Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Leopoldo Melo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vilaça, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52120
Resumo: A Educação Ambiental a muito tempo vem se tornando um tema importante, sendo necessário o entendimento sobre os conceitos e tendências, nacionais e internacionais. Desse modo trazemos aqui uma revisão narrativa, construída a partir do mapeamento de artigos, livros e pesquisas, em base de periódicos nacionais internacionais, relacionados com a área de interesse, estudando-os e em seguida sumarizando-os e, por fim, confrontando os e, por fim, confrontando-os sob os aspectos relacionados aos conceitos, opiniões, paradigmas e visões. O intuito é fornecer um olhar atualizado sobre o tema, não necessariamente exaurindo, mas provocar a reflexão sobre as tendências que levam à melhor relação do ser humano para com o ambiente. Por fim traçamos um correlato entre a Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
id RCAP_121b022266146cf657bc4a78a6d9c521
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52120
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentávelControversies and consensus on environmental education and education for sustainable developmentEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelRevisãoEnvironmental educationSustainable developmentNarrative revisionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Ambiental a muito tempo vem se tornando um tema importante, sendo necessário o entendimento sobre os conceitos e tendências, nacionais e internacionais. Desse modo trazemos aqui uma revisão narrativa, construída a partir do mapeamento de artigos, livros e pesquisas, em base de periódicos nacionais internacionais, relacionados com a área de interesse, estudando-os e em seguida sumarizando-os e, por fim, confrontando os e, por fim, confrontando-os sob os aspectos relacionados aos conceitos, opiniões, paradigmas e visões. O intuito é fornecer um olhar atualizado sobre o tema, não necessariamente exaurindo, mas provocar a reflexão sobre as tendências que levam à melhor relação do ser humano para com o ambiente. Por fim traçamos um correlato entre a Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.Environmental Education has long been becoming an important theme, being necessary the understanding on the concepts and trends, national and international. In this way we bring here a narrative revision, built from the mapping of articles, books and research, based on national and international periodicals, related to the area of interest, studying them and then summarizing, confronting in the aspects related to concepts, opinions, paradigms and visions. The intention is to provide an up-to-date look at the subject, not necessarily exhausting, but to provoke the reflection on the tendencies that lead to the best relation of the human being to the environment. Finally we draw a correlation between Environmental Education and Education for Sustainable Development.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Universidade do MinhoBarreto, Leopoldo MeloVilaça, Teresa20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52120porBarreto,L.M., & Vilaça, M.T.M. (2018). Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Research, Society and Development, 7(5), 01-18.2525-3409https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/223info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:43.187366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
Controversies and consensus on environmental education and education for sustainable development
title Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
spellingShingle Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
Barreto, Leopoldo Melo
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Revisão
Environmental education
Sustainable development
Narrative revision
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
title_full Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
title_fullStr Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
title_full_unstemmed Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
title_sort Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
author Barreto, Leopoldo Melo
author_facet Barreto, Leopoldo Melo
Vilaça, Teresa
author_role author
author2 Vilaça, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Leopoldo Melo
Vilaça, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Revisão
Environmental education
Sustainable development
Narrative revision
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Revisão
Environmental education
Sustainable development
Narrative revision
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Educação Ambiental a muito tempo vem se tornando um tema importante, sendo necessário o entendimento sobre os conceitos e tendências, nacionais e internacionais. Desse modo trazemos aqui uma revisão narrativa, construída a partir do mapeamento de artigos, livros e pesquisas, em base de periódicos nacionais internacionais, relacionados com a área de interesse, estudando-os e em seguida sumarizando-os e, por fim, confrontando os e, por fim, confrontando-os sob os aspectos relacionados aos conceitos, opiniões, paradigmas e visões. O intuito é fornecer um olhar atualizado sobre o tema, não necessariamente exaurindo, mas provocar a reflexão sobre as tendências que levam à melhor relação do ser humano para com o ambiente. Por fim traçamos um correlato entre a Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52120
url http://hdl.handle.net/1822/52120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barreto,L.M., & Vilaça, M.T.M. (2018). Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Research, Society and Development, 7(5), 01-18.
2525-3409
https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132197433638912