Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica do Bom Sucesso – Alverca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipe Pereira Abreu Vidal dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10218
Resumo: O documento apresentado reflete uma crítica construtiva das opções didáticas e cientifico-pedagógicas do estágio curricular onde estive inserido. Reflete uma intervenção direta em quatro áreas distintas: Lecionação; Direção de Turma numa turma de oitavo ano; Desporto Escolar na modalidade de ténis de mesa e Seminário tendo em conta a realidade do contexto escolar, de forma a contribuir positivamente para o Grupo de Educação Física. Esta intervenção teve como modelo o planeamento por etapas e o foco na progressão do aluno. Na área da Lecionação, após uma avaliação inicial das capacidades dos alunos, projetou-se as suas potencialidades visando as suas prioridades, sejam estas nas matérias cujo os alunos estão mais próximos de atingir os seus objetivos específicos tendo em vista o sucesso na disciplina, seja nas que os alunos têm mais dificuldades de forma a terem objetivos específicos mais adequados ao seu desenvolvimento. A partir de um bom diagnóstico a possibilidade de sucesso do prognóstico é maior, sobretudo tendo em conta a formação de grupos dada a heterogeneidade da turma. Na área da Direção de Turma foi desenvolvido um projeto, que fomentou o trabalho de grupo e a autonomia reflexiva através do projeto interdisciplinar. Este projeto passava pela pesquisa de informação sobre atividades físicas e jogos de lazer que as gerações anteriores praticavam com o intuito de lecionarem uma aula ao 1º ciclo, passando também pela aquisição de hábitos de vida saudável e conhecimentos básicos de nutrição, havendo uma grande evolução na forma de estar e de ser dos alunos. A forma de atuação no Desporto Escolar foi bastante semelhante à da Lecionação, havendo uma avaliação diagnóstica de forma a prognosticar objetivos específicos para cada aluno, através da formação de grupos heterogéneos ou homogéneos visando a progressão do aluno. De refletir que faz falta mais momentos competitivos para todos os alunos e não somente para os que estão em patamares de desenvolvimento superiores. Só através da prática é que o aluno se desenvolve, e sendo um sistema de competição eliminatório, passa a ser um sistema de exclusão e não de inclusão. Relativamente ao Seminário, o objetivo passou por dar ênfase à importância da avaliação formativa para o desenvolvimento do aluno, frisando que é necessário haver uma reformulação na distribuição das turmas pelos diferentes anos letivos e também no roulement da escola, a fim de haver uma maior cooperação entre professores de várias turmas. Deste modo, dá-se a possibilidade aos alunos de passarem ainda mais tempo útil nas suas matérias prioritárias, bem como existe a possibilidade de melhorar a formação de grupos indo ao encontro dos objetivos específicos para cada aluno. A questão temporal é algo inalterável, contudo o professor, sendo um agente de intervenção direta no processo ensino aprendizagem, deverá apresentar opções que visem a progressão do aluno havendo uma interligação entre as áreas apresentadas e não somente ações desajustadas e singulares. Tendo por base esta premissa, todo o processo de estágio foi assente na progressão do aluno, tendo como objetivo a formação dum aluno autónomo, solidário para com os colegas, reflexivo, que vise o trabalho de pares.
