O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Ana Rita Salgado
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88254
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
id RCAP_11d7d9ce0e09684ce098b3362cfa94fd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da MarkateThe immersive potencial of the coexistence of sound and visual languages in the creation of advertising narratives: the Markate’s case studyImagemLinguagem audiovisualNarrativaNarrativas publicitáriasSomAdvertising narrativesAudiovisual languageImageNarrativeSoundCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação, no ramo profissionalizante de Audiovisual e Multimédia, da Universidade do Minho. Neste, é retratada a experiência de estágio, de um período de três meses na agência de comunicação Markate, da qual surge a questão de investigação “De que modo a Markate procura a coexistência das linguagens sonora e visual para potenciar a capacidade imersiva das suas narrativas publicitárias?”. Para desenvolver esta análise, recorreu-se à realização de entrevistas a quatro profissionais das áreas da comunicação e do audiovisual, tendo como principal objetivo compreender a importância da coexistência do som e da imagem para uma narrativa publicitária mais imersiva. Além disso, procurou-se também analisar o contributo da linguagem audiovisual na publicidade; conhecer as práticas dos profissionais da área da comunicação e do audiovisual e como estas se complementam; refletir acerca da influência de um consumidor mais exigente e consciente na criação dos conteúdos publicitários; e perceber a relevância da narrativa nas obras audiovisuais publicitárias. Após a elaboração de um estudo exploratório de teorias de um conjunto de autores, foi possível aprofundar o conceito de linguagem audiovisual e perceber de que forma é que os seus principais elementos — a imagem e o som — são empregues na publicidade para a criação de narrativas mais sensoriais e emotivas.This internship report that was developed in the context of the master’s degree in Communication Sciences, in the Audiovisual and Multimedia professional area, at the Universidade do Minho. It portrays the three-month internship’s experience in the communication agency Markate, from which the research question arises: "How Markate seeks the coexistence of sound and visual languages to enhance the immersive capacity of its advertising narratives?". To carry out this analysis, four professionals from the communication and audiovisual areas were interviewed. The main objective was to understand the importance of the coexistence of sound and image for a more immersive advertising narrative. This work also aimed to analyze the contribution of audiovisual language in advertising; learn about the practices of communication and audiovisual professionals and how they can complement each other; reflect on the influence of a more demanding and aware consumer on the creation of advertising content; and understand the relevance of narrative in audiovisual advertising productions. After developing an exploratory study of theories of a few authors, it was possible to deepen the concept of audiovisual language and understand how its main elements — image and sound — are used in advertising to create more sensory and emotive narratives.Brandão, DanielUniversidade do MinhoVilas Boas, Ana Rita Salgado2024-01-032024-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88254por203472845info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-27T01:20:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:56.295613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
The immersive potencial of the coexistence of sound and visual languages in the creation of advertising narratives: the Markate’s case study
title O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
spellingShingle O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
Vilas Boas, Ana Rita Salgado
Imagem
Linguagem audiovisual
Narrativa
Narrativas publicitárias
Som
Advertising narratives
Audiovisual language
Image
Narrative
Sound
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
title_full O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
title_fullStr O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
title_full_unstemmed O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
title_sort O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate
author Vilas Boas, Ana Rita Salgado
author_facet Vilas Boas, Ana Rita Salgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Daniel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Ana Rita Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Linguagem audiovisual
Narrativa
Narrativas publicitárias
Som
Advertising narratives
Audiovisual language
Image
Narrative
Sound
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Imagem
Linguagem audiovisual
Narrativa
Narrativas publicitárias
Som
Advertising narratives
Audiovisual language
Image
Narrative
Sound
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
2024-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88254
url https://hdl.handle.net/1822/88254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203472845
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137064965373952