Suporte social, esperança, otimismo e frequência da Universidade Sénior: fatores de resiliência na terceira idade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Alexandra Hermínia Abrantes Teixeira Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/7915
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
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spelling Suporte social, esperança, otimismo e frequência da Universidade Sénior: fatores de resiliência na terceira idade?Psicologia da educaçãoIdososResiliênciaOtimismoEsperançaSuporte socialDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014O processo de envelhecimento é caracterizado por um conjunto de alterações, destacando-se nesta fase da vida uma maior vulnerabilidade que pode provir da deterioração das capacidades neurológicas, da dificuldade de adaptação a novos papéis, do isolamento e da perda de autonomia. Neste processo, diversos fatores podem, no entanto, funcionar como proteção e resiliência. Com o presente estudo pretende-se analisar se o suporte social, a esperança, o otimismo e a frequência da Universidade Sénior influenciam a resiliência dos gerontes. A amostra é constituída por 65 gerontes (N=65), sendo que 31 gerontes frequentam a Universidade Sénior e 34 não frequentam. Os inquiridos responderam a um questionário sociodemográfico, ao Inventário Measuring State and Child Resilience (Hiew, 1998, adaptado por Martins, 2005), ao Questionário de Suporte Social (versão reduzida - SSQ6) (Pinheiro & Ferreira, 2001, 2002), à Escala de Esperança (Oliveira, 2003) e à Escala de Otimismo (Oliveira, 1998). O estudo revelou que existem diferenças estatisticamente significativas entre os gerontes que frequentam a Universidade Sénior e os que não frequentam no que se refere à sua resiliência, bem como no otimismo. São os gerontes que não frequentam a Universidade Sénior que apresentam valores mais elevados nessas variáveis. Constatou-se que, quer no grupo de gerontes que frequentam a Universidade Sénior, quer no grupo que não frequenta, a resiliência atual se correlaciona positivamente com a resiliência desenvolvida em criança, a esperança e o otimismo. Assinale-se que no grupo de gerontes que frequentam a Universidade Sénior a resiliência atual correlaciona-se positivamente com a componente qualitativa do suporte social e no grupo de gerontes que não frequenta a Universidade Sénior a resiliência atual correlaciona-se positivamente com a componente quantitativa do suporte social. Constatou-se que a resiliência desenvolvida em criança e o otimismo constituem variáveis preditivas da resiliência atual neste grupo de gerontes.Martins, Maria Helena VenâncioSapientiaCardoso, Alexandra Hermínia Abrantes Teixeira Soares2016-03-31T15:23:20Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/7915TID:202464555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:05Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/7915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:10.549126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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