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spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica do Bom Sucesso – AlvercaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMAESTÁGIOSDOCÊNCIASPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSTRAINEESHIPSTEACHINGO documento apresentado reflete uma crítica construtiva das opções didáticas e cientifico-pedagógicas do estágio curricular onde estive inserido. Reflete uma intervenção direta em quatro áreas distintas: Lecionação; Direção de Turma numa turma de oitavo ano; Desporto Escolar na modalidade de ténis de mesa e Seminário tendo em conta a realidade do contexto escolar, de forma a contribuir positivamente para o Grupo de Educação Física. Esta intervenção teve como modelo o planeamento por etapas e o foco na progressão do aluno. Na área da Lecionação, após uma avaliação inicial das capacidades dos alunos, projetou-se as suas potencialidades visando as suas prioridades, sejam estas nas matérias cujo os alunos estão mais próximos de atingir os seus objetivos específicos tendo em vista o sucesso na disciplina, seja nas que os alunos têm mais dificuldades de forma a terem objetivos específicos mais adequados ao seu desenvolvimento. A partir de um bom diagnóstico a possibilidade de sucesso do prognóstico é maior, sobretudo tendo em conta a formação de grupos dada a heterogeneidade da turma. Na área da Direção de Turma foi desenvolvido um projeto, que fomentou o trabalho de grupo e a autonomia reflexiva através do projeto interdisciplinar. Este projeto passava pela pesquisa de informação sobre atividades físicas e jogos de lazer que as gerações anteriores praticavam com o intuito de lecionarem uma aula ao 1º ciclo, passando também pela aquisição de hábitos de vida saudável e conhecimentos básicos de nutrição, havendo uma grande evolução na forma de estar e de ser dos alunos. A forma de atuação no Desporto Escolar foi bastante semelhante à da Lecionação, havendo uma avaliação diagnóstica de forma a prognosticar objetivos específicos para cada aluno, através da formação de grupos heterogéneos ou homogéneos visando a progressão do aluno. De refletir que faz falta mais momentos competitivos para todos os alunos e não somente para os que estão em patamares de desenvolvimento superiores. Só através da prática é que o aluno se desenvolve, e sendo um sistema de competição eliminatório, passa a ser um sistema de exclusão e não de inclusão. Relativamente ao Seminário, o objetivo passou por dar ênfase à importância da avaliação formativa para o desenvolvimento do aluno, frisando que é necessário haver uma reformulação na distribuição das turmas pelos diferentes anos letivos e também no roulement da escola, a fim de haver uma maior cooperação entre professores de várias turmas. Deste modo, dá-se a possibilidade aos alunos de passarem ainda mais tempo útil nas suas matérias prioritárias, bem como existe a possibilidade de melhorar a formação de grupos indo ao encontro dos objetivos específicos para cada aluno. A questão temporal é algo inalterável, contudo o professor, sendo um agente de intervenção direta no processo ensino aprendizagem, deverá apresentar opções que visem a progressão do aluno havendo uma interligação entre as áreas apresentadas e não somente ações desajustadas e singulares. Tendo por base esta premissa, todo o processo de estágio foi assente na progressão do aluno, tendo como objetivo a formação dum aluno autónomo, solidário para com os colegas, reflexivo, que vise o trabalho de pares.The presented document reflects a constructive criticism of the didactic and scientific-pedagogical options of my curricular internship. It reflects a direct intervention in four distinct areas: Teaching; Class Direction, in an eighth-grade class; School Sports - table tennis and Seminar, taking into account the reality of the school context, in order to contribute positively to the Physical Education Group. This intervention was planned taking into consideration the stages planning and student’s progress. In the teaching’s area, after an initial assessment of the students' abilities, their potentials were projected aiming their priorities. Their priorities can be connected to topics in which students feel more comfortable to achieve their main goals or topics in which students feel more difficulties. The idea is to develop activities and strategies that will enable them to surpass their barriers and be successful in their learning process. Based on a good diagnosis, the possibility of a successful prognosis is greater, especially considering the formation of groups given the heterogeneity of the class. In the area of Class Management, a project was developed, which fostered group work and reflective autonomy through interdisciplinarity. This project involved the search for information about physical activities and leisure games that previous generations practised in order to teach a class in a Primary school. The interdisciplinary project also included the acquisition of healthy lifestyle habits and basic knowledge of nutrition, with a great evolution in the students' way of being and being. The way of acting in School Sports was very similar to that of Teaching. A diagnostic evaluation was applied to students