Satisfação dos utentes numa unidade de saúde do interior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5027 |
Resumo: | Introdução – A satisfação do utente funciona como um indicador de qualidade no sistema de saúde de qualquer pais, pelo que o conhecimento da perspectiva do utente à cerca desta dimensão é considerada indispensável, para monitorizar a qualidade dos serviços de saúde e para identificar problemas a corrigir, expectativas em relação aos cuidados e ainda reorganizar serviços de saúde. A investigação pretende identificar o índice de satisfação dos utentes, utilizando os indicadores EUROPEP e determinar em que medida as variáveis a influenciam. Método – Realizou-se um estudo transversal de natureza quantitativa não experimental, descritivo correlacional, com recurso a uma amostra de 419 indivíduos, da Unidade de Saúde de Tarouca, na sua maioria do sexo feminino (58.0%), casados (70.4%), residentes na Cidade (51.7%), detém o 3º Ciclo do Ensino Básico (35.3%) e com uma média de idade de 39.40 anos. Resultados – O índice de “satisfação global” obteve a média de 53.3%, mas melhor média no indicador “relação e comunicação” (63.2%) e a menor em “organização dos serviços” (29.3%). Das variáveis, enquanto hipotéticos determinantes da satisfação dos utentes realçamos que as que evidenciam um efeito significativo diferente e melhor sobre a generalidade das dimensões são: sexo (homens), local de residência (cidade), habilitações literárias (ensino secundário). Conclusões – Conhecer o índice de satisfação dos utentes que recorrem aos serviços de saúde é um elementos estruturante e fundamental para a eficiência e qualidade dos cuidados prestados. Porém fica patente que esta avaliação deve ser monitorizada, tendo em conta as realidades socio económicas e culturais de cada comunidade, para assim se planearem e implementarem serviços. |
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Satisfação dos utentes numa unidade de saúde do interiorSatisfação do doente -- Patient satisfactionUtentesSaúdeGestão de serviçosUtilizador -- UserHealthManaging servicesIntrodução – A satisfação do utente funciona como um indicador de qualidade no sistema de saúde de qualquer pais, pelo que o conhecimento da perspectiva do utente à cerca desta dimensão é considerada indispensável, para monitorizar a qualidade dos serviços de saúde e para identificar problemas a corrigir, expectativas em relação aos cuidados e ainda reorganizar serviços de saúde. A investigação pretende identificar o índice de satisfação dos utentes, utilizando os indicadores EUROPEP e determinar em que medida as variáveis a influenciam. Método – Realizou-se um estudo transversal de natureza quantitativa não experimental, descritivo correlacional, com recurso a uma amostra de 419 indivíduos, da Unidade de Saúde de Tarouca, na sua maioria do sexo feminino (58.0%), casados (70.4%), residentes na Cidade (51.7%), detém o 3º Ciclo do Ensino Básico (35.3%) e com uma média de idade de 39.40 anos. Resultados – O índice de “satisfação global” obteve a média de 53.3%, mas melhor média no indicador “relação e comunicação” (63.2%) e a menor em “organização dos serviços” (29.3%). Das variáveis, enquanto hipotéticos determinantes da satisfação dos utentes realçamos que as que evidenciam um efeito significativo diferente e melhor sobre a generalidade das dimensões são: sexo (homens), local de residência (cidade), habilitações literárias (ensino secundário). Conclusões – Conhecer o índice de satisfação dos utentes que recorrem aos serviços de saúde é um elementos estruturante e fundamental para a eficiência e qualidade dos cuidados prestados. Porém fica patente que esta avaliação deve ser monitorizada, tendo em conta as realidades socio económicas e culturais de cada comunidade, para assim se planearem e implementarem serviços.Introduction: The satisfaction of the User works as an indicator of quality in the Health System of any country, whereby the knowledge of the perspective of the User, in relation with this dimension it´s considered indispensable to monitor the quality of the Health Services, and to identify the issues to correct, expectations relative to the care provided, and also to reorganize the Health Services. The purpose of this investigation, is to ident ity the satisfaction index of the Users, using the EUROPEP indicators and determine in what measure the variables influence it. Methods: It was held a quantitative and transversal study, non-experimental, descriptive-correlational; Sample: 419 individuals from the Health Unit of Tarouca, being the biggest part of the sample female (58 %), married (70.4 %), living in the city (51.7%), having the 3rd Cycle of Basic education (35.3%) and with a mean age of 39.4 years. Results: The index of “global satisfaction” obtained a mean of 53.3%, with a better mean in the indicator “relation and communication” (63.2%) and the lowest in the “services organization” (29.3%). From the variables, while hypothetic determinants of the user’s satisfaction, we´ve highlighted the ones that evidence a different, significant and better effect upon the generality of the dimensions: sex (male), place of residence (city), qualifications (secondary education). Conclusions: knowing the index of satisfaction of the users, that resort to the Health Services is a structuring and crucial element for the efficiency of the quality of the care provided. However it stays underlined that this evaluation has to be monitored according to the social, economic and cultural realities of each community, to plan and implement adequate services.2013-05-27T19:41:26Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5027porOliveira, António José Eugénio deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:10.057332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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