Para a construção de um corpus de interações orais em Português Língua Não Materna (PLNM)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/11069 |
Resumo: | Enquanto acervos de dados autênticos, os diversos tipos de corpora sustentam, cada vez mais, estudos de natureza teórica e aplicada, podendo também constituir uma boa base de trabalho no âmbito do ensino/aprendizagem de uma L2, sobretudo no que tange ao domínio dos usos. No entanto, quer a Pragmática, enquanto disciplina focada na análise dos usos linguísticos contextualizados, quer a área de aquisição de línguas segundas (SLA) se têm mostrado bastante reticentes no que toca ao recurso a corpora, sejam eles escritos ou orais. Neste texto, apresenta-se uma caracterização dos spoken learner corpora e advoga-se a sua pertinência e a sua utilidade no processo de ensino/aprendizagem do PLNM, nomeadamente no que à área da Pragmática da Interlíngua diz respeito. Nessa linha, o projeto de constituição de um corpus de interações orais, em PLNM, que aqui se apresenta – descrevendo não apenas os desafios que se colocam à sua implementação, mas também as possibilidades de pesquisa futura que, uma vez constituído e disponibilizado, ele permitirá – visa contribuir com uma reflexão sobre as valências científicas e pedagógicas de uma base de dados contendo textos de natureza mais interativa. |
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