in order to predict specific objectives for each one. Heterogeneous or homogeneous groups were formed aiming the student's progression. To reflect, there is still a need for more competitive moments for all students and not only for those who are at higher levels of development. Only through practice does the student develop, and by being an eliminatory competition system, it becomes a system of exclusion and not of inclusion. Regarding the Seminar, the objective was to emphasize the importance of formative assessment for the student’s development, stressing that it is necessary to reformulate the distribution of classes across the different academic years and also in the school's element, in order to have greater cooperation between teachers from different classes. In this way, students are given the possibility to spend even more valuable time in their priority subjects, as well as the possibility of improving the formation of groups, meeting the specific objectives for each student. The temporal issue is something unalterable, however the teacher, being an agent of direct intervention in the teaching-learning process, should present options that aim at the student's progression, with an interconnection between the presented areas and not only maladjusted and singular actions. Based on this premise, the entire internship process was based on the student's progression, aiming the formation of an autonomous student, solidary with colleagues, reflective, targeting the work of peers.2020-06-04T16:23:49Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10218TID:202460835porSantos, Filipe Pereira Abreu Vidal dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:14Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:25.504824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Santos, Filipe Pereira Abreu Vidal dos
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
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description O documento apresentado reflete uma crítica construtiva das opções didáticas e cientifico-pedagógicas do estágio curricular onde estive inserido. Reflete uma intervenção direta em quatro áreas distintas: Lecionação; Direção de Turma numa turma de oitavo ano; Desporto Escolar na modalidade de ténis de mesa e Seminário tendo em conta a realidade do contexto escolar, de forma a contribuir positivamente para o Grupo de Educação Física. Esta intervenção teve como modelo o planeamento por etapas e o foco na progressão do aluno. Na área da Lecionação, após uma avaliação inicial das capacidades dos alunos, projetou-se as suas potencialidades visando as suas prioridades, sejam estas nas matérias cujo os alunos estão mais próximos de atingir os seus objetivos específicos tendo em vista o sucesso na disciplina, seja nas que os alunos têm mais dificuldades de forma a terem objetivos específicos mais adequados ao seu desenvolvimento. A partir de um bom diagnóstico a possibilidade de sucesso do prognóstico é maior, sobretudo tendo em conta a formação de grupos dada a heterogeneidade da turma. Na área da Direção de Turma foi desenvolvido um projeto, que fomentou o trabalho de grupo e a autonomia reflexiva através do projeto interdisciplinar. Este projeto passava pela pesquisa de informação sobre atividades físicas e jogos de lazer que as gerações anteriores praticavam com o intuito de lecionarem uma aula ao 1º ciclo, passando também pela aquisição de hábitos de vida saudável e conhecimentos básicos de nutrição, havendo uma grande evolução na forma de estar e de ser dos alunos. A forma de atuação no Desporto Escolar foi bastante semelhante à da Lecionação, havendo uma avaliação diagnóstica de forma a prognosticar objetivos específicos para cada aluno, através da formação de grupos heterogéneos ou homogéneos visando a progressão do aluno. De refletir que faz falta mais momentos competitivos para todos os alunos e não somente para os que estão em patamares de desenvolvimento superiores. Só através da prática é que o aluno se desenvolve, e sendo um sistema de competição eliminatório, passa a ser um sistema de exclusão e não de inclusão. Relativamente ao Seminário, o objetivo passou por dar ênfase à importância da avaliação formativa para o desenvolvimento do aluno, frisando que é necessário haver uma reformulação na distribuição das turmas pelos diferentes anos letivos e também no roulement da escola, a fim de haver uma maior cooperação entre professores de várias turmas. Deste modo, dá-se a possibilidade aos alunos de passarem ainda mais tempo útil nas suas matérias prioritárias, bem como existe a possibilidade de melhorar a formação de grupos indo ao encontro dos objetivos específicos para cada aluno. A questão temporal é algo inalterável, contudo o professor, sendo um agente de intervenção direta no processo ensino aprendizagem, deverá apresentar opções que visem a progressão do aluno havendo uma interligação entre as áreas apresentadas e não somente ações desajustadas e singulares. Tendo por base esta premissa, todo o processo de estágio foi assente na progressão do aluno, tendo como objetivo a formação dum aluno autónomo, solidário para com os colegas, reflexivo, que vise o trabalho de pares.
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