O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Daniela dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4350
Resumo: A presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende compreender quais os contributos da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura. Neste trabalho utilizou-se uma metodologia de investigação para ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foram necessárias consultas bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais clarificada dos benefícios da ilustração no processo de ensinoaprendizagem. Foi realizada uma consulta ao Programa de Português do Ensino Básico, para apurar quais os descritores de desempenho do 1º ano de escolaridade, respeitante à compreensão do oral, à expressão oral e à leitura. Posteriormente, efetuaram-se novas pesquisas sobre a ilustração estas mais específicas, determinando as funções e qual o contributo da ilustração no ensino da leitura no âmbito do Português do 1º ano, 1º ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_318d46b0834ae2847a283e4094f82ca5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leituraOralLeituraIlustraçãoTexto e imagemA ilustração e a interseção de literacias verbal e visualA presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende compreender quais os contributos da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura. Neste trabalho utilizou-se uma metodologia de investigação para ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foram necessárias consultas bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais clarificada dos benefícios da ilustração no processo de ensinoaprendizagem. Foi realizada uma consulta ao Programa de Português do Ensino Básico, para apurar quais os descritores de desempenho do 1º ano de escolaridade, respeitante à compreensão do oral, à expressão oral e à leitura. Posteriormente, efetuaram-se novas pesquisas sobre a ilustração estas mais específicas, determinando as funções e qual o contributo da ilustração no ensino da leitura no âmbito do Português do 1º ano, 1º ciclo do Ensino Básico.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-29T15:21:24Z2015-01-20T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4350porAfonso, Daniela dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:48Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.162253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
title O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
spellingShingle O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
Afonso, Daniela dos Santos
Oral
Leitura
Ilustração
Texto e imagem
A ilustração e a interseção de literacias verbal e visual
title_short O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
title_full O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
title_fullStr O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
title_full_unstemmed O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
title_sort O contributo da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura
author Afonso, Daniela dos Santos
author_facet Afonso, Daniela dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Daniela dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Oral
Leitura
Ilustração
Texto e imagem
A ilustração e a interseção de literacias verbal e visual
topic Oral
Leitura
Ilustração
Texto e imagem
A ilustração e a interseção de literacias verbal e visual
description A presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, pretende compreender quais os contributos da ilustração para o ensino-aprendizagem da leitura. Neste trabalho utilizou-se uma metodologia de investigação para ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foram necessárias consultas bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais clarificada dos benefícios da ilustração no processo de ensinoaprendizagem. Foi realizada uma consulta ao Programa de Português do Ensino Básico, para apurar quais os descritores de desempenho do 1º ano de escolaridade, respeitante à compreensão do oral, à expressão oral e à leitura. Posteriormente, efetuaram-se novas pesquisas sobre a ilustração estas mais específicas, determinando as funções e qual o contributo da ilustração no ensino da leitura no âmbito do Português do 1º ano, 1º ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-29T15:21:24Z
2015-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4350
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858094137344