Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2465 |
Resumo: | 0 presente texto retoma o fio condutor de algumas reflexões elaboradas a partir de certos resultados empíricos da investigação realizada a um segmento populacional de uma fileira de estudos específica - jovens licenciados em Engenharia. Deste modo, o nosso contributo passara por: i) destacar alguns dos processos de mudança em curso em torno dos padrões de inserção profissional de jovens diplomados; ii) identificar os fatores de segmentação dos mercados profissionais e seus efeitos na crescente diferenciação interna deste grupo profissional e dos critérios de classificação/distinção identitária mobilizados pelos jovens em inicio de uma carreira; iii) contribuir para o conhecimento das mudanças de representações e sentidos construídos em torno do diploma, emprego e profissão. |
id |
RCAP_122fc0638173c711693ff5b95d8197a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2465 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheirosDossier0 presente texto retoma o fio condutor de algumas reflexões elaboradas a partir de certos resultados empíricos da investigação realizada a um segmento populacional de uma fileira de estudos específica - jovens licenciados em Engenharia. Deste modo, o nosso contributo passara por: i) destacar alguns dos processos de mudança em curso em torno dos padrões de inserção profissional de jovens diplomados; ii) identificar os fatores de segmentação dos mercados profissionais e seus efeitos na crescente diferenciação interna deste grupo profissional e dos critérios de classificação/distinção identitária mobilizados pelos jovens em inicio de uma carreira; iii) contribuir para o conhecimento das mudanças de representações e sentidos construídos em torno do diploma, emprego e profissão.2017-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2465por0872-3419Marques, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-12T16:20:12Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:05.389933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros |
title |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros |
spellingShingle |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros Marques, Ana Paula Dossier |
title_short |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros |
title_full |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros |
title_fullStr |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros |
title_full_unstemmed |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros |
title_sort |
Mercados profissionais e (di)visões identitárias de jovens engenheiros |
author |
Marques, Ana Paula |
author_facet |
Marques, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dossier |
topic |
Dossier |
description |
0 presente texto retoma o fio condutor de algumas reflexões elaboradas a partir de certos resultados empíricos da investigação realizada a um segmento populacional de uma fileira de estudos específica - jovens licenciados em Engenharia. Deste modo, o nosso contributo passara por: i) destacar alguns dos processos de mudança em curso em torno dos padrões de inserção profissional de jovens diplomados; ii) identificar os fatores de segmentação dos mercados profissionais e seus efeitos na crescente diferenciação interna deste grupo profissional e dos critérios de classificação/distinção identitária mobilizados pelos jovens em inicio de uma carreira; iii) contribuir para o conhecimento das mudanças de representações e sentidos construídos em torno do diploma, emprego e profissão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2465 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-3419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130766556266496 |