A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8040 |
Resumo: | Este Trabalho de Investigação Aplicada tem como tema “A Formação na Guarda – Aplicação de Critérios de Eficácia”. O objectivo é determinar os critérios que tornam a formação eficaz na GNR. De acordo com o tema, decidiu-se estudar algumas linhas orientadoras da formação na Guarda que influenciam de alguma forma a eficácia, como por exemplo: o diagnóstico/levantamento de necessidades, a orientação da formação para a função, a avaliação dos resultados, a satisfação das necessidades da população e o enfoque da formação para os resultados. A realização do trabalho assenta no método hipotético-dedutivo, com recurso à revisão bibliográfica para enquadramento teórico e entrevistas semi-directivas, no âmbito do trabalho empírico, com o intuito de recolher dados, através de perguntas abertas. Foram identificados seis critérios a adoptar para a eficácia da formação: As necessidades de formação devem ser definidas pelos utentes com base em perfis de competência; Formação orientada para a função; A formação deve estar orientada para a satisfação das necessidades da população; Avaliação dos resultados da formação em contexto de trabalho; Corpo docente especializado; Estabilidade curricular. Estes critérios encontrados poderão constituir-se como hipóteses para trabalhos futuros e a sua aplicação permitirá, no futuro, melhorar a formação na Guarda, melhorar a qualidade de serviço prestado à população e preparar o militar para um melhor desempenho da sua função. |
id |
RCAP_12388a310ca4b902501033a40a4344f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8040 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficáciaFormaçãoEficáciaFunçãoResultadosEste Trabalho de Investigação Aplicada tem como tema “A Formação na Guarda – Aplicação de Critérios de Eficácia”. O objectivo é determinar os critérios que tornam a formação eficaz na GNR. De acordo com o tema, decidiu-se estudar algumas linhas orientadoras da formação na Guarda que influenciam de alguma forma a eficácia, como por exemplo: o diagnóstico/levantamento de necessidades, a orientação da formação para a função, a avaliação dos resultados, a satisfação das necessidades da população e o enfoque da formação para os resultados. A realização do trabalho assenta no método hipotético-dedutivo, com recurso à revisão bibliográfica para enquadramento teórico e entrevistas semi-directivas, no âmbito do trabalho empírico, com o intuito de recolher dados, através de perguntas abertas. Foram identificados seis critérios a adoptar para a eficácia da formação: As necessidades de formação devem ser definidas pelos utentes com base em perfis de competência; Formação orientada para a função; A formação deve estar orientada para a satisfação das necessidades da população; Avaliação dos resultados da formação em contexto de trabalho; Corpo docente especializado; Estabilidade curricular. Estes critérios encontrados poderão constituir-se como hipóteses para trabalhos futuros e a sua aplicação permitirá, no futuro, melhorar a formação na Guarda, melhorar a qualidade de serviço prestado à população e preparar o militar para um melhor desempenho da sua função.Abstract The title of this study is “The Training in GNR – The application of effectiveness criteria” and its objective is to find what criteria make that training effective. Following the conductive line of this study, was decided to study some guiding lines of the training in GNR that some how influence its effectiveness, for instance: the diagnostic/survey of needs, the orientation of the training to the future job, the assessment of the results, the satisfaction of the population needs and the focus of the training to the results. This study was built by following the hypothetical – deductive method, using bibliographic search to make its theoretical part and to solve its empirical part some semi directive interviews were made. Six criteria were identified to adopt in training to make it effective. The training needs should be defined by the users based in competence profiles; the training should be oriented to the future job; the training has to be oriented to the population needs; the assessment of training results in the context of the future job; specialized teachers and curricular stability. The criteria that were found in this study could be considered in future studies on this area. The application of these criteria will allow in future a better training in GNR, it will improve the quality of the service provided to populations and will prepare the GNR soldier for a better performance in his job.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumPinheiro, Luís2015-03-17T11:47:00Z2008-07-01T00:00:00Z2008-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:55.733510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia |
title |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia |
spellingShingle |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia Pinheiro, Luís Formação Eficácia Função Resultados |
title_short |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia |
title_full |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia |
title_fullStr |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia |
title_full_unstemmed |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia |
title_sort |
A formação na GNR: Aplicação de critérios de eficácia |
author |
Pinheiro, Luís |
author_facet |
Pinheiro, Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Eficácia Função Resultados |
topic |
Formação Eficácia Função Resultados |
description |
Este Trabalho de Investigação Aplicada tem como tema “A Formação na Guarda – Aplicação de Critérios de Eficácia”. O objectivo é determinar os critérios que tornam a formação eficaz na GNR. De acordo com o tema, decidiu-se estudar algumas linhas orientadoras da formação na Guarda que influenciam de alguma forma a eficácia, como por exemplo: o diagnóstico/levantamento de necessidades, a orientação da formação para a função, a avaliação dos resultados, a satisfação das necessidades da população e o enfoque da formação para os resultados. A realização do trabalho assenta no método hipotético-dedutivo, com recurso à revisão bibliográfica para enquadramento teórico e entrevistas semi-directivas, no âmbito do trabalho empírico, com o intuito de recolher dados, através de perguntas abertas. Foram identificados seis critérios a adoptar para a eficácia da formação: As necessidades de formação devem ser definidas pelos utentes com base em perfis de competência; Formação orientada para a função; A formação deve estar orientada para a satisfação das necessidades da população; Avaliação dos resultados da formação em contexto de trabalho; Corpo docente especializado; Estabilidade curricular. Estes critérios encontrados poderão constituir-se como hipóteses para trabalhos futuros e a sua aplicação permitirá, no futuro, melhorar a formação na Guarda, melhorar a qualidade de serviço prestado à população e preparar o militar para um melhor desempenho da sua função. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07-01T00:00:00Z 2008-07-01T00:00:00Z 2015-03-17T11:47:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/8040 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/8040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar. Direção de Ensino |
publisher.none.fl_str_mv |
Academia Militar. Direção de Ensino |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553269099069440 |