Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10226 |
Resumo: | O Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário tem como objetivo dar-nos ferramentas e mecanismos de preparação e orientação para a nossa vida profissional, enquanto professores de Educação Física. No Estágio Pedagógico é o primeiro momento onde colocamos esses ensinamentos em prática e onde somos obrigados a despertar a nossa capacidade de autoaprendizagem e resolução de problemas, num contexto profissional. Foram várias as experiências, aprendizagens e momentos vividos ao longo deste ano letivo que me obrigaram a uma sucessiva procura de informação, com o objetivo de me tornar um melhor profissional. Pesquisa essa que foi fundamental para a elaboração do presente Relatório de Estágio, que, para além de conter toda a informação pertinente vivida ao longo do ano letivo 2018/2019 também apresenta uma reflexão crítica do mesmo. Este Relatório de Estágio (RE) está organizado da seguinte forma: Introdução; I – Lecionação; II – Direção de Turma (DT); III Desporto Escolar (DE); IV – Seminários e por fim a Conclusão. O mesmo teve como documento orientador o Regulamento de Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ao longo do presente documento são apresentadas as experiências vividas ao longo do ano, as atividades realizadas, as dificuldades sentidas, a progressão tanto dos alunos, como do professor estagiário e as decisões e opções tomadas pelo mesmo nas quatro áreas de intervenção do Estágio Pedagógico: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar e Seminários. |
id |
RCAP_1213e06be6a0c04e2c95d9acc1dea270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10226 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom SucessoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMADOCÊNCIAESTÁGIOSSPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSTEACHINGTRAINEESHIPSO Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário tem como objetivo dar-nos ferramentas e mecanismos de preparação e orientação para a nossa vida profissional, enquanto professores de Educação Física. No Estágio Pedagógico é o primeiro momento onde colocamos esses ensinamentos em prática e onde somos obrigados a despertar a nossa capacidade de autoaprendizagem e resolução de problemas, num contexto profissional. Foram várias as experiências, aprendizagens e momentos vividos ao longo deste ano letivo que me obrigaram a uma sucessiva procura de informação, com o objetivo de me tornar um melhor profissional. Pesquisa essa que foi fundamental para a elaboração do presente Relatório de Estágio, que, para além de conter toda a informação pertinente vivida ao longo do ano letivo 2018/2019 também apresenta uma reflexão crítica do mesmo. Este Relatório de Estágio (RE) está organizado da seguinte forma: Introdução; I – Lecionação; II – Direção de Turma (DT); III Desporto Escolar (DE); IV – Seminários e por fim a Conclusão. O mesmo teve como documento orientador o Regulamento de Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ao longo do presente documento são apresentadas as experiências vividas ao longo do ano, as atividades realizadas, as dificuldades sentidas, a progressão tanto dos alunos, como do professor estagiário e as decisões e opções tomadas pelo mesmo nas quatro áreas de intervenção do Estágio Pedagógico: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar e Seminários.The Master's Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education aims to provide us with tools and mechanisms of preparation and orientation for our professional life, as Physical Education teachers. In the Pedagogical training is the first moment where we put these teachings into practice and where we are forced to awaken our ability to self-learn and solve problems in a professional context. There were several experiences, learnings and moments lived during this school year that forced me to a successive research and information search, with the aim of becoming a better professional. This research was fundamental for the preparation of this Internship Report, which in addition to containing all relevant information lived throughout the academic year 2018/2019 also presents a critical reflection of it. This Internship Report is organized as follows: Introduction; I - Teaching; II - Class Management; III School Sports; IV - Seminars and finally Conclusion. The same had as guiding document the Regulation of Pedagogical Internship of the Lusófona University of Humanities and Technologies. Throughout the present document the experiences lived throughout the year, the activities carried out, the difficulties felt, the progression of both the students and the trainee teacher, and the decisions made by the same in the four intervention areas of the Pedagogical Training: Teaching; Class Management; School Sports and Seminars.2020-06-04T19:14:07Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10226TID:202460886porBentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:09.702131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso |
title |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA DOCÊNCIA ESTÁGIOS SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS TEACHING TRAINEESHIPS |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 1, 2, 3 do Bom Sucesso |
author |
Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas |
author_facet |
Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bentes, Hugo Filipe Medina Trincalhetas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA DOCÊNCIA ESTÁGIOS SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS TEACHING TRAINEESHIPS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA DOCÊNCIA ESTÁGIOS SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS TEACHING TRAINEESHIPS |
description |
O Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário tem como objetivo dar-nos ferramentas e mecanismos de preparação e orientação para a nossa vida profissional, enquanto professores de Educação Física. No Estágio Pedagógico é o primeiro momento onde colocamos esses ensinamentos em prática e onde somos obrigados a despertar a nossa capacidade de autoaprendizagem e resolução de problemas, num contexto profissional. Foram várias as experiências, aprendizagens e momentos vividos ao longo deste ano letivo que me obrigaram a uma sucessiva procura de informação, com o objetivo de me tornar um melhor profissional. Pesquisa essa que foi fundamental para a elaboração do presente Relatório de Estágio, que, para além de conter toda a informação pertinente vivida ao longo do ano letivo 2018/2019 também apresenta uma reflexão crítica do mesmo. Este Relatório de Estágio (RE) está organizado da seguinte forma: Introdução; I – Lecionação; II – Direção de Turma (DT); III Desporto Escolar (DE); IV – Seminários e por fim a Conclusão. O mesmo teve como documento orientador o Regulamento de Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ao longo do presente documento são apresentadas as experiências vividas ao longo do ano, as atividades realizadas, as dificuldades sentidas, a progressão tanto dos alunos, como do professor estagiário e as decisões e opções tomadas pelo mesmo nas quatro áreas de intervenção do Estágio Pedagógico: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar e Seminários. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04T19:14:07Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10226 TID:202460886 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10226 |
identifier_str_mv |
TID:202460886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131258759938048 |