ENSINO DE VALORES EM IDADE PRÉ-ESCOLAR PERSPECTIVAS DE MÃES E DE EDUCADORAS DE INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grácio, Luisa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Marques, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4525
Resumo: Para se implementar uma educação de qualidade é necessário promover o desenvolvimento da pessoa no seu todo o que implica educar também para os valores. Tal educação deverá iniciar-se precocemente e não poderá, nem deverá, ser efectuada apenas pela escola. Desta forma propusemo-nos conhecer o que pensam e como actuam mães e educadoras de infância relativamente aos valores e à sua educação em crianças de idade pré-escolar. No total participaram neste estudo 30 sujeitos. Um grupo de 15 mães cujos filhos frequentavam Jardins de Infância e um grupo de 15 Educadoras de Infância. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-directivas, gravadas e depois transcritas na íntegra. Os dados assim obtidos foram objecto de análise de conteúdo e de ocorrências. Educadoras de Infância e Mães reconhecem uma importância elevada à educação de valores considerando que a mesma se deve iniciar bastante cedo. Ambos os grupos atribuem um papel fulcral à família na educação de valores considerando também a escola e toda a sociedade como fulcrais. Nos dois grupos de participantes verificamos que a educação de valores apesar de ser considerada como muito importante, é realizada sobretudo de forma espontânea e circunstancial. Apesar de se realçarem sobretudo comunalidades entre os dois grupos, as Educadoras de Infância apresentam muito maior número de verbalizações e discurso mais variado acerca da educação de valores do que as mães. For implementing quality education it is needed to promote person development as a hole which implies also teaching values. This kind of education must begin early and should not be taught just in school. Starting from that point of view we decided to try to know what mothers and pre-school teachers think and do in relation to values and its taught to pre-school children. A total of 30 individuals participated in this study. A group of 15 pre-school aged children’s mothers and a group of 15 pre-school teachers. Data was collected trough semi-directed interviews, recorded and fully transcript. Data were analysed by means of qualitative and quantitative procedures. Pre-school teachers and mothers recognise the high importance of teaching values and consider that it must begin early on. Both groups acknowledge the important role of family in values teaching and consider school and society roles important. In the two groups we realized that in spite of values teaching being considered very important it was tough in a spontaneous and circumstantial way. In spite of certain communalities between the two groups, pre-school teachers tend to talk more and in a more varied way about values teaching than mothers.
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