contribute to reinforce the importance of the Class Director in mediating conflicts and indiscipline in an educational context.eachers. |
id |
RCAP_11c5e8a5c8429318d4308ae553553022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24854 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e PríncipeDirector de TurmaMediador curricularMediador de conflitosClass DirectorCurricular mediatorConflits mediatorNeste trabalho de investigação abordámos o papel do Director de Turma no âmbito das suas funções no 2º ciclo do ensino secundário no Liceu Nacional em São Tomé e Príncipe. Tendo como o principal objectivo estudar e reflectir sobre as concepções e as representações que os Professores e os Directores de Turma possuem relativamente ao seu perfil e às funções como mediador do conflito escolar. Assim sendo esperamos trazer ao debate e à reflexão o papel do Director de Turma como agente de gestão curricular e líder de equipas pedagógicas consolidado no seu papel de mediação entre a escola e a família. Utilizaremos uma metodologia mista, com base num estudo de caso de natureza exploratória, analítica e propositiva, assim sendo aplicaremos inquérito por questionário, a quarenta e quatro Directores de Turma do 2º ciclo do Ensino Secundário e um inquérito por entrevista a seis professores previamente selecionados. Com este estudo pretendemos contribuir para reforçar a importância do Director de Turma na mediação de conflitos e da indisciplina em contexto educativo, no 2º ciclo do ensino secundário em São Tomé e Príncipe; ABSTRACT: The main purpose of this research is to study the conceptions and representations that the Teachers and the Class Directors have in their work in the second cycle of secondary education in the National High School in São Tomé. with respect to their profile and to the functions as mediator of the school conflict; so we hope to bring to the debate and reflection the role of the Class Director as a curriculum management agent and leader of pedagogical teams consolidated in the mediation between the school and the family. We will use a mixed methodology based on a case study of an exploratory, analytical and propositional nature, so we will apply a questionnaire survey to the Class Directors of the 2nd cycle of secondary education and an interview survey of six previously selected this exploratory study privileges a research methodology of mixed nature, aiming to centralize the study area in the educational context. With this study we intend to contribute to reinforce the importance of the Class Director in mediating conflicts and indiscipline in an educational context.eachers.Universidade de Évora2019-02-25T10:58:00Z2019-02-252019-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24854http://hdl.handle.net/10174/24854TID:202175553porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosantosviegas@outlook.com229Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:34.588655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe |
title |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe |
spellingShingle |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas Director de Turma Mediador curricular Mediador de conflitos Class Director Curricular mediator Conflits mediator |
title_short |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe |
title_full |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe |
title_fullStr |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe |
title_full_unstemmed |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe |
title_sort |
O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe |
author |
Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas |
author_facet |
Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Director de Turma Mediador curricular Mediador de conflitos Class Director Curricular mediator Conflits mediator |
topic |
Director de Turma Mediador curricular Mediador de conflitos Class Director Curricular mediator Conflits mediator |
description |
Neste trabalho de investigação abordámos o papel do Director de Turma no âmbito das suas funções no 2º ciclo do ensino secundário no Liceu Nacional em São Tomé e Príncipe. Tendo como o principal objectivo estudar e reflectir sobre as concepções e as representações que os Professores e os Directores de Turma possuem relativamente ao seu perfil e às funções como mediador do conflito escolar. Assim sendo esperamos trazer ao debate e à reflexão o papel do Director de Turma como agente de gestão curricular e líder de equipas pedagógicas consolidado no seu papel de mediação entre a escola e a família. Utilizaremos uma metodologia mista, com base num estudo de caso de natureza exploratória, analítica e propositiva, assim sendo aplicaremos inquérito por questionário, a quarenta e quatro Directores de Turma do 2º ciclo do Ensino Secundário e um inquérito por entrevista a seis professores previamente selecionados. Com este estudo pretendemos contribuir para reforçar a importância do Director de Turma na mediação de conflitos e da indisciplina em contexto educativo, no 2º ciclo do ensino secundário em São Tomé e Príncipe; ABSTRACT: The main purpose of this research is to study the conceptions and representations that the Teachers and the Class Directors have in their work in the second cycle of secondary education in the National High School in São Tomé. with respect to their profile and to the functions as mediator of the school conflict; so we hope to bring to the debate and reflection the role of the Class Director as a curriculum management agent and leader of pedagogical teams consolidated in the mediation between the school and the family. We will use a mixed methodology based on a case study of an exploratory, analytical and propositional nature, so we will apply a questionnaire survey to the Class Directors of the 2nd cycle of secondary education and an interview survey of six previously selected this exploratory study privileges a research methodology of mixed nature, aiming to centralize the study area in the educational context. With this study we intend to contribute to reinforce the importance of the Class Director in mediating conflicts and indiscipline in an educational context.eachers. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-25T10:58:00Z 2019-02-25 2019-01-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24854 http://hdl.handle.net/10174/24854 TID:202175553 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24854 |
identifier_str_mv |
TID:202175553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação santosviegas@outlook.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136637571039232 |