A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Flávio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65275
Resumo: Em Portugal, opções políticas tomadas em matéria de redistribuição do orçamento estatal nos domínios do ensino superior e da investigação científica têm promovido um receio de subalternização das ciências sociais e humanas (CSH) no panorama geral da investigação e da produção de conhecimento. O objectivo deste texto não passa contudo por argumentar a defesa do estatuto e mérito das CSH, mas por avaliar o reconhecimento que os estudos nestes domínios de reflexão têm em Portugal junto do poder político, avaliando esse reconhecimento por via do investimento público que tem sido canalizado para esta área do saber. Este estudo procura assim determinar a relevância das CSH no conjunto da investigação científica portuguesa, e especificamente da Geografia no seio das CSH, quer no número de projectos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), quer nos montantes de investimento envolvidos, quer ainda nas problemáticas de estudo privilegiadas pelos júris dos concursos públicos responsáveis pela seriação destes projectos de investigação. É certo que nem toda a investigação está associada a projectos financiados, nem a FCT é a única entidade financiadora, pelo que esta análise reflectirá apenas uma parte da investigação científica desenvolvida em Portugal.
id RCAP_f034604ecc324a570f99de8bfee2fb54
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanasGeografiaciências sociais e humanasinvestigação científicaprojectos de investigaçãoPortugalCiências Sociais::Geografia Económica e SocialL820R110Em Portugal, opções políticas tomadas em matéria de redistribuição do orçamento estatal nos domínios do ensino superior e da investigação científica têm promovido um receio de subalternização das ciências sociais e humanas (CSH) no panorama geral da investigação e da produção de conhecimento. O objectivo deste texto não passa contudo por argumentar a defesa do estatuto e mérito das CSH, mas por avaliar o reconhecimento que os estudos nestes domínios de reflexão têm em Portugal junto do poder político, avaliando esse reconhecimento por via do investimento público que tem sido canalizado para esta área do saber. Este estudo procura assim determinar a relevância das CSH no conjunto da investigação científica portuguesa, e especificamente da Geografia no seio das CSH, quer no número de projectos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), quer nos montantes de investimento envolvidos, quer ainda nas problemáticas de estudo privilegiadas pelos júris dos concursos públicos responsáveis pela seriação destes projectos de investigação. É certo que nem toda a investigação está associada a projectos financiados, nem a FCT é a única entidade financiadora, pelo que esta análise reflectirá apenas uma parte da investigação científica desenvolvida em Portugal.Associação Portuguesa de GeógrafosUniversidade do MinhoNunes, Flávio20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65275porNunes, Flávio (2013). A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas. Inforgeo - Revista da Associação Portuguesa de Geógrafos, nº 25, pp. 103-107.0872-6825info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:32.923036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
title A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
spellingShingle A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
Nunes, Flávio
Geografia
ciências sociais e humanas
investigação científica
projectos de investigação
Portugal
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
L820
R110
title_short A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
title_full A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
title_fullStr A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
title_full_unstemmed A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
title_sort A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas
author Nunes, Flávio
author_facet Nunes, Flávio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
ciências sociais e humanas
investigação científica
projectos de investigação
Portugal
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
L820
R110
topic Geografia
ciências sociais e humanas
investigação científica
projectos de investigação
Portugal
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
L820
R110
description Em Portugal, opções políticas tomadas em matéria de redistribuição do orçamento estatal nos domínios do ensino superior e da investigação científica têm promovido um receio de subalternização das ciências sociais e humanas (CSH) no panorama geral da investigação e da produção de conhecimento. O objectivo deste texto não passa contudo por argumentar a defesa do estatuto e mérito das CSH, mas por avaliar o reconhecimento que os estudos nestes domínios de reflexão têm em Portugal junto do poder político, avaliando esse reconhecimento por via do investimento público que tem sido canalizado para esta área do saber. Este estudo procura assim determinar a relevância das CSH no conjunto da investigação científica portuguesa, e especificamente da Geografia no seio das CSH, quer no número de projectos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), quer nos montantes de investimento envolvidos, quer ainda nas problemáticas de estudo privilegiadas pelos júris dos concursos públicos responsáveis pela seriação destes projectos de investigação. É certo que nem toda a investigação está associada a projectos financiados, nem a FCT é a única entidade financiadora, pelo que esta análise reflectirá apenas uma parte da investigação científica desenvolvida em Portugal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65275
url http://hdl.handle.net/1822/65275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, Flávio (2013). A investigação geográfica em Portugal no contexto das ciências sociais e humanas. Inforgeo - Revista da Associação Portuguesa de Geógrafos, nº 25, pp. 103-107.
0872-6825
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Geógrafos
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Geógrafos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132468613218304