O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ynayah Souza de Araujo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607037
Resumo: Orientador: Maria Aparecida Affonso Moyses
id UNICAMP-30_7bcd1d5d9cf81ab557878b27dfadbfb9
oai_identifier_str oai::424395
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogicoEstigma (Psicologia social)Fracasso escolarDiagnósticoDiagnosticStigmaSchool failureOrientador: Maria Aparecida Affonso MoysesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Esta pesquisa refere-se a crianças rotuladas como doentes, por não aprenderem, por serem imaturas, por não terem limites, por não pararem quietas, por serem indisciplinadas... Crianças que, após receberem pretensos diagnósticos/rótulos, tendo como referencial o senso comum e preconceitos estabelecidos, sem embasamento científico, são encaminhadas para avaliações médicas e psicológicas, que legitimam sua ¿incapacidade¿, limitam suas possibilidades de desenvolvimento e as tornam prisioneiras de rótulos e marcas, não lhes restando alternativas a não ser incorporar o estigma a elas atribuído. Quando a instituição escola não consegue ensinar seus alunos, inicia-se, na maioria das vezes, o processo de medicalização do processo ensino-aprendizagem e da própria criança. A partir desse momento, as dificuldades já não são mais da instituição, pois transformadas em ¿defeitos¿ dos alunos; fabricam-se ideologicamente ¿doenças¿ que seriam as pretensas causas do fracasso escolar. A pesquisa fala das possibilidades colocadas pelo trabalho pedagógico de se abrir espaços para o acontecer destas crianças como sujeitos históricos, sociais e culturais, possibilidades alicerçadas no fato de que os significados das representações, vivenciadas em todos os espaços da vida cotidiana, são construções sociais que se transformam historicamente e que são apreendidas pelos sujeitosAbstract: This research refers to children labeled as sick, for not learning, being immature, not abiding to limits, not staying quiet, being undisciplined¿ Children that, after receiving alleged diagnostics, based on common sense or established preconceptions (prejudices), lacking of scientific foundations, are sent for medical and psychological evaluations, which only legitimize their ¿incapacity¿, limit their possibilities of development and make them prisoners of labels, marks, giving them no alternative other than to incorporate in themselves the stigma attributed to them. When the school is uncapable of teaching its pupils, there begins a process of medicalization of the process of teaching and a learning and of the children, most of the time. From this moment on, the difficulties are no longer the school¿s, they are instead turned into the pupils'¿defects¿: ¿illnesses¿ are then ideologically created, that allegedly account for the children¿s failures at school. This project addresses the possibilities of just making (giving) room for these children, that they can happen as subjects ¿ historical, social and cultural subjects; these possibilities are founded in the fact that the meanings of the representations that are experienced in every space of the daily life, are social constructions that are transformed historically and are so apprehended by the subjectsMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Moysés, Maria Aparecida Affonso, 1949-Guzzo, Raquel Souza LoboGeraldi, Corinta Maria GrisoliaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeixeira, Ynayah Souza de Araujo20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607037TEIXEIRA, Ynayah Souza de Araujo. O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico. 2007. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607037. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424395porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:11:16Zoai::424395Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:11:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico
title O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico
spellingShingle O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico
Teixeira, Ynayah Souza de Araujo
Estigma (Psicologia social)
Fracasso escolar
Diagnóstico
Diagnostic
Stigma
School failure
title_short O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico
title_full O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico
title_fullStr O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico
title_full_unstemmed O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico
title_sort O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico
author Teixeira, Ynayah Souza de Araujo
author_facet Teixeira, Ynayah Souza de Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moysés, Maria Aparecida Affonso, 1949-
Guzzo, Raquel Souza Lobo
Geraldi, Corinta Maria Grisolia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ynayah Souza de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Estigma (Psicologia social)
Fracasso escolar
Diagnóstico
Diagnostic
Stigma
School failure
topic Estigma (Psicologia social)
Fracasso escolar
Diagnóstico
Diagnostic
Stigma
School failure
description Orientador: Maria Aparecida Affonso Moyses
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607037
TEIXEIRA, Ynayah Souza de Araujo. O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico. 2007. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607037. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TEIXEIRA, Ynayah Souza de Araujo. O enfrentamento da medicalização pelo trabalho pedagogico. 2007. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607037. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424395
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
156 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188984527519744