Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondar, Ana Rita Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2762
Resumo: O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Na parte teórica desta investigação são discutidos temas considerados fundamentais para a mesma, como a música na Educação Pré-Escolar e a formação do profissional docente. Pretendeu-se investigar os impactos e as perceções dos profissionais de educação de infância sobre a presença de um profissional de música no Jardim de Infância. Realizou-se um estudo de caso em que os intervenientes desta investigação foram os grupos de crianças da instituição, as suas respetivas educadoras e a professora especializada em música (que lecionava as aulas de expressão musical aos grupos em questão). Através de um processo de observação participante e não participante observou-se o quotidiano de uma instituição assim como foram realizadas entrevistas às educadoras e à professora de música.
id RCAP_12115f7a0329ff1bca2258fb96d11b6f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolarEducação pré-escolarMúsicaEducador de infânciaO presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Na parte teórica desta investigação são discutidos temas considerados fundamentais para a mesma, como a música na Educação Pré-Escolar e a formação do profissional docente. Pretendeu-se investigar os impactos e as perceções dos profissionais de educação de infância sobre a presença de um profissional de música no Jardim de Infância. Realizou-se um estudo de caso em que os intervenientes desta investigação foram os grupos de crianças da instituição, as suas respetivas educadoras e a professora especializada em música (que lecionava as aulas de expressão musical aos grupos em questão). Através de um processo de observação participante e não participante observou-se o quotidiano de uma instituição assim como foram realizadas entrevistas às educadoras e à professora de música.This report presents an investigation with the duration of 18 – months duration held in the context of the preschool education. In the theoretical framework of this research fundamental themes such as music preschool education and professional teacher training, are discussed. It was intended to investigate the impacts and perceptions of childhood education professionals about the presence of a music professional in kindergarten. A case study was carried out in which the research participants were the groups of children of the institution, their educators and the music teacher (which taught the classes of musical expression to the groups in question). Through a participant and non-participant observation process, we observed the daily life of an institution, as well as interviews with the educators and the music teacher. Observational tables were used as observational instruments of the music lessons and interviews were conducted with the educators and the music teacher. Keywords: Preschool education, Music, Education, Preschool educator, Music teacher.2019-04-16T15:53:43Z2019-04-11T00:00:00Z2019-04-112019-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2762TID:202264610porGondar, Ana Rita Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:15Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:30.727915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar
title Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar
spellingShingle Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar
Gondar, Ana Rita Ramos
Educação pré-escolar
Música
Educador de infância
title_short Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar
title_full Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar
title_fullStr Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar
title_full_unstemmed Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar
title_sort Os impactos e as perceções da presença da música no contexto pré-escolar: um estudo pré-escolar
author Gondar, Ana Rita Ramos
author_facet Gondar, Ana Rita Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondar, Ana Rita Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Música
Educador de infância
topic Educação pré-escolar
Música
Educador de infância
description O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação com a duração de 18 meses realizada no contexto da Educação Pré-Escolar. Na parte teórica desta investigação são discutidos temas considerados fundamentais para a mesma, como a música na Educação Pré-Escolar e a formação do profissional docente. Pretendeu-se investigar os impactos e as perceções dos profissionais de educação de infância sobre a presença de um profissional de música no Jardim de Infância. Realizou-se um estudo de caso em que os intervenientes desta investigação foram os grupos de crianças da instituição, as suas respetivas educadoras e a professora especializada em música (que lecionava as aulas de expressão musical aos grupos em questão). Através de um processo de observação participante e não participante observou-se o quotidiano de uma instituição assim como foram realizadas entrevistas às educadoras e à professora de música.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-16T15:53:43Z
2019-04-11T00:00:00Z
2019-04-11
2019-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2762
TID:202264610
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2762
identifier_str_mv TID:202264610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630905851904