Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades : proposta de avaliação dos produtos criativos
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6516 |
Resumo: | Progressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade. |
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Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades : proposta de avaliação dos produtos criativosEDUCAÇÃOCRIATIVIDADEALUNOSPRÁTICAS PEDAGÓGICASEDUCATIONCREATIVITYSTUDENTSPEDAGOGICAL PRACTICESProgressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade.The inclusive school movement and attention to diversity have triggered a growing interest in the academic and educational community for the education of gifted and talented students. Recently, the criterion of creativity has been considered an important factor for the diagnosis of high abilities and to evaluate the effectiveness of applied enrichment programs. So, the creative products that emerge as a result of the development of cognitive processes and creative skills become an important factor in the assessment of creative ability. This article aims to describe and analyze an assessment procedure of some creative products that were made during the implementation of an enrichment program. The participants were 19 students, 10 boys and 9 girls, who attended the 2nd cycle of the Portuguese basic education and were considered high ability students when taking assessment criteria for creativity, general intelligence and academic achievement. The analysis script of creative products, in this case written children’s stories, is described and discussed. Some difficulties that were found are also commented and suggestions for further studies are presented.Progressivement, le paradigme de l’école inclusive, accentué par les droits civiques et le besoin d’attention porté à la diversité, a suscité l’intérêt de la communauté universitaire et éducative pour l’éducation des élèves surdoués et plus talentueux. D’autre part, le critère de la créativité a été considéré comme un facteur important pour le diagnostic des compétences élevées, devenant aussi un critère important pour évaluer l’efficacité des programmes d’enrichissement appliqués. Dans cette logique, les produits créatifs, en tant qu’expression des processus cognitifs et des compétences créatives, deviennent un facteur primordial dans l’appréciation de la capacité créative du sujet. Cet article vise décrire et analyser une proposition d’ évaluation des produits créatifs réalisés lors de l’application d’un programme d’enrichissement. 19 élèves ont participé à l’étude, 10 garçons et 9 filles, fréquentant le 2ème cycle de l’éducation base portugaise, et étant signalés comme les plus doués selon les paramètres d’évaluation de la créativité, intelligence et résultats scolaires. Nous présentons une grille d’analyse des produits créatifs, dans ce cas plus précis, l’écriture de contes pour enfants, discutant sur son adéquation en tant qu’instrument d’évaluation de la créativité des élèves. Certaines difficultés sont abordées, indiquant des suggéstions pour la poursuite des études sur cette procédure d’évaluation de la créativité.El movimiento de la escuela inclusiva y la atención a la diversidad llamaran la atención de la comunidad académica y educativa sobre la educación de estudiantes dotados y talentosos. La creatividad, en cuanto criterio para diagnosticar altas capacidades y evaluar la eficácia de los programas de enriquecimiento que son aplicados, se considera desde hace poco como um factor determinante. Así, los productos creativos que surgen del desarrollo de procesos cognitivos y habilidades creativas, se convierten en un factor primordial para evaluar la capacidad creativa del sujeto. Este artículo tiene como objetivo describir y analizar una propuesta de evaluación de los productos creativos conseguidos en la aplicación de un programa de enriquecimiento. Han participado en el estudio 19 alumnos, 10 niños y 9 niñas, que asistieron al segundo ciclo de la enseñanza de educación básica portuguesa; los alumnos han sido señalados como mas capaces según los parámetros de creatividad, inteligencia general y rendimiento académico. Presentamos una plantilla de análisis de los productos creativos, en este caso la producción escrita de cuentos infantiles, y discutimos la conveniencia de su aplicación. Se discuten algunas dificultades, señalando sugerencias para la continuación de los estudios en este procedimiento de evaluación de la creatividad.Edições Universitárias Lusófonas2015-07-06T18:19:50Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6516por1646-401XAntunes, Ana PereiraAlmeida, Leandro S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:34.313620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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