Para a construção de um corpus de interações orais em Português Língua Não Materna (PLNM): algumas reflexões
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11069 |
Resumo: | Enquanto acervos de dados autênticos, os diversos tipos de corpora sustentam, cada vez mais, estudos de natureza teórica e aplicada, podendo também constituir uma boa base de trabalho no âmbito do ensino/aprendizagem de uma L2, sobretudo no que tange ao domínio dos usos. No entanto, quer a Pragmática, enquanto disciplina focada na análise dos usos linguísticos contextualizados, quer a área de aquisição de línguas segundas (SLA) se têm mostrado bastante reticentes no que toca ao recurso a corpora, sejam eles escritos ou orais. Neste texto, apresenta-se uma caracterização dos spoken learner corpora e advoga-se a sua pertinência e a sua utilidade no processo de ensino/aprendizagem do PLNM, nomeadamente no que à área da Pragmática da Interlíngua diz respeito. Nessa linha, o projeto de constituição de um corpus de interações orais, em PLNM, que aqui se apresenta – descrevendo não apenas os desafios que se colocam à sua implementação, mas também as possibilidades de pesquisa futura que, uma vez constituído e disponibilizado, ele permitirá – visa contribuir com uma reflexão sobre as valências científicas e pedagógicas de uma base de dados contendo textos de natureza mais interativa. |
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Para a construção de um corpus de interações orais em Português Língua Não Materna (PLNM): algumas reflexõesFor the construction of a corpus of oral interactions in Portuguese as a Non-Native Language (PLNM): some reflectionsArticlesEnquanto acervos de dados autênticos, os diversos tipos de corpora sustentam, cada vez mais, estudos de natureza teórica e aplicada, podendo também constituir uma boa base de trabalho no âmbito do ensino/aprendizagem de uma L2, sobretudo no que tange ao domínio dos usos. No entanto, quer a Pragmática, enquanto disciplina focada na análise dos usos linguísticos contextualizados, quer a área de aquisição de línguas segundas (SLA) se têm mostrado bastante reticentes no que toca ao recurso a corpora, sejam eles escritos ou orais. Neste texto, apresenta-se uma caracterização dos spoken learner corpora e advoga-se a sua pertinência e a sua utilidade no processo de ensino/aprendizagem do PLNM, nomeadamente no que à área da Pragmática da Interlíngua diz respeito. Nessa linha, o projeto de constituição de um corpus de interações orais, em PLNM, que aqui se apresenta – descrevendo não apenas os desafios que se colocam à sua implementação, mas também as possibilidades de pesquisa futura que, uma vez constituído e disponibilizado, ele permitirá – visa contribuir com uma reflexão sobre as valências científicas e pedagógicas de uma base de dados contendo textos de natureza mais interativa.As authentic data sets, different types of corpora increasingly support theoretical and applied linguistic studies. In the same vein, corpora may also constitute an appropriate working basis for second language acquisition and foreign language teaching, especially with regard to the uses of language. However, both Pragmatics, as a discipline focused on the analysis of meaning in context and the area of second language acquisition (SLA) have been quite reticent when it comes to using corpora, whether written or oral. In this text, we present a characterization of spoken learner corpora and advocate their relevance and usefulness to the teaching and learning of Portuguese as a Foreign Language, namely in what concerns Interlanguage Pragmatics. In the same line of thinking, the PL2 oral interaction corpus project presented in this text, with the challenges faced by its implementation, and the possibilities for future research that it will allow, aims at contributing to a better understanding of the scientific and pedagogical advantages of a database containing texts of a more interactive nature.Faculdade de Letras da UP2022-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11069por2182-97131646-6195Carapinha, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-11T13:15:25Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-11T13:15:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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