Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10226
Resumo: O Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário tem como objetivo dar-nos ferramentas e mecanismos de preparação e orientação para a nossa vida profissional, enquanto professores de Educação Física. No Estágio Pedagógico é o primeiro momento onde colocamos esses ensinamentos em prática e onde somos obrigados a despertar a nossa capacidade de autoaprendizagem e resolução de problemas, num contexto profissional. Foram várias as experiências, aprendizagens e momentos vividos ao longo deste ano letivo que me obrigaram a uma sucessiva procura de informação, com o objetivo de me tornar um melhor profissional. Pesquisa essa que foi fundamental para a elaboração do presente Relatório de Estágio, que, para além de conter toda a informação pertinente vivida ao longo do ano letivo 2018/2019 também apresenta uma reflexão crítica do mesmo. Este Relatório de Estágio (RE) está organizado da seguinte forma: Introdução; I – Lecionação; II – Direção de Turma (DT); III Desporto Escolar (DE); IV – Seminários e por fim a Conclusão. O mesmo teve como documento orientador o Regulamento de Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ao longo do presente documento são apresentadas as experiências vividas ao longo do ano, as atividades realizadas, as dificuldades sentidas, a progressão tanto dos alunos, como do professor estagiário e as decisões e opções tomadas pelo mesmo nas quatro áreas de intervenção do Estágio Pedagógico: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar e Seminários.
id RCAP_1213e06be6a0c04e2c95d9acc1dea270
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom SucessoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMADOCÊNCIAESTÁGIOSSPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSTEACHINGTRAINEESHIPSO Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário tem como objetivo dar-nos ferramentas e mecanismos de preparação e orientação para a nossa vida profissional, enquanto professores de Educação Física. No Estágio Pedagógico é o primeiro momento onde colocamos esses ensinamentos em prática e onde somos obrigados a despertar a nossa capacidade de autoaprendizagem e resolução de problemas, num contexto profissional. Foram várias as experiências, aprendizagens e momentos vividos ao longo deste ano letivo que me obrigaram a uma sucessiva procura de informação, com o objetivo de me tornar um melhor profissional. Pesquisa essa que foi fundamental para a elaboração do presente Relatório de Estágio, que, para além de conter toda a informação pertinente vivida ao longo do ano letivo 2018/2019 também apresenta uma reflexão crítica do mesmo. Este Relatório de Estágio (RE) está organizado da seguinte forma: Introdução; I – Lecionação; II – Direção de Turma (DT); III Desporto Escolar (DE); IV – Seminários e por fim a Conclusão. O mesmo teve como documento orientador o Regulamento de Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ao longo do presente documento são apresentadas as experiências vividas ao longo do ano, as atividades realizadas, as dificuldades sentidas, a progressão tanto dos alunos, como do professor estagiário e as decisões e opções tomadas pelo mesmo nas quatro áreas de intervenção do Estágio Pedagógico: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar e Seminários.The Master's Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education aims to provide us with tools and mechanisms of preparation and orientation for our professional life, as Physical Education teachers. In the Pedagogical training is the first moment where we put these teachings into practice and where we are forced to awaken our ability to self-learn and solve problems in a professional context. There were several experiences, learnings and moments lived during this school year that forced me to a successive research and information search, with the aim of becoming a better professional. This research was fundamental for the preparation of this Internship Report, which in addition to containing all relevant information lived throughout the academic year 2018/2019 also presents a critical reflection of it. This Internship Report is organized as follows: Introduction; I - Teaching; II - Class Management; III School Sports; IV - Seminars and finally Conclusion. The same had as guiding document the Regulation of Pedagogical Internship of the Lusófona University of Humanities and Technologies. Throughout the present document the experiences lived throughout the year, the activities carried out, the difficulties felt, the progression of both the students and the trainee teacher, and the decisions made by the same in the four intervention areas of the Pedagogical Training: Teaching; Class Management; School Sports and Seminars.2020-06-04T19:14:07Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10226TID:202460886porBentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:09.702131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
title Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
DOCÊNCIA
ESTÁGIOS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
TEACHING
TRAINEESHIPS
title_short Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
title_full Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
title_sort Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
author Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas
author_facet Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
DOCÊNCIA
ESTÁGIOS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
TEACHING
TRAINEESHIPS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
DOCÊNCIA
ESTÁGIOS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
TEACHING
TRAINEESHIPS
description O Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário tem como objetivo dar-nos ferramentas e mecanismos de preparação e orientação para a nossa vida profissional, enquanto professores de Educação Física. No Estágio Pedagógico é o primeiro momento onde colocamos esses ensinamentos em prática e onde somos obrigados a despertar a nossa capacidade de autoaprendizagem e resolução de problemas, num contexto profissional. Foram várias as experiências, aprendizagens e momentos vividos ao longo deste ano letivo que me obrigaram a uma sucessiva procura de informação, com o objetivo de me tornar um melhor profissional. Pesquisa essa que foi fundamental para a elaboração do presente Relatório de Estágio, que, para além de conter toda a informação pertinente vivida ao longo do ano letivo 2018/2019 também apresenta uma reflexão crítica do mesmo. Este Relatório de Estágio (RE) está organizado da seguinte forma: Introdução; I – Lecionação; II – Direção de Turma (DT); III Desporto Escolar (DE); IV – Seminários e por fim a Conclusão. O mesmo teve como documento orientador o Regulamento de Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ao longo do presente documento são apresentadas as experiências vividas ao longo do ano, as atividades realizadas, as dificuldades sentidas, a progressão tanto dos alunos, como do professor estagiário e as decisões e opções tomadas pelo mesmo nas quatro áreas de intervenção do Estágio Pedagógico: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar e Seminários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04T19:14:07Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10226
TID:202460886
url http://hdl.handle.net/10437/10226
identifier_str_mv TID:202460886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131258759938048