O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4353 |
Resumo: | Este texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo. |
id |
RCAP_4dc19d9b3036c9a6b73851fe61931054 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosferaExames NacionaisEnsino Básico (1º Ciclo)CriançaDinâmicas FamiliaresNational Year-4 ExamsChildrenFamily DynamicsEste texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.ABSTRACT: This text looks at the discourses on year-4 school exams that circulated in the blogosphere in 2012-2015. Its goal is to understand the concepts of school and child within those discourses and to uncover the family dynamics that are tending to occur in the wake of the political decision to bring back those exams. The presented data are derived from an analysis of 159 posts published in 50 blogs. The authors' conclusions point to the emergence of a"parentocracy" that is led by mothers, is exercised in schooling / school attendance processes that are taking place ever earlier in children's lives, is subject to tensions and is underpinned by composite concepts of the child as an educational actor.RÉSUMÉ: Ce texte analyse les discours qui ont circulé dans la blogosphère, de 2012 à 2015, à propos des examens de fin d'études primaires, afin de comprendre les conceptions d'école et d'enfant qui y étaient diffusées et de déceler les dynamiques familiales qui se sont formées à la suite de cette mesure politique. Les données présentées résultent de l'analyse de contenu de 159 billets publiés dans 50 blogs. Nos conclusions soulignent l'émergence d'une "parentocratie", dirigée par les mères, exercée dans des processus de scolarisation de plus en plus précoces, soumise à des tensions et fondée sur des conceptions composites de l'enfant en tant qu'acteur éducatif.Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de SociologiaRepositório da Universidade dos AçoresMelo, Benedita PortugalDiogo, Ana MatiasFerreira, Manuela2017-09-06T15:24:09Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4353porMelo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera, "Sociologia, Problemas e Práticas", 81: 141-161. DOI: 10.7458/SPP2016817617.0873-652910.7458/SPP2016817617info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:31Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:45.017671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera |
title |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera |
spellingShingle |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera Melo, Benedita Portugal Exames Nacionais Ensino Básico (1º Ciclo) Criança Dinâmicas Familiares National Year-4 Exams Children Family Dynamics |
title_short |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera |
title_full |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera |
title_fullStr |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera |
title_full_unstemmed |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera |
title_sort |
O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera |
author |
Melo, Benedita Portugal |
author_facet |
Melo, Benedita Portugal Diogo, Ana Matias Ferreira, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Diogo, Ana Matias Ferreira, Manuela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Benedita Portugal Diogo, Ana Matias Ferreira, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exames Nacionais Ensino Básico (1º Ciclo) Criança Dinâmicas Familiares National Year-4 Exams Children Family Dynamics |
topic |
Exames Nacionais Ensino Básico (1º Ciclo) Criança Dinâmicas Familiares National Year-4 Exams Children Family Dynamics |
description |
Este texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-09-06T15:24:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4353 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera, "Sociologia, Problemas e Práticas", 81: 141-161. DOI: 10.7458/SPP2016817617. 0873-6529 10.7458/SPP2016817617 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130721992835072 |