Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia

Bibliographic Details
Main Author: Simões, João Manuel Rosa
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/94767
Summary: Dissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_286d3145b9a1004b55e9122f668b56ca
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação dos Utentes de um Serviço de ImagiologiaPatient Satisfaction in a Medical Imaging DepartmentRadiologiaSatisfação do UtenteRadiologyPatient SatisfactionDissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde apresentada à Faculdade de EconomiaIntrodução: Conhecer o nível de satisfação dos utentes com os cuidados recebidos permite operacionalizar alterações estratégicas ao nível da gestão do serviço de saúde, que se coadunem com as necessidades exigidas, cada vez maiores.Objetivos: Avaliar a satisfação dos utentes do Serviço de Imagiologia da Clínica de Saúde Sanfil Medicina, em Coimbra, analisando diferenças consoante as características sociodemográficas dos utentes (sexo, idade e escolaridade) e a sua experiência prévia no mesmo.Metodologia: Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, transversal. Através de amostragem não probabilística, incluíram-se utentes do serviço de Imagiologia, adultos, durante o período de março a junho de 2019. Aplicou-se o questionário SatUtil-MCDTAd v5, (de 2018/2019), que avalia a Satisfação Global, bem como com a Admissão e Receção, com os Profissionais de Saúde e com as Instalações. Realizou-se análise descritiva da satisfação e a correlação entre a satisfação e as variáveis sociodemográficas e experiência prévia. Resultados: Participaram 202 utentes [133 mulheres, idade média de 50,23 (±16,07) anos ]. Estes revelam uma Satisfação Global média de 80%. Verificou-se que os utentes mais novos apresentaram maior satisfação, bem como utentes com maior nível de escolaridade. Não se verificou diferença na satisfação consoante o sexo, nem consoante tenham tido ou não uma experiência prévia na unidade. Os utentes sugerem que devem ser efetuadas melhorias no espaço físico da clínica e no tempo de atendimento do serviço de secretariado.Conclusão: O estudo realizado permitiu perceber o nível de satisfação dos utentes de acordo com os diversos parâmetros analisados e quais os pontos a melhorar no espaço, organização e atendimento dos mesmos.Introduction: Analyse the patient satisfaction with the health care services allows the establishment of management strategies according to the demanding needs. Objectives: This study aims to evaluate the satisfaction of patient that attended to Clínica de Saúde Sanfil Medicina, Medical imaging Department. Patient sociodemographic characteristics (gender, age and education) and their previous experiences were analysed.Methods: An exploratory and descriptive, cross-sectional study was carried out. Through non-probabilistic sampling, adult patients that attended to Medical Imaging Department from March to June 2019, were included in this study. The SatUtil -MCDTAd v5 survey (from 2018/2019) was applied. This survey assesses Global Satisfaction, Admission and Reception, Health Professionals interaction and Facilities. Descriptive analysis of satisfaction and the correlation between satisfaction and socio-demographic variables and previous experience were carried out.Results: In this study 202 patients were included [133 women, mean age of 50.23 (±16.07) years old]. A global satisfaction of 80% was founded, younger patients presented better values of satisfaction, as well patients with higher education level. No significant differences were founded according to gender or previous experience in the unit. Patients suggested that improvements must be performed on facilities and admission time must be reduce.Conclusion: This study characterised the patient satisfaction in different aspects, with these results will be possible to improve this department facilities, organisation and patient care.2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94767http://hdl.handle.net/10316/94767TID:202709345porSimões, João Manuel Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:18:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:25.478111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia
Patient Satisfaction in a Medical Imaging Department
title Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia
spellingShingle Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia
Simões, João Manuel Rosa
Radiologia
Satisfação do Utente
Radiology
Patient Satisfaction
title_short Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia
title_full Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia
title_fullStr Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia
title_full_unstemmed Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia
title_sort Satisfação dos Utentes de um Serviço de Imagiologia
author Simões, João Manuel Rosa
author_facet Simões, João Manuel Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, João Manuel Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Radiologia
Satisfação do Utente
Radiology
Patient Satisfaction
topic Radiologia
Satisfação do Utente
Radiology
Patient Satisfaction
description Dissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94767
http://hdl.handle.net/10316/94767
TID:202709345
url http://hdl.handle.net/10316/94767
identifier_str_mv TID:202709345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134029284376576