Resiliência e suporte social - implementação de um programa de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/7919 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 |
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Resiliência e suporte social - implementação de um programa de intervençãoPsicologia da educaçãoResiliênciaSuporte socialAdolescentesPrograma de intervençãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano caracterizada por diversas alterações a nível físico, psicológico e social que podem acarretar alguns desequilíbrios e vulnerabilidades. Enquanto alguns jovens ultrapassam esta etapa revelando um bom ajustamento e demonstrando resiliência, outros contudo revelam dificuldades em conseguir adaptar-se e resolver com eficácia as diversas tarefas desenvolvimentais. Diversos investigadores assinalam que é possivel promover o desenvolvimento das competências pessoais e socias que são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, resiliência e suporte social dos jovens, através da implementação de programas específicos de forma a que os jovens possam conseguir mais facilmente ultrapassar as suas vulnerabilidades e dificuldades. O presente estudo com um desenho quasi-experimental, pretende como objetivo geral analisar os benefícios da implementação de um programa de promoção e desenvolvimento da resiliência em jovens adolescentes em situação de risco. Participaram no estudo 11 sujeitos, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos (M = 14,45; DP = 1,13). Estes jovens encontravam-se a frequentar o 7.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2013-2014, numa turma de Percurso Curricular Alternativo. Os resultados do estudo revelam, de uma forma geral, após a intervenção um aumento significativo no que se refere à Resiliência, e Satisfação com o Suporte Social, concluindo-se que estas variáveis contribuem para o desenvolvimento positivo dos jovens da presente amostra. Neste sentido podemos avançar que o Programa implementado constituiu-se como uma mais-valia para estes jovens adolescentes. Considerando os resultados obtidos pode-se ainda referir a relevância que os programas de intervenção/promoção da resiliência representam para o desenvolvimento positivo dos jovens, uma vez que estes se apresentam como oportunidades para os jovens otimizarem as suas potencialidades, praticarem e promoverem o desenvolvimento de novas competências e aumentarem o sentimento de pertença a um grupo.Martins, Maria HelenaSapientiaAssunção, Ana Isabel Horta2016-04-01T14:00:48Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7919TID:202480909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:10.747531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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