Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Leandro Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2963
Resumo: Progressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade.
id RCAP_39beaa414cd159c81f93b6ed35244ddf
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativosAlunos com altas habilidadesCriatividadeProgramas de enriquecimentoProdutos criativosHigh ability studentsCreativityEnrichment programsCreative products.Faculdade de Artes e HumanidadesProgressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade.The inclusive school movement and attention to diversity have triggered a growing interest in the academic and educational community for the education of gifted and talented students. Recently, the criterion of creativity has been considered an important factor for the diagnosis of high abilities and to evaluate the effectiveness of applied enrichment programs. So, the creative products that emerge as a result of the development of cognitive processes and creative skills become an important factor in the assessment of creative ability. This article aims to describe and analyze an assessment procedure of some creative products that were made during the implementation of an enrichment program. The participants were 19 students, 10 boys and 9 girls, who attended the 2nd cycle of the Portuguese basic education and were considered high ability students when taking assessment criteria for creativity, general intelligence and academic achievement. The analysis script of creative products, in this case written children’s stories, is described and discussed. Some difficulties that were found are also commented and suggestions for further studies are presented.Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasDigitUMaAntunes, Ana PereiraAlmeida, Leandro Silva2020-11-09T16:10:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2963porAntunes, A. P., & Almeida, L. S. (2015). Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos. Revista Lusófona de Educação, (29), 145-159.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:48.098955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos
title Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos
spellingShingle Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos
Antunes, Ana Pereira
Alunos com altas habilidades
Criatividade
Programas de enriquecimento
Produtos criativos
High ability students
Creativity
Enrichment programs
Creative products
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos
title_full Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos
title_fullStr Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos
title_full_unstemmed Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos
title_sort Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos
author Antunes, Ana Pereira
author_facet Antunes, Ana Pereira
Almeida, Leandro Silva
author_role author
author2 Almeida, Leandro Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Pereira
Almeida, Leandro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos com altas habilidades
Criatividade
Programas de enriquecimento
Produtos criativos
High ability students
Creativity
Enrichment programs
Creative products
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Alunos com altas habilidades
Criatividade
Programas de enriquecimento
Produtos criativos
High ability students
Creativity
Enrichment programs
Creative products
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Progressivamente o paradigma da escola inclusiva, enfatizando os direitos cívicos e a necessidade de atenção à diversidade, tem desencadeado o interesse da comunidade académica e educativa para a educação dos alunos sobredotados e mais talentosos. Por sua vez, o critério da criatividade tem sido considerado uma dimensão importante no diagnóstico de altas habilidades, emergindo também como critério relevante na avaliação da eficácia dos programas de enriquecimento aplicados. Nessa lógica, os produtos criativos, entendidos como expressão dos processos cognitivos e competências criativas, tornam-se um elemento privilegiado na apreciação da capacidade criativa do sujeito. Neste trabalho procuramos descrever e analisar uma proposta de avaliação dos produtos criativos desenvolvidos aquando a aplicação de um programa de enriquecimento. Participaram no estudo 19 alunos, 10 rapazes e 9 raparigas, que frequentavam o 2º ciclo de escolaridade do ensino básico português, sinalizados como alunos com mais capacidades, tomando a sua avaliação em termos de criatividade, inteligência e rendimento académico. Apresentamos uma grelha de análise dos produtos criativos, neste caso a produção escrita de histórias infantis, e discutimos a sua adequação em termos de instrumento de avaliação da criatividade dos alunos. Algumas dificuldades encontradas são comentadas, apontando-se sugestões para a continuidade dos estudos sobre este procedimento na avaliação da criatividade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2020-11-09T16:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2963
url http://hdl.handle.net/10400.13/2963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, A. P., & Almeida, L. S. (2015). Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos. Revista Lusófona de Educação, (29), 145-159.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129929371090944