O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Albertina da Igreja
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3993
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido impulsionadoras de novas estratégias de ensino e de aprendizagem nos vários níveis de ensino. Os principais objectivos do estudo foram: compreender os modos de utilização das TIC pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; identificar o nível de formação em TIC e conhecer as atitudes desses professores face à aprendizagem das TIC e sua utilização educativa. A metodologia seguida neste trabalho pode ser caracterizada pelos seguintes aspectos: estudo misto, assumindo características do paradigma quantitativo e qualitativo; o principal instrumento de recolha de dados foi um questionário, embora também tenham sido realizadas entrevistas para complementar a informação obtida pelo questionário; a amostra é constituída por 82 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Dos principais resultados obtidos destacamos: Os professores da amostra consideram importante a utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico; de um modo geral, usam as TIC com regularidade para uso pessoal e o mesmo não se verifica no desenvolvimento de actividades com os alunos. Possuem conhecimentos razoáveis acerca da Internet e de programas do ambiente Windows. Dos dados do estudo podemos inferir que o uso das TIC pelos professores do 1º Ciclo ainda não faz parte das suas estratégias diárias no contexto de sala de aula, embora muitos deles já usem regularmente as TIC para o desenvolvimento de actividades pessoais. Neste sentido, ainda há um logo caminho a percorrer para que as TIC possam ser úteis para os alunos no contexto de sala de aula. The Information and Communication Technology (ICT) have been driving new strategies for teaching and learning in various educational levels. The main objectives of the study were: to understand the uses of ICT by Elementary School Teachers (teachers in the 1st cycle of basic education), to identify the level of ICT training and know the attitudes of those teachers towards the learning of ICT and its educational use. The methodology of this work can be characterized by the following aspects: join study, taking on characteristics of quantitative and qualitative paradigm; the main instrument of data collection was a questionnaire, although interviews have also been made to supplement the information obtained by the questionnaire; the sample consists of 82 Elementary School Teachers (teachers of the 1st cycle of basic education). Highlight the main results: The teachers of the sample consider the use of ICT in Elementary School important; in general, they regularly use ICT for personal use and the same is not true in the development of activities with students. These teachers have reasonable knowledge about the Internet and programs of the Windows environment. From the survey data we can infer that the use of ICT by Elementary School Teachers is not yet part of their daily strategies in the context of the classroom, although many of them regularly use ICT for the development of personal activities. So, we can conclude, that there is still a long way to go before ICT can be useful for students in a classroom‘s context.
id RCAP_124d7fc80229e4c168446813d3ef3627
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de BragançaUso das TICCompetências em TICFormação de professores em TICAtitudes dos professores face às TICAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido impulsionadoras de novas estratégias de ensino e de aprendizagem nos vários níveis de ensino. Os principais objectivos do estudo foram: compreender os modos de utilização das TIC pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; identificar o nível de formação em TIC e conhecer as atitudes desses professores face à aprendizagem das TIC e sua utilização educativa. A metodologia seguida neste trabalho pode ser caracterizada pelos seguintes aspectos: estudo misto, assumindo características do paradigma quantitativo e qualitativo; o principal instrumento de recolha de dados foi um questionário, embora também tenham sido realizadas entrevistas para complementar a informação obtida pelo questionário; a amostra é constituída por 82 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Dos principais resultados obtidos destacamos: Os professores da amostra consideram importante a utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico; de um modo geral, usam as TIC com regularidade para uso pessoal e o mesmo não se verifica no desenvolvimento de actividades com os alunos. Possuem conhecimentos razoáveis acerca da Internet e de programas do ambiente Windows. Dos dados do estudo podemos inferir que o uso das TIC pelos professores do 1º Ciclo ainda não faz parte das suas estratégias diárias no contexto de sala de aula, embora muitos deles já usem regularmente as TIC para o desenvolvimento de actividades pessoais. Neste sentido, ainda há um logo caminho a percorrer para que as TIC possam ser úteis para os alunos no contexto de sala de aula. The Information and Communication Technology (ICT) have been driving new strategies for teaching and learning in various educational levels. The main objectives of the study were: to understand the uses of ICT by Elementary School Teachers (teachers in the 1st cycle of basic education), to identify the level of ICT training and know the attitudes of those teachers towards the learning of ICT and its educational use. The methodology of this work can be characterized by the following aspects: join study, taking on characteristics of quantitative and qualitative paradigm; the main instrument of data collection was a questionnaire, although interviews have also been made to supplement the information obtained by the questionnaire; the sample consists of 82 Elementary School Teachers (teachers of the 1st cycle of basic education). Highlight the main results: The teachers of the sample consider the use of ICT in Elementary School important; in general, they regularly use ICT for personal use and the same is not true in the development of activities with students. These teachers have reasonable knowledge about the Internet and programs of the Windows environment. From the survey data we can infer that the use of ICT by Elementary School Teachers is not yet part of their daily strategies in the context of the classroom, although many of them regularly use ICT for the development of personal activities. So, we can conclude, that there is still a long way to go before ICT can be useful for students in a classroom‘s context.