Investigação Artística em contexto universitário em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/53253 |
Resumo: | Em Portugal, a prática enquanto método e metodologia de investigação é uma evolução ainda recente nas artes. Não é aplicada de modo uniforme e é apreendida de formas diferentes quer por académicos, quer por artistas. Apesar disso, uma geração de artistas concluiu agora os seus programas doutorais, e alguns destes programas são explícitos a invocar a prática como forma de investigação; enquanto isso, uma nova geração de artistas inscreve-se hoje nestes programas. Parece-nos oportuno refletir nas experiências de quem lecciona e de quem terminou programas de investigação artística, de modo a analisar as oportunidades e os problemas que podem surgir para a próxima geração. Até que ponto estas experiências promoveram o que Jane Linden (2012: 9) aponta como a mais valia da Practice as research, ou seja, “a oportunidade que oferece para expor e realçar um processo contínuo de engajamento auto-reflexivo com uma variedade de ideias interligadas”? A primeira parte da reflexão que se segue sustenta-se nos testemunhos dos artistas-investigadores na área das artes performativas. A segunda parte sustenta-se em entrevistas feitas aos professores implicados nos programas de Doutoramento da Escola de Artes da Universidade de Évora e no programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra. |
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