Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1718 |
Resumo: | Ao visitar escolas como supervisora pedagógica, a investigadora notou que as aulas de recuperação em alfabetização eram uma continuidade das aulas regulares e, numa tentativa para procurar soluções para alfabetizar as crianças analfabetas, planificou uma investigação-acção fundamentada na pedagogia crítica de Freire, em que ela actuou como professora. Numa escola de 218 alunos, a investigadora escolheu 12, oficialmente situados em classes avançadas mas, na realidade, analfabetos, e convidou-os para uma turma especial onde, durante 48 horas e duas vezes por semana, quatro horas de cada vez, ela tentou ensiná-los a ler e escrever. As actividades foram precedidas de intenso diálogo entre os estudantes e a investigadora-professora, por reconhecer a importância fundamental da oralidade na prática da alfabetização. Mas aquela participação oral permitiu também conhecer os temas da vida real dos estudantes e as “palavras geradoras” correspondentes, de modo a fazer aumentar a sua consciência crítica, como propõe Freire. |
id |
RCAP_121e1ab6c3ab6f8bde7a8b240a77a45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1718 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de criançasEDUCAÇÃOFREIRE, PAULOALFABETIZAÇÃOPEDAGOGIALITERACYEDUCATIONPEDAGOGYAo visitar escolas como supervisora pedagógica, a investigadora notou que as aulas de recuperação em alfabetização eram uma continuidade das aulas regulares e, numa tentativa para procurar soluções para alfabetizar as crianças analfabetas, planificou uma investigação-acção fundamentada na pedagogia crítica de Freire, em que ela actuou como professora. Numa escola de 218 alunos, a investigadora escolheu 12, oficialmente situados em classes avançadas mas, na realidade, analfabetos, e convidou-os para uma turma especial onde, durante 48 horas e duas vezes por semana, quatro horas de cada vez, ela tentou ensiná-los a ler e escrever. As actividades foram precedidas de intenso diálogo entre os estudantes e a investigadora-professora, por reconhecer a importância fundamental da oralidade na prática da alfabetização. Mas aquela participação oral permitiu também conhecer os temas da vida real dos estudantes e as “palavras geradoras” correspondentes, de modo a fazer aumentar a sua consciência crítica, como propõe Freire.Visiting schools as pedagogic supervisor, the researcher noticed the recovery classes on literacy were just a continuity of the regular classes and, in an attempt to look for solutions to alphabetize the illiterate children, she planed a research-action based in Freire’s critical pedagogy led by her as a teacher In a school of 218 pupils, the researcher chose 14, officially situated in advanced forms but, in fact, illiterate, and invited them to a special class, where, for 48 hours and twice a week, four hours each time, she tried to teach them how to read and write. The activities were preceded by intense dialogue between students and the researcherteacher, recognizing the fundamental importance of the orality in the practice of the literacy. But, that oral participation allowed to know the themes of the actual life of the learners, and the corresponding “generative words” in order to enhance their critical consciousness, as Freire proposes.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-02T19:30:13Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1718por1646-401XLeite, Olívia Souza de LimaDuarte, José Bernardinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:37:02Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:20.688075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças |
title |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças |
spellingShingle |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças Leite, Olívia Souza de Lima EDUCAÇÃO FREIRE, PAULO ALFABETIZAÇÃO PEDAGOGIA LITERACY EDUCATION PEDAGOGY |
title_short |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças |
title_full |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças |
title_fullStr |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças |
title_full_unstemmed |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças |
title_sort |
Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças |
author |
Leite, Olívia Souza de Lima |
author_facet |
Leite, Olívia Souza de Lima Duarte, José Bernardino |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, José Bernardino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Olívia Souza de Lima Duarte, José Bernardino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FREIRE, PAULO ALFABETIZAÇÃO PEDAGOGIA LITERACY EDUCATION PEDAGOGY |
topic |
EDUCAÇÃO FREIRE, PAULO ALFABETIZAÇÃO PEDAGOGIA LITERACY EDUCATION PEDAGOGY |
description |
Ao visitar escolas como supervisora pedagógica, a investigadora notou que as aulas de recuperação em alfabetização eram uma continuidade das aulas regulares e, numa tentativa para procurar soluções para alfabetizar as crianças analfabetas, planificou uma investigação-acção fundamentada na pedagogia crítica de Freire, em que ela actuou como professora. Numa escola de 218 alunos, a investigadora escolheu 12, oficialmente situados em classes avançadas mas, na realidade, analfabetos, e convidou-os para uma turma especial onde, durante 48 horas e duas vezes por semana, quatro horas de cada vez, ela tentou ensiná-los a ler e escrever. As actividades foram precedidas de intenso diálogo entre os estudantes e a investigadora-professora, por reconhecer a importância fundamental da oralidade na prática da alfabetização. Mas aquela participação oral permitiu também conhecer os temas da vida real dos estudantes e as “palavras geradoras” correspondentes, de modo a fazer aumentar a sua consciência crítica, como propõe Freire. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2012-03-02T19:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1718 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133616404430848 |