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de GestãoMiranda, LuísaPereira, Maria JoãoBiblioteca Digital do IPBNeto, Albertina da Igreja2011-04-11T10:49:10Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3993TID:201456125porNeto, Albertina da Igreja (2010). O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:10:10Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:38.285620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança
title O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança
spellingShingle O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança
Neto, Albertina da Igreja
Uso das TIC
Competências em TIC
Formação de professores em TIC
Atitudes dos professores face às TIC
title_short O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança
title_full O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança
title_fullStr O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança
title_full_unstemmed O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança
title_sort O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança
author Neto, Albertina da Igreja
author_facet Neto, Albertina da Igreja
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Luísa
Pereira, Maria João
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Albertina da Igreja
dc.subject.por.fl_str_mv Uso das TIC
Competências em TIC
Formação de professores em TIC
Atitudes dos professores face às TIC
topic Uso das TIC
Competências em TIC
Formação de professores em TIC
Atitudes dos professores face às TIC
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm sido impulsionadoras de novas estratégias de ensino e de aprendizagem nos vários níveis de ensino. Os principais objectivos do estudo foram: compreender os modos de utilização das TIC pelos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico; identificar o nível de formação em TIC e conhecer as atitudes desses professores face à aprendizagem das TIC e sua utilização educativa. A metodologia seguida neste trabalho pode ser caracterizada pelos seguintes aspectos: estudo misto, assumindo características do paradigma quantitativo e qualitativo; o principal instrumento de recolha de dados foi um questionário, embora também tenham sido realizadas entrevistas para complementar a informação obtida pelo questionário; a amostra é constituída por 82 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Dos principais resultados obtidos destacamos: Os professores da amostra consideram importante a utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico; de um modo geral, usam as TIC com regularidade para uso pessoal e o mesmo não se verifica no desenvolvimento de actividades com os alunos. Possuem conhecimentos razoáveis acerca da Internet e de programas do ambiente Windows. Dos dados do estudo podemos inferir que o uso das TIC pelos professores do 1º Ciclo ainda não faz parte das suas estratégias diárias no contexto de sala de aula, embora muitos deles já usem regularmente as TIC para o desenvolvimento de actividades pessoais. Neste sentido, ainda há um logo caminho a percorrer para que as TIC possam ser úteis para os alunos no contexto de sala de aula. The Information and Communication Technology (ICT) have been driving new strategies for teaching and learning in various educational levels. The main objectives of the study were: to understand the uses of ICT by Elementary School Teachers (teachers in the 1st cycle of basic education), to identify the level of ICT training and know the attitudes of those teachers towards the learning of ICT and its educational use. The methodology of this work can be characterized by the following aspects: join study, taking on characteristics of quantitative and qualitative paradigm; the main instrument of data collection was a questionnaire, although interviews have also been made to supplement the information obtained by the questionnaire; the sample consists of 82 Elementary School Teachers (teachers of the 1st cycle of basic education). Highlight the main results: The teachers of the sample consider the use of ICT in Elementary School important; in general, they regularly use ICT for personal use and the same is not true in the development of activities with students. These teachers have reasonable knowledge about the Internet and programs of the Windows environment. From the survey data we can infer that the use of ICT by Elementary School Teachers is not yet part of their daily strategies in the context of the classroom, although many of them regularly use ICT for the development of personal activities. So, we can conclude, that there is still a long way to go before ICT can be useful for students in a classroom‘s context.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-11T10:49:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3993
TID:201456125
url http://hdl.handle.net/10198/3993
identifier_str_mv TID:201456125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Neto, Albertina da Igreja (2010). O uso das TIC nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Bragança. Bragança: Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135176580661248