O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, António Rijo, 1954-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3392
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_fa2f3fdfab2b7cf1f65502ed635dcab1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de casoGestão curricularProjecto curricular de turmaDirectores de turmaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente estudo aborda a implementação da gestão contextualizada do currículo nacional tentando perceber se a organização do trabalho dos professores e a acção do director de turma enquanto líder e gestor do projecto curricular se adequam aos pressupostos da gestão curricular flexível. Foi nosso propósito investigar uma parte específica de um contexto educativo concreto que nos é familiar, daí termos enveredado por uma investigação naturalista – estudo de caso. O estudo utiliza como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista semi-estruturada: no questionário abordamse os modos como os professores conceptualizam a gestão curricular flexível e os sentidos atribuídos ao projecto curricular de turma enquanto instrumento de autonomia pedagógica; na entrevista aborda-se o desempenho do director de turma enquanto líder e gestor do projecto curricular. O estudo permitiu-nos concluir que os professores acreditam nos propósitos e nas potencialidades do projecto de gestão curricular flexível como garante de uma escola ao serviço de todos e para todos, mas receiam que a abordagem curricular assente na diferenciação pedagógica possa ter uma influência negativa nos resultados dos alunos ao acentuar as disparidades entre os resultados da avaliação interna e os resultados da avaliação externa. Aceitam a gestão curricular flexível como uma oportunidade de crescimento profissional, mas reconhecem existirem necessidades de formação complementar como ferramenta indispensável ao desenvolvimento de projectos curriculares. Concebem o projecto curricular de turma como instrumento de contextualização do currículo nacional e resposta à diversidade dos alunos e do contexto em que exercem a sua função, mas defendem a criação de condições efectivas para a sua concepção e implementação. O estudo permitiu-nos ainda inferir a existência de algumas dificuldades dos directores de turma no desempenho do papel de líder pedagógico e de gestor do projecto curricular.The present study examines the implementation of the contextualized administration of the national curriculum trying to understand whether the organization of teachers’ work and the action of the class director (tutor) as a leader and as a curriculum project manager are adjusted to the directions of flexible curriculum management. Our purpose was to investigate a specific part of a concrete educational context that is familiar to us, and so, from there, we have decided for a naturalistic research – case study. This empirical study uses, as instruments for data collection, the questionnaire and the semistructured interview: the questionnaire is addressed to the ways in which the teachers conceptualize the flexible curriculum management and the meanings attributed to the class curriculum project as an instrument of pedagogic autonomy; the interview deals with the performance of the class director (tutor) as a leader and curriculum project manager. This study allowed us to conclude that teachers believe in the intentions and the potentialities of the flexible curriculum management project as a guarantee of a school service of all and for all, but they fear that the approach of the curriculum based on pedagogical differentiation may have a negative influence on the results of the students by emphasizing the disparities (differences) between the results of the internal evaluation and external evaluation results. The teachers accept the flexible curriculum management as an opportunity for professional development, but they recognize that there are needs for additional training as an indispensible tool for the development of curriculum projects. They conceive the class curriculum project as a tool for contextualizing the national curriculum project and an answer to the diversity of the students and the context in which they perform their function, but they also defend the creation of proper conditions for their creation and implementation. The empirical study also allowed us to infer the existence of some difficulties of class directors (tutors) when they perform a role of pedagogical leader and manager of the curriculum project.Barroso, João, 1945-Repositório da Universidade de LisboaSalgueiro, António Rijo, 1954-2011-05-12T10:04:46Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:19.362377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
title O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
spellingShingle O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
Salgueiro, António Rijo, 1954-
Gestão curricular
Projecto curricular de turma
Directores de turma
Teses de mestrado - 2010
title_short O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
title_full O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
title_fullStr O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
title_full_unstemmed O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
title_sort O director de turma como gestor do projecto curricular : um estudo de caso
author Salgueiro, António Rijo, 1954-
author_facet Salgueiro, António Rijo, 1954-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, João, 1945-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgueiro, António Rijo, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão curricular
Projecto curricular de turma
Directores de turma
Teses de mestrado - 2010
topic Gestão curricular
Projecto curricular de turma
Directores de turma
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-05-12T10:04:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3392
url http://hdl.handle.net/10451/3392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134178023833600