Eventos Terroristas e Redes Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/3326 |
Resumo: | Este estudo pretende ser um contributo para explicar de que forma a experiência dos utilizadores da internet influência a curiosidade e a atenção que os mesmos têm pela leitura de notícias online sobre eventos terroristas. Analisa-se também a forma como a experiência dos utilizadores da internet influência duma forma direta e indireta a receção de mensagens eletrónicas (eWOM – electronic word-of-mouth). Foi utilizada uma amostragem de 200 inquiridos, maioritariamente Portugueses. Os dados foram analisados recorrendo aos softwares estatísticos SPSS 21 e Lisrel 8.8.Os resultados realçam a importância do consumo e o encaminhamento de notícias sobre eventos terroristas e, surpreendentemente a influência negativa do eWOM sobre a partilha de notícias na internet. Futuramente, as organizações devem aumentar e dar maior notoriedade à credibilidade das informações sobre eventos terroristas, isto terá implicações positivas na atenção e na curiosidade prestada pelos consumidores acerca de conteúdos sobre terrorismo. |
id |
RCAP_123da50e5bbaeb110960780735c8d095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3326 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Eventos Terroristas e Redes SociaiseWOMEventos TerroristasRedes SociaisPartilhaTerrorist EventsSocial NetworksShareDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste estudo pretende ser um contributo para explicar de que forma a experiência dos utilizadores da internet influência a curiosidade e a atenção que os mesmos têm pela leitura de notícias online sobre eventos terroristas. Analisa-se também a forma como a experiência dos utilizadores da internet influência duma forma direta e indireta a receção de mensagens eletrónicas (eWOM – electronic word-of-mouth). Foi utilizada uma amostragem de 200 inquiridos, maioritariamente Portugueses. Os dados foram analisados recorrendo aos softwares estatísticos SPSS 21 e Lisrel 8.8.Os resultados realçam a importância do consumo e o encaminhamento de notícias sobre eventos terroristas e, surpreendentemente a influência negativa do eWOM sobre a partilha de notícias na internet. Futuramente, as organizações devem aumentar e dar maior notoriedade à credibilidade das informações sobre eventos terroristas, isto terá implicações positivas na atenção e na curiosidade prestada pelos consumidores acerca de conteúdos sobre terrorismo.Abstract The study contribute consists to explain how the experience of Internet users influence the curiosity and attention that they have by reading online news about terrorist events. Also, was analyze how the users' experience of the internet influence of a direct and indirect receipt of electronic messages (eWOM - electronic word-of-mouth). A sample of 200 respondents, answered in mostly of the time by Portuguese. Data were analyzed using the statistical software SPSS 21 and LISREL 8.8.. The results highlight the importance of consumption and forwarding news about terrorist events and surprisingly the negative influence of eWOM about sharing news on the internet. In the future, organizations must increase and give greater prominence to the credibility of information on terrorist events this will have positive implications in attention and curiosity paid by consumers about terrorism on content.Abrantes, José LuísSeabra, CláudiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuHenriques, Sara Alexandre Saraiva2016-09-07T09:19:55Z2016-04-142016-04-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3326TID:201237776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:41Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:23.511569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eventos Terroristas e Redes Sociais |
title |
Eventos Terroristas e Redes Sociais |
spellingShingle |
Eventos Terroristas e Redes Sociais Henriques, Sara Alexandre Saraiva eWOM Eventos Terroristas Redes Sociais Partilha Terrorist Events Social Networks Share Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Eventos Terroristas e Redes Sociais |
title_full |
Eventos Terroristas e Redes Sociais |
title_fullStr |
Eventos Terroristas e Redes Sociais |
title_full_unstemmed |
Eventos Terroristas e Redes Sociais |
title_sort |
Eventos Terroristas e Redes Sociais |
author |
Henriques, Sara Alexandre Saraiva |
author_facet |
Henriques, Sara Alexandre Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abrantes, José Luís Seabra, Cláudia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Sara Alexandre Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
eWOM Eventos Terroristas Redes Sociais Partilha Terrorist Events Social Networks Share Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
eWOM Eventos Terroristas Redes Sociais Partilha Terrorist Events Social Networks Share Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Este estudo pretende ser um contributo para explicar de que forma a experiência dos utilizadores da internet influência a curiosidade e a atenção que os mesmos têm pela leitura de notícias online sobre eventos terroristas. Analisa-se também a forma como a experiência dos utilizadores da internet influência duma forma direta e indireta a receção de mensagens eletrónicas (eWOM – electronic word-of-mouth). Foi utilizada uma amostragem de 200 inquiridos, maioritariamente Portugueses. Os dados foram analisados recorrendo aos softwares estatísticos SPSS 21 e Lisrel 8.8.Os resultados realçam a importância do consumo e o encaminhamento de notícias sobre eventos terroristas e, surpreendentemente a influência negativa do eWOM sobre a partilha de notícias na internet. Futuramente, as organizações devem aumentar e dar maior notoriedade à credibilidade das informações sobre eventos terroristas, isto terá implicações positivas na atenção e na curiosidade prestada pelos consumidores acerca de conteúdos sobre terrorismo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07T09:19:55Z 2016-04-14 2016-04-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/3326 TID:201237776 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/3326 |
identifier_str_mv |
TID:201237776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130891078860800 |