Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz, Susana Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11195
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
id RCAP_a987b93ec133cf2e3c30050f6ade3b46
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficasCinemaPublicidadeStorytellingLinguagem audiovisualEscritaNarrativa publicitáriaAdvertisingAudiovisual languageWritingAdvertising narrativeDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.O presente trabalho propõe uma abordagem que toma como ponto de partida a linguagem audiovisual e as reminiscências da gramática cinematográfica. Esperamos responder à questão: a linguagem, a sintaxe e a semântica fílmica estão presentes nas campanhas publicitárias em formato storytelling e estas atualizam-se nas vertentes crossmedia e transmedia. Igualmente, pretende-se ainda verificar em que medida as reminiscências cinematográficas são evidenciadas, em particular, nos textos que podem ser reconhecidos na categoria que analisamos agora. Com recurso a uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, na vertente do Interpretacionismo, é nosso objetivo proceder-se à leitura do texto fílmico da campanha publicitária To Give More (2018) com a direção de Rune Milton para a marca Elkjøp, que tomámos como exemplo para a investigação. Para tal, guiamo-nos no domínio da semiótica de Peirce (1999), do conceito de intertextualidade proposto por Kristeva (1978) e dos estudos fílmicos desenvolvidos por Deleuze (2004). De modo a completar a investigação, proceder-seá ainda ao confronto dos resultados da análise semiótica do objeto de estudo com um conjunto de obras cinematográficas evocadas simbolicamente na narrativa publicitária, a nível de conteúdo e expressão. Defendemos a sua pertinência por considerarmos que, ainda que a gramática cinematográfica tenha sido presente à linguagem publicitária – em particular nos anúncios audiovisuais – tende a verificar-se uma tendência que une uma vertente da expressão visual da gramática audiovisual à forma narrativa dramatúrgica que acompanha o cinema desde Méliès. Nesse aspeto, defendemos que reside a originalidade do presente trabalho: na linguagem dos anúncios publicitários em suporte audiovisual, explorar e evidenciar as reminiscências cinematográficas de obras canónicas do cinema.ABSTRACT: This paper proposes an approach that takes as its starting point the audiovisual language and the reminiscences of cinematic grammar. We hope to answer the question of whether language, syntax and filmic semantics are present in storytelling advertising campaigns and whether they update themselves in the strands of crossmedia and transmedia. Likewise, it is also intended to verify the extent to which cinematographic reminiscences are evidenced, in particular, in the texts that can be recognized in the category we are now analyzing. Using a qualitative approach to a case study, in the strand of Interpretationism, our aim will be to read the filmic text To Give More (2018) directed by Rune Milton for the Elkjøp brand, which we took as example for research. To this end, we are guided by Peirce's (1999) semiotics, the concept of intertextuality proposed by Kristeva (1978) and the filmic studies developed by Deleuze (2004). To complete the investigation, the results of the semiotic analysis of the object of study will be compared with a set of cinematographic texts evoked symbolically in the advertising narrative, in terms of content and expression. We argue for its relevance because we consider that, although cinematic grammar was been present in advertising language - in particular in audiovisual advertisements - there tends to be a tendency that joins a strand of the visual expression of audiovisual grammar with the dramaturgical narrative form that accompanies cinema since Méliès. In this regard, we argue that the originality of the present work lies: in the language of audiovisual advertising, to explore and highlight the cinematic reminiscences of canonical works of cinema.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialPina, Helena FigueiredoSousa, VandaRCIPLTomaz, Susana Filipa dos Santos2020-03-03T18:48:40Z2019-12-172019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11195TID:202344983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:29.531729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas
title Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas
spellingShingle Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas
Tomaz, Susana Filipa dos Santos
Cinema
Publicidade
Storytelling
Linguagem audiovisual
Escrita
Narrativa publicitária
Advertising
Audiovisual language
Writing
Advertising narrative
title_short Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas
title_full Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas
title_fullStr Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas
title_full_unstemmed Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas
title_sort Storytelling: a narrativa publicitária To Give More e as reminiscências cinematográficas
author Tomaz, Susana Filipa dos Santos
author_facet Tomaz, Susana Filipa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pina, Helena Figueiredo
Sousa, Vanda
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomaz, Susana Filipa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Publicidade
Storytelling
Linguagem audiovisual
Escrita
Narrativa publicitária
Advertising
Audiovisual language
Writing
Advertising narrative
topic Cinema
Publicidade
Storytelling
Linguagem audiovisual
Escrita
Narrativa publicitária
Advertising
Audiovisual language
Writing
Advertising narrative
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2019-12-17T00:00:00Z
2020-03-03T18:48:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11195
TID:202344983
url http://hdl.handle.net/10400.21/11195
identifier_str_mv TID:202344983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133462187212800