Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedade, João
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8172
Resumo: Tese de mestrado, Tecnologias e metodologias em e-learning, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_62a51441058bba60ec36356977aa77c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundárioAs TIC e a EducaçãoAuto-eficácia dos professores no uso das TICFormação de professoresÍndices de utilização das TICPlano tecnológico da educaçãoTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Tecnologias e metodologias em e-learning, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2010O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), provocou algumas alterações, no modo como pensamos a educação, nomeadamente, a educação na Sociedade do Conhecimento, bem como, nas formas métodos e nos espaços de aprendizagem. Hoje em dia não só a escola se assume como espaço de aprendizagem, a residência, o local de trabalho, o espaço social assumem um papel importante na aprendizagem. As TIC entraram na escola e por lá vão continuar, esta é uma realidade que não podemos mudar, devemos sim reflectir na melhor maneira de tirar partido das suas potencialidades, em especial das suas potencialidades pedagógicas. O impacto na actividade docente é enorme, pois exige grande capacidade de adaptação por parte dos docentes a esta nova realidade, no entanto os desafios são aliciantes. A utilização das TIC pode revolucionar a aprendizagem dos alunos, através da criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos, inovadores e motivadores, centrados no aluno, proporcionando o desenvolvimento de competências essenciais para preparar os alunos para a vida activa. Alguns estudos revelam que os índices de utilização e integração das TIC são ainda muito baixos, e apresentam como factores inibidores o baixo grau de proficiência na utilização das TIC e a falta de formação. Este estudo, de carácter exploratório, realizado numa escola do ensino básico e secundário, tem por objectivo analisar o grau de proficiência e índice de utilização das TIC, por parte dos professores, analisando ainda a influência de diversos factores como a formação frequentada em TIC, em regime formal e informal, a satisfação com a formação em TIC, os equipamentos e tecnologias implementados pelo plano tecnológico da educação e alguns factores de ordem pessoal (tempo de serviço, género) e profissional (área disciplinar, frequência de disciplinas de informática na formação inicial, satisfação com a profissão docente).The development of Information and Communications Technologies caused some changes in the way we think Education, particularly Education in the society of knowledge and in shapes, methods and in places of learning. Nowadays it‟s not only the school that assumes itself as a place of knowledge but also the residence, the place of work, the social place assume an important role in learning.The Information and Communications Technologies (ICT) got into school and are going to continue there, this is a reality that we can‟t change, we should think in a better way to take advantage of their potentialities, in particular of their pedagogical potentialities. The impact on teaching activity is profound so it is demanded a great capability of adaption by teachers to this new reality, however the challenges are impressive. The use of ICT can improve on learning of the students through the creation of dynamic, innovative and motivational learning environments targeted on student giving the development of the essential skills to prepare students for an active life. Some studies reveal the utilization and integration levels of ICT are still very low and present as restricted factors the low proficiency in using ICT and the lack of training in. This study of exploratory character, developed in a middle and secondary school, intends to analyze the proficiency level and level of ICT utilization by the teachers and also studying the influence of several factors such as the training in ICT, the satisfaction taken from the training in ICT, the equipment and technologies implemented by the technological plan of education and some personal( service time, gender) and professional (subject area, attendance of ICT subjects in an initial training, satisfaction in having a career in teaching) plans.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaPiedade, João2013-04-02T15:39:20Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:47.693635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário
title Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário
spellingShingle Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário
Piedade, João
As TIC e a Educação
Auto-eficácia dos professores no uso das TIC
Formação de professores
Índices de utilização das TIC
Plano tecnológico da educação
Teses de mestrado - 2010
title_short Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário
title_full Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário
title_fullStr Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário
title_sort Utilização das TIC pelos professores de uma escola do ensino básico e secundário
author Piedade, João
author_facet Piedade, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedade, João
dc.subject.por.fl_str_mv As TIC e a Educação
Auto-eficácia dos professores no uso das TIC
Formação de professores
Índices de utilização das TIC
Plano tecnológico da educação
Teses de mestrado - 2010
topic As TIC e a Educação
Auto-eficácia dos professores no uso das TIC
Formação de professores
Índices de utilização das TIC
Plano tecnológico da educação
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Tecnologias e metodologias em e-learning, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2013-04-02T15:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8172
url http://hdl.handle.net/10451/8172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220621185024