Ambiguidade nas figurações femininas em Ana Teresa Pereira e Cristina Fernández Cubas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.15304/bgl.58.7530 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96762 https://doi.org/10.15304/bgl.58.7530 |
Resumo: | A ambiguidade e a estranheza presidem à construção das figuras fantásticas de Ana Teresa Pereira e de Cristina Fernández Cubas. As autoras desenham figuras femininas que se confrontam com contextos de poder e jogos de sedução ambivalentes, mas também com situações de uma duplicidade capaz de subverter o real. Através da utilização de “tempos convergentes” (segundo David Roas), ou da utilização de “espaços rizomáticos” (segundo Patricia García), as personagens enfrentam ocorrências irreais e impossíveis ou vão ganhando um halo de desrealização subjetiva. Pretende-se analisar, sobretudo nas ficções Inverness, Karen e El Columpio, como se dá a ver esse apagamento do real nas personagens e, também como se constroem as figuras fantásticas segundo modelo dual de Denis Mellier: fantástico explícito versus um fantástico da indeterminação. Proceder-se-á à análise dos efeitos de fantástico atingidos na figuração das personagens femininas, investigar-se-á como os jogos do tempo e do espaço concorrem para a construção dessas figuras e mostrar-se-á como esta figuração questiona a condição feminina, compondo-se em metáfora da construção de subjetividades femininas. |
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