Motivações para os comportamentos pró-ambientais dos jovens universitários Portugueses: Pistas sobre o caminho da educação ambiental escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Viviana Elisabete Colaço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27354
Resumo: O presente trabalho estuda o impacto de uma série de fatores – Educação Ambiental Escolar, Sexo, Idade, Área de Estudo Frequentada, Crenças Ideológicas Ambientais e Valores, Crenças e Normas Pessoais (modelo Valores-Crenças-Normas) – na explicação de comportamentos pró-ambientais por parte dos jovens universitários de duas instituições académicas portuguesas (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e FCUL). Para tal, procedeu-se à realização de 189 inquéritos por questionário presencial aos alunos de ambas as instituições. Os resultados confirmam desde logo a evidente carência de prática de comportamentos pró-ambientais em todas as dimensões abordadas. Os resultados dos fatores Sexo e Idade comprovam que não é possível estabelecer um perfil sociodemográfico sobre Comportamento Pró-Ambiental, quer seja no âmbito de ter ou não ter, mas também no âmbito das frequências relativas a cada dimensão. Por sua vez, a Educação Ambiental Escolar, a Área de Estudo Frequentada, as Crenças Ideológicas Ambientais e os Valores, Crenças e Normas Pessoais são fatores que apresentam relações significativas com ter ou não ter Comportamento Ambiental, como também com as suas frequências. Com base nos resultados encontrados e no que a literatura sobre o tema já permite compreender, indicam-se caminhos a seguir na Educação Ambiental Escolar para que as variáveis consideradas significativas possam ser trabalhadas de forma a garantir maiores níveis de Comportamento Pró-Ambiental. Além disto, oferecem-se pistas sobre o futuro da investigação sobre o tema.
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