O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Benedita Portugal e
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Diogo, Ana Matias, Ferreira, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7458/SPP2016817617
Resumo: Este texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma “parentocracia”, liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.
id RCAP_121e8bf47aacbb86258890619086ed7d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosferaEl regreso de los exámenes de cuarto año de primaria: escuela, niños y dinámicas familiares en la blogosferaLe retour des examens de fin d’études primaires : école, enfants et dynamiques familiales dans la blogosphèreO regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosferaArtigosEste texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma “parentocracia”, liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.This text looks at the discourses on year-4 school exams that circulated in the blogosphere in 2012-2015. Its goal is to understand the concepts of school and child within those discourses and to uncover the family dynamics that are tending to occur in the wake of the political decision to bring back those exams. The presented data are derived from an analysis of 159 posts published in 50 blogs. The authors’ conclusions point to the emergence of a “parentocracy” that is led by mothers, is exercised in schooling / school attendance processes that are taking place ever earlier in children’s lives, is subject to tensions and is underpinned by composite concepts of the child as an educational actor.Este texto analiza los discursos que circularon en la blogosfera, de 2012 a 2015, relacionados con los exámenes de cuarto año de escolaridad primaria, con el objetivo de comprender el concepto de escuela y niñez ahí difundidas y revelar las dinámicas familiares que tienden a ser realizadas en la secuencia de esta medida política. Los datos presentados resultan del análisis del contenido de 159 posts publicados en 50 blogs. Nuestras conclusiones destacan la emergencia de una “parentocracia”, liderada por las madres, ejercida en procesos de escolarización cada vez más precoces, sujeta a tensiones y sustentada en conceptos compuestos del niño como actor educativo.Ce texte analyse les discours qui ont circulé dans la blogosphère, de 2012 à 2015, à propos des examens de fin d’études primaires, afin de comprendre les conceptions d’école et d’enfant qui y étaient diffusées et de déceler les dynamiques familiales qui se sont formées à la suite de cette mesure politique. Les données présentées résultent de l’analyse de contenu de 159 billets publiés dans 50 blogs. Nos conclusions soulignent l’émergence d’une “parentocratie”, dirigée par les mères, exercée dans des processus de scolarisation de plus en plus précoces, soumise à des tensions et fondée sur des conceptions composites de l’enfant en tant qu’acteur éducatif.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2016-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP2016817617por2182-79070873-6529Melo, Benedita Portugal eDiogo, Ana MatiasFerreira, Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:27Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:30.882360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
El regreso de los exámenes de cuarto año de primaria: escuela, niños y dinámicas familiares en la blogosfera
Le retour des examens de fin d’études primaires : école, enfants et dynamiques familiales dans la blogosphère
O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
spellingShingle O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
Melo, Benedita Portugal e
Artigos
title_short O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title_full O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title_fullStr O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title_full_unstemmed O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title_sort O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
author Melo, Benedita Portugal e
author_facet Melo, Benedita Portugal e
Diogo, Ana Matias
Ferreira, Manuela
author_role author
author2 Diogo, Ana Matias
Ferreira, Manuela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Benedita Portugal e
Diogo, Ana Matias
Ferreira, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma “parentocracia”, liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7458/SPP2016817617
url https://doi.org/10.7458/SPP2016817617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7907
0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131548595781632