O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24854
Resumo: Neste trabalho de investigação abordámos o papel do Director de Turma no âmbito das suas funções no 2º ciclo do ensino secundário no Liceu Nacional em São Tomé e Príncipe. Tendo como o principal objectivo estudar e reflectir sobre as concepções e as representações que os Professores e os Directores de Turma possuem relativamente ao seu perfil e às funções como mediador do conflito escolar. Assim sendo esperamos trazer ao debate e à reflexão o papel do Director de Turma como agente de gestão curricular e líder de equipas pedagógicas consolidado no seu papel de mediação entre a escola e a família. Utilizaremos uma metodologia mista, com base num estudo de caso de natureza exploratória, analítica e propositiva, assim sendo aplicaremos inquérito por questionário, a quarenta e quatro Directores de Turma do 2º ciclo do Ensino Secundário e um inquérito por entrevista a seis professores previamente selecionados. Com este estudo pretendemos contribuir para reforçar a importância do Director de Turma na mediação de conflitos e da indisciplina em contexto educativo, no 2º ciclo do ensino secundário em São Tomé e Príncipe; ABSTRACT: The main purpose of this research is to study the conceptions and representations that the Teachers and the Class Directors have in their work in the second cycle of secondary education in the National High School in São Tomé. with respect to their profile and to the functions as mediator of the school conflict; so we hope to bring to the debate and reflection the role of the Class Director as a curriculum management agent and leader of pedagogical teams consolidated in the mediation between the school and the family. We will use a mixed methodology based on a case study of an exploratory, analytical and propositional nature, so we will apply a questionnaire survey to the Class Directors of the 2nd cycle of secondary education and an interview survey of six previously selected this exploratory study privileges a research methodology of mixed nature, aiming to centralize the study area in the educational context. With this study we intend to contribute to reinforce the importance of the Class Director in mediating conflicts and indiscipline in an educational context.eachers.
id RCAP_11c5e8a5c8429318d4308ae553553022
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e PríncipeDirector de TurmaMediador curricularMediador de conflitosClass DirectorCurricular mediatorConflits mediatorNeste trabalho de investigação abordámos o papel do Director de Turma no âmbito das suas funções no 2º ciclo do ensino secundário no Liceu Nacional em São Tomé e Príncipe. Tendo como o principal objectivo estudar e reflectir sobre as concepções e as representações que os Professores e os Directores de Turma possuem relativamente ao seu perfil e às funções como mediador do conflito escolar. Assim sendo esperamos trazer ao debate e à reflexão o papel do Director de Turma como agente de gestão curricular e líder de equipas pedagógicas consolidado no seu papel de mediação entre a escola e a família. Utilizaremos uma metodologia mista, com base num estudo de caso de natureza exploratória, analítica e propositiva, assim sendo aplicaremos inquérito por questionário, a quarenta e quatro Directores de Turma do 2º ciclo do Ensino Secundário e um inquérito por entrevista a seis professores previamente selecionados. Com este estudo pretendemos contribuir para reforçar a importância do Director de Turma na mediação de conflitos e da indisciplina em contexto educativo, no 2º ciclo do ensino secundário em São Tomé e Príncipe; ABSTRACT: The main purpose of this research is to study the conceptions and representations that the Teachers and the Class Directors have in their work in the second cycle of secondary education in the National High School in São Tomé. with respect to their profile and to the functions as mediator of the school conflict; so we hope to bring to the debate and reflection the role of the Class Director as a curriculum management agent and leader of pedagogical teams consolidated in the mediation between the school and the family. We will use a mixed methodology based on a case study of an exploratory, analytical and propositional nature, so we will apply a questionnaire survey to the Class Directors of the 2nd cycle of secondary education and an interview survey of six previously selected this exploratory study privileges a research methodology of mixed nature, aiming to centralize the study area in the educational context. With this study we intend to contribute to reinforce the importance of the Class Director in mediating conflicts and indiscipline in an educational context.eachers.Universidade de Évora2019-02-25T10:58:00Z2019-02-252019-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24854http://hdl.handle.net/10174/24854TID:202175553porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosantosviegas@outlook.com229Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:34.588655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
title O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
spellingShingle O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas
Director de Turma
Mediador curricular
Mediador de conflitos
Class Director
Curricular mediator
Conflits mediator
title_short O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
title_full O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
title_fullStr O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
title_full_unstemmed O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
title_sort O papel do director de turma na mediação do conflito escolar. "Um estudo feito no 2º ciclo do ensino secundário do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
author Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas
author_facet Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ondina Pires dos Santos Afonso Viegas
dc.subject.por.fl_str_mv Director de Turma
Mediador curricular
Mediador de conflitos
Class Director
Curricular mediator
Conflits mediator
topic Director de Turma
Mediador curricular
Mediador de conflitos
Class Director
Curricular mediator
Conflits mediator
description Neste trabalho de investigação abordámos o papel do Director de Turma no âmbito das suas funções no 2º ciclo do ensino secundário no Liceu Nacional em São Tomé e Príncipe. Tendo como o principal objectivo estudar e reflectir sobre as concepções e as representações que os Professores e os Directores de Turma possuem relativamente ao seu perfil e às funções como mediador do conflito escolar. Assim sendo esperamos trazer ao debate e à reflexão o papel do Director de Turma como agente de gestão curricular e líder de equipas pedagógicas consolidado no seu papel de mediação entre a escola e a família. Utilizaremos uma metodologia mista, com base num estudo de caso de natureza exploratória, analítica e propositiva, assim sendo aplicaremos inquérito por questionário, a quarenta e quatro Directores de Turma do 2º ciclo do Ensino Secundário e um inquérito por entrevista a seis professores previamente selecionados. Com este estudo pretendemos contribuir para reforçar a importância do Director de Turma na mediação de conflitos e da indisciplina em contexto educativo, no 2º ciclo do ensino secundário em São Tomé e Príncipe; ABSTRACT: The main purpose of this research is to study the conceptions and representations that the Teachers and the Class Directors have in their work in the second cycle of secondary education in the National High School in São Tomé. with respect to their profile and to the functions as mediator of the school conflict; so we hope to bring to the debate and reflection the role of the Class Director as a curriculum management agent and leader of pedagogical teams consolidated in the mediation between the school and the family. We will use a mixed methodology based on a case study of an exploratory, analytical and propositional nature, so we will apply a questionnaire survey to the Class Directors of the 2nd cycle of secondary education and an interview survey of six previously selected this exploratory study privileges a research methodology of mixed nature, aiming to centralize the study area in the educational context. With this study we intend to contribute to reinforce the importance of the Class Director in mediating conflicts and indiscipline in an educational context.eachers.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-25T10:58:00Z
2019-02-25
2019-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24854
http://hdl.handle.net/10174/24854
TID:202175553
url http://hdl.handle.net/10174/24854
identifier_str_mv TID:202175553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
santosviegas@outlook.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136637571039232