As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Virgínia Barbosa Lobo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2546
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
id RCAP_120be72b2497a5ab93e9bb5a6442a406
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamentofracasso escolarrepresentação socialensino técnicoschool failuresocial representationtechnical educationDissertação apresentada para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.O fracasso escolar é um problema que está presente na educação brasileira, desde os seus primórdios. Apesar disso, só há cerca de seis décadas o fracasso escolar vem sendo estudado no Brasil. Diante disso, sabe-se que as estatísticas do insucesso escolar são aterrorizantes, portanto, neste estudo, buscou-se conhecer a percepção dos docentes que atuam nos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) sobre a temática, a partir da teoria das representações sociais, na perspectiva de Serge Moscovici. Com base nesse pressuposto, esta pesquisa teve como objetivo compreender o fracasso escolar no ensino técnico do IFB a partir das representações dos docentes, com vista a compreender sua manifestação na percepção destes professores e a apresentar propostas de enfrentamento. Para tanto, elegeu-se a Teoria das Representações Sociais como base teórico-metodológica, pela contribuição que seus estudos têm produzido sobre a realidade, na visão de Serge Moscovici, bem como de outros estudiosos como Jean Claude Abric e Denise Jodelet. Autoras como Maria Helena Souza Patto e Alda Judith Alves-Mazzotti contribuíram, igualmente, para a compreensão do fenômeno estudado. A metodologia privilegiou técnicas da estatística e da análise de conteúdo para interpretar dados oriundos das respostas do questionário e dos documentos analisados. Portanto, este estudo foi guiado por análise documental e questionário, com o intuito de realizar uma pesquisa exploratória, em campo empírico, a fim de obter uma visão geral acerca da realidade tomando como base teórica a Teoria das Representações Sociais. O trabalho evidenciou que a percepção docente acerca do fracasso escolar é basilar para a propositura de ações de enfrentamento do insucesso nos cursos técnicos do IFB, visto que as representações sociais dos docentes acerca do fracasso escolar no ensino técnico do IFB são capazes de interferir na trajetória do estudante. Ademais, este estudo revelou que o desenvolvimento de políticas, projetos e ações no IFB influencia na constituição das representações sociais dos docentes acerca do fracasso escolar e, por conseguinte, interfere nas ações de enfrentamento desse insucesso. Restou evidenciado nesta pesquisa que a relação professor-aluno possui nexo com o fracasso escolar. Por fim, este estudo ressaltou que as causas do fracasso escolar, na percepção dos docentes do IFB, são multifacetadas e relacionam-se entre si. Além disso, este trabalho destacou que as representações sociais não podem ser compreendidas fora de seu contexto de produção, nem mesmo desconsiderar as funções simbólicas e ideológicas que as compõem, conforme preconiza a Teoria das Representações Sociais.School failure is a problem that has been present in Brazilian education since its beginnings. Despite this, only about six decades ago school failure has been studied in Brazil. Given this, it is known that the statistics of school failure are terrifying, therefore, in this study, we sought to know the perception of teachers who work in the technical courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília (IFB) on the subject , from the theory of social representations, in the perspective of Serge Moscovici. Based on this assumption, this research had the objective of understanding the failure of the IFB's technical education from the teachers' representations, in order to understand their manifestation in the perception of these teachers and to present proposals for coping. For that, the Theory of Social Representations was chosen as a theoretical-methodological basis, for the contribution that his studies have produced on reality, in the view of Serge Moscovici, as well as of other scholars like Jean Claude Abric and Denise Jodelet. Authors such as Maria Helena Souza Patto and Alda Judith Alves-Mazzotti also contributed to the understanding of the phenomenon studied. The methodology focused on statistics and content analysis techniques to interpret data from questionnaire responses and documents analyzed. Therefore, this study was guided by a documentary analysis and a questionnaire, with the purpose of conducting an exploratory research, in an empirical field, in order to obtain a general view about reality, taking as theoretical basis the Theory of Social Representations. The work showed that the teacher's perception of school failure is basic to the proposition of actions to cope with failure in the technical courses of the IFB, since the social representations of the teachers about the school failure in the technical education of the IFB are able to interfere in the trajectory of the student. In addition, this study revealed that the development of policies, projects and actions in the IFB influence in the constitution of the social representations of the teachers about the school failure and, therefore, interfere in the actions of coping with this failure. It remains to be seen in this research that the teacher-student relationship is related to school failure. Finally, this study emphasized that the causes of school failure, in the perception of IFB teachers, are multifaceted and related to each other. Moreover, this work emphasized that social representations can not be understood outside their production context, nor even disregard the symbolic and ideological functions that compose them, as advocated by Theory of Social Representations.Dias, PauloSilva, Claúdio daRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Virgínia Barbosa Lobo da2019-05-10T16:56:00Z2019-05-062019-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2546TID:202243753por202243753info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:39Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:33.954194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento
title As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento
spellingShingle As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento
Silva, Virgínia Barbosa Lobo da
fracasso escolar
representação social
ensino técnico
school failure
social representation
technical education
title_short As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento
title_full As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento
title_fullStr As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento
title_full_unstemmed As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento
title_sort As representações do fracasso escolar no ensino técnico pelos docentes do IFB: da caracterização das percepções às propostas de enfrentamento
author Silva, Virgínia Barbosa Lobo da
author_facet Silva, Virgínia Barbosa Lobo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Paulo
Silva, Claúdio da
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Virgínia Barbosa Lobo da
dc.subject.por.fl_str_mv fracasso escolar
representação social
ensino técnico
school failure
social representation
technical education
topic fracasso escolar
representação social
ensino técnico
school failure
social representation
technical education
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre no âmbito do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10T16:56:00Z
2019-05-06
2019-05-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2546
TID:202243753
url http://hdl.handle.net/10400.15/2546
identifier_str_mv TID:202243753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202243753
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137035229855744