Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14884 |
Resumo: | Propor ao aluno formas de valorização do pensamento crítico em relação a si e ao que o rodeia foi um dos referenciais para a Prática de Ensino Supervisionada descrita neste documento. Ao longo deste relato de experiência pedagógica, a tónica manteve-se nas competências relativas à capacidade do aluno para definir planos de trabalho com vista à solução dos enunciados propostos. Os alunos foram motivados para o desenvolvimento de competências que lhes permitiram delinear previamente objectivos a atingir, desenvolver mecanismos de autonomia na resolução de problemas, equacionar soluções e avaliar processos e resultados. Para as práticas pedagógicas aqui descritas propôs-se preparar o aluno para a criação de metodologias de trabalho - individual e de grupo – fomentando a sua autonomia e segurança para que as possa reproduzir e aplicar noutras aprendizagens e desempenhos; ABSTRACT:Propose ways of valuing the student's critical thinking about themselves and what surrounds them was one of the benchmarks for the Supervised Teaching Practice described in this document. Throughout this report of teaching experience, the focus remained on the skills and the ability to define work plans that seek for solutions for assigned tasks. Students were encouraged to develop skills that allowed them to draw objectives in advance, to develop mechanisms of autonomy in solving problems, to consider solutions and evaluate processes and outcomes. The pedagogical practices described herein were meant to prepare the students for the establishment of working methods - individual and group - encouraging their independence and self-assurance so they apply them in other learning and accomplishments. |
id |
RCAP_11e06985c67d549f22b377f7aa60f5e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14884 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentesIlustraçãoPensamento críticoNarrativa visualLiteracia visualIllustrationCritical thinkingVisual narrativeVisual literacyPropor ao aluno formas de valorização do pensamento crítico em relação a si e ao que o rodeia foi um dos referenciais para a Prática de Ensino Supervisionada descrita neste documento. Ao longo deste relato de experiência pedagógica, a tónica manteve-se nas competências relativas à capacidade do aluno para definir planos de trabalho com vista à solução dos enunciados propostos. Os alunos foram motivados para o desenvolvimento de competências que lhes permitiram delinear previamente objectivos a atingir, desenvolver mecanismos de autonomia na resolução de problemas, equacionar soluções e avaliar processos e resultados. Para as práticas pedagógicas aqui descritas propôs-se preparar o aluno para a criação de metodologias de trabalho - individual e de grupo – fomentando a sua autonomia e segurança para que as possa reproduzir e aplicar noutras aprendizagens e desempenhos; ABSTRACT:Propose ways of valuing the student's critical thinking about themselves and what surrounds them was one of the benchmarks for the Supervised Teaching Practice described in this document. Throughout this report of teaching experience, the focus remained on the skills and the ability to define work plans that seek for solutions for assigned tasks. Students were encouraged to develop skills that allowed them to draw objectives in advance, to develop mechanisms of autonomy in solving problems, to consider solutions and evaluate processes and outcomes. The pedagogical practices described herein were meant to prepare the students for the establishment of working methods - individual and group - encouraging their independence and self-assurance so they apply them in other learning and accomplishments.Universidade de Évora2015-08-11T13:38:12Z2015-08-112012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14884http://hdl.handle.net/10174/14884porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Mestre, Célia Patrícia Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:07.803297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes Mestre, Célia Patrícia Teixeira Ilustração Pensamento crítico Narrativa visual Literacia visual Illustration Critical thinking Visual narrative Visual literacy |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes |
author |
Mestre, Célia Patrícia Teixeira |
author_facet |
Mestre, Célia Patrícia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mestre, Célia Patrícia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ilustração Pensamento crítico Narrativa visual Literacia visual Illustration Critical thinking Visual narrative Visual literacy |
topic |
Ilustração Pensamento crítico Narrativa visual Literacia visual Illustration Critical thinking Visual narrative Visual literacy |
description |
Propor ao aluno formas de valorização do pensamento crítico em relação a si e ao que o rodeia foi um dos referenciais para a Prática de Ensino Supervisionada descrita neste documento. Ao longo deste relato de experiência pedagógica, a tónica manteve-se nas competências relativas à capacidade do aluno para definir planos de trabalho com vista à solução dos enunciados propostos. Os alunos foram motivados para o desenvolvimento de competências que lhes permitiram delinear previamente objectivos a atingir, desenvolver mecanismos de autonomia na resolução de problemas, equacionar soluções e avaliar processos e resultados. Para as práticas pedagógicas aqui descritas propôs-se preparar o aluno para a criação de metodologias de trabalho - individual e de grupo – fomentando a sua autonomia e segurança para que as possa reproduzir e aplicar noutras aprendizagens e desempenhos; ABSTRACT:Propose ways of valuing the student's critical thinking about themselves and what surrounds them was one of the benchmarks for the Supervised Teaching Practice described in this document. Throughout this report of teaching experience, the focus remained on the skills and the ability to define work plans that seek for solutions for assigned tasks. Students were encouraged to develop skills that allowed them to draw objectives in advance, to develop mechanisms of autonomy in solving problems, to consider solutions and evaluate processes and outcomes. The pedagogical practices described herein were meant to prepare the students for the establishment of working methods - individual and group - encouraging their independence and self-assurance so they apply them in other learning and accomplishments. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-08-11T13:38:12Z 2015-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14884 http://hdl.handle.net/10174/14884 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136565028454400 |