Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52120 |
Resumo: | A Educação Ambiental a muito tempo vem se tornando um tema importante, sendo necessário o entendimento sobre os conceitos e tendências, nacionais e internacionais. Desse modo trazemos aqui uma revisão narrativa, construída a partir do mapeamento de artigos, livros e pesquisas, em base de periódicos nacionais internacionais, relacionados com a área de interesse, estudando-os e em seguida sumarizando-os e, por fim, confrontando os e, por fim, confrontando-os sob os aspectos relacionados aos conceitos, opiniões, paradigmas e visões. O intuito é fornecer um olhar atualizado sobre o tema, não necessariamente exaurindo, mas provocar a reflexão sobre as tendências que levam à melhor relação do ser humano para com o ambiente. Por fim traçamos um correlato entre a Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. |
id |
RCAP_121b022266146cf657bc4a78a6d9c521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52120 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentávelControversies and consensus on environmental education and education for sustainable developmentEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelRevisãoEnvironmental educationSustainable developmentNarrative revisionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Ambiental a muito tempo vem se tornando um tema importante, sendo necessário o entendimento sobre os conceitos e tendências, nacionais e internacionais. Desse modo trazemos aqui uma revisão narrativa, construída a partir do mapeamento de artigos, livros e pesquisas, em base de periódicos nacionais internacionais, relacionados com a área de interesse, estudando-os e em seguida sumarizando-os e, por fim, confrontando os e, por fim, confrontando-os sob os aspectos relacionados aos conceitos, opiniões, paradigmas e visões. O intuito é fornecer um olhar atualizado sobre o tema, não necessariamente exaurindo, mas provocar a reflexão sobre as tendências que levam à melhor relação do ser humano para com o ambiente. Por fim traçamos um correlato entre a Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.Environmental Education has long been becoming an important theme, being necessary the understanding on the concepts and trends, national and international. In this way we bring here a narrative revision, built from the mapping of articles, books and research, based on national and international periodicals, related to the area of interest, studying them and then summarizing, confronting in the aspects related to concepts, opinions, paradigms and visions. The intention is to provide an up-to-date look at the subject, not necessarily exhausting, but to provoke the reflection on the tendencies that lead to the best relation of the human being to the environment. Finally we draw a correlation between Environmental Education and Education for Sustainable Development.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Universidade do MinhoBarreto, Leopoldo MeloVilaça, Teresa20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52120porBarreto,L.M., & Vilaça, M.T.M. (2018). Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Research, Society and Development, 7(5), 01-18.2525-3409https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/223info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:43.187366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável Controversies and consensus on environmental education and education for sustainable development |
title |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável |
spellingShingle |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável Barreto, Leopoldo Melo Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Revisão Environmental education Sustainable development Narrative revision Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável |
title_full |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável |
title_fullStr |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável |
title_full_unstemmed |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável |
title_sort |
Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável |
author |
Barreto, Leopoldo Melo |
author_facet |
Barreto, Leopoldo Melo Vilaça, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Vilaça, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Leopoldo Melo Vilaça, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Revisão Environmental education Sustainable development Narrative revision Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação ambiental Desenvolvimento sustentável Revisão Environmental education Sustainable development Narrative revision Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Educação Ambiental a muito tempo vem se tornando um tema importante, sendo necessário o entendimento sobre os conceitos e tendências, nacionais e internacionais. Desse modo trazemos aqui uma revisão narrativa, construída a partir do mapeamento de artigos, livros e pesquisas, em base de periódicos nacionais internacionais, relacionados com a área de interesse, estudando-os e em seguida sumarizando-os e, por fim, confrontando os e, por fim, confrontando-os sob os aspectos relacionados aos conceitos, opiniões, paradigmas e visões. O intuito é fornecer um olhar atualizado sobre o tema, não necessariamente exaurindo, mas provocar a reflexão sobre as tendências que levam à melhor relação do ser humano para com o ambiente. Por fim traçamos um correlato entre a Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52120 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barreto,L.M., & Vilaça, M.T.M. (2018). Controvérsias e consensos em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Research, Society and Development, 7(5), 01-18. 2525-3409 https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132197433638912 |