O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Benedita Portugal
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Diogo, Ana Matias, Ferreira, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4353
Resumo: Este texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.
id RCAP_4dc19d9b3036c9a6b73851fe61931054
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosferaExames NacionaisEnsino Básico (1º Ciclo)CriançaDinâmicas FamiliaresNational Year-4 ExamsChildrenFamily DynamicsEste texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.ABSTRACT: This text looks at the discourses on year-4 school exams that circulated in the blogosphere in 2012-2015. Its goal is to understand the concepts of school and child within those discourses and to uncover the family dynamics that are tending to occur in the wake of the political decision to bring back those exams. The presented data are derived from an analysis of 159 posts published in 50 blogs. The authors' conclusions point to the emergence of a"parentocracy" that is led by mothers, is exercised in schooling / school attendance processes that are taking place ever earlier in children's lives, is subject to tensions and is underpinned by composite concepts of the child as an educational actor.RÉSUMÉ: Ce texte analyse les discours qui ont circulé dans la blogosphère, de 2012 à 2015, à propos des examens de fin d'études primaires, afin de comprendre les conceptions d'école et d'enfant qui y étaient diffusées et de déceler les dynamiques familiales qui se sont formées à la suite de cette mesure politique. Les données présentées résultent de l'analyse de contenu de 159 billets publiés dans 50 blogs. Nos conclusions soulignent l'émergence d'une "parentocratie", dirigée par les mères, exercée dans des processus de scolarisation de plus en plus précoces, soumise à des tensions et fondée sur des conceptions composites de l'enfant en tant qu'acteur éducatif.Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de SociologiaRepositório da Universidade dos AçoresMelo, Benedita PortugalDiogo, Ana MatiasFerreira, Manuela2017-09-06T15:24:09Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4353porMelo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera, "Sociologia, Problemas e Práticas", 81: 141-161. DOI: 10.7458/SPP2016817617.0873-652910.7458/SPP2016817617info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:31Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:45.017671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
spellingShingle O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
Melo, Benedita Portugal
Exames Nacionais
Ensino Básico (1º Ciclo)
Criança
Dinâmicas Familiares
National Year-4 Exams
Children
Family Dynamics
title_short O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title_full O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title_fullStr O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title_full_unstemmed O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
title_sort O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
author Melo, Benedita Portugal
author_facet Melo, Benedita Portugal
Diogo, Ana Matias
Ferreira, Manuela
author_role author
author2 Diogo, Ana Matias
Ferreira, Manuela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Benedita Portugal
Diogo, Ana Matias
Ferreira, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Exames Nacionais
Ensino Básico (1º Ciclo)
Criança
Dinâmicas Familiares
National Year-4 Exams
Children
Family Dynamics
topic Exames Nacionais
Ensino Básico (1º Ciclo)
Criança
Dinâmicas Familiares
National Year-4 Exams
Children
Family Dynamics
description Este texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-09-06T15:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4353
url http://hdl.handle.net/10400.3/4353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, B. P., Diogo, A., & Ferreira, M. (2016). O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera, "Sociologia, Problemas e Práticas", 81: 141-161. DOI: 10.7458/SPP2016817617.
0873-6529
10.7458/SPP2016817617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130721992835072