Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Miguel Fraústo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27686
Resumo: A presente investigação procurou explorar e compreender o bem-estar de crianças em idade pré-escolar. Reconhecendo as crianças como informadores competentes e privilegiados sobre as suas vidas, utilizámos uma metodologia participativa de investigação. O investigador integrou um contexto pré-escolar e, através de diálogos e entrevistas em pequenos grupos, colaborou com 36 crianças no explorar e construir de significados sobre como as crianças se sentem bem. As crianças participantes parecem sentir-se bem quando se sentem felizes, quando brincam e se divertem e, também, quando descansam e relaxam. Experienciarem e explorarem o mundo à sua volta, sentirem-se competentes, terem liberdade em tomar decisões e fazerem aquilo que é correto e bom para si parecem também constituir experiências de bem-estar. Destaca-se a importância de relações nas quais se sentem amadas e seguras, onde a união e a disponibilidade são características essenciais. Algumas reflexões sobre o contexto pré-escolar e sobre a prática psicoterapêutica com crianças são discutidas; Children’s expressions and perspectives about their well-being: A qualitative study in a preschool setting Abstract: The aim of this research was to explore and understand the well-being of young children. A participatory research methodology and design was constructed, recognizing children as competent and privileged informants about their lives. The adult researcher integrated a preschool setting and collaborated with 36 children, through dialogues and small group interviews, to explore and construct meanings about children’s well-being experiences. Children seem to experience well-being when they are happy, playing and having fun and even when they are resting and relaxing. Experiencing and exploring the world around them, feeling competent, being free to make decisions for themselves and doing what is right and good for them also seem to be well-being experiences. Being involved in relationships, in which they feel loved and secure, and where togetherness can be felt seem to be fundamental for their well-being. Some reflections on kindergarten education and on psychotherapeutic practice with children are discussed.
id RCAP_1259ad778804d891b33064aba1be07f7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolarBem-estarCriançasPerspetivas das criançasContexto pré-escolarardim de infânciaFenomenologiaExperiências de bem-estarInvestigação qualitativaWell-beingYoung childrenChildren’s perspectivesPre-school settingKindergartenPhenomenologyWell-being experiencesQualitative researchA presente investigação procurou explorar e compreender o bem-estar de crianças em idade pré-escolar. Reconhecendo as crianças como informadores competentes e privilegiados sobre as suas vidas, utilizámos uma metodologia participativa de investigação. O investigador integrou um contexto pré-escolar e, através de diálogos e entrevistas em pequenos grupos, colaborou com 36 crianças no explorar e construir de significados sobre como as crianças se sentem bem. As crianças participantes parecem sentir-se bem quando se sentem felizes, quando brincam e se divertem e, também, quando descansam e relaxam. Experienciarem e explorarem o mundo à sua volta, sentirem-se competentes, terem liberdade em tomar decisões e fazerem aquilo que é correto e bom para si parecem também constituir experiências de bem-estar. Destaca-se a importância de relações nas quais se sentem amadas e seguras, onde a união e a disponibilidade são características essenciais. Algumas reflexões sobre o contexto pré-escolar e sobre a prática psicoterapêutica com crianças são discutidas; Children’s expressions and perspectives about their well-being: A qualitative study in a preschool setting Abstract: The aim of this research was to explore and understand the well-being of young children. A participatory research methodology and design was constructed, recognizing children as competent and privileged informants about their lives. The adult researcher integrated a preschool setting and collaborated with 36 children, through dialogues and small group interviews, to explore and construct meanings about children’s well-being experiences. Children seem to experience well-being when they are happy, playing and having fun and even when they are resting and relaxing. Experiencing and exploring the world around them, feeling competent, being free to make decisions for themselves and doing what is right and good for them also seem to be well-being experiences. Being involved in relationships, in which they feel loved and secure, and where togetherness can be felt seem to be fundamental for their well-being. Some reflections on kindergarten education and on psychotherapeutic practice with children are discussed.Universidade de Évora2020-03-04T17:47:14Z2020-03-042020-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/27686http://hdl.handle.net/10174/27686TID:202448754porDepartamento de Psicologiapedromiguelfraustogoncalves@gmail.com684Gonçalves, Pedro Miguel Fraústoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:41.079163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar
title Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar
spellingShingle Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar
Gonçalves, Pedro Miguel Fraústo
Bem-estar
Crianças
Perspetivas das crianças
Contexto pré-escolar
ardim de infância
Fenomenologia
Experiências de bem-estar
Investigação qualitativa
Well-being
Young children
Children’s perspectives
Pre-school setting
Kindergarten
Phenomenology
Well-being experiences
Qualitative research
title_short Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar
title_full Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar
title_fullStr Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar
title_sort Perspetivas e expressões de crianças sobre o seu bem estar: um estudo qualitativo em contexto pré-escolar
author Gonçalves, Pedro Miguel Fraústo
author_facet Gonçalves, Pedro Miguel Fraústo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Pedro Miguel Fraústo
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar
Crianças
Perspetivas das crianças
Contexto pré-escolar
ardim de infância
Fenomenologia
Experiências de bem-estar
Investigação qualitativa
Well-being
Young children
Children’s perspectives
Pre-school setting
Kindergarten
Phenomenology
Well-being experiences
Qualitative research
topic Bem-estar
Crianças
Perspetivas das crianças
Contexto pré-escolar
ardim de infância
Fenomenologia
Experiências de bem-estar
Investigação qualitativa
Well-being
Young children
Children’s perspectives
Pre-school setting
Kindergarten
Phenomenology
Well-being experiences
Qualitative research
description A presente investigação procurou explorar e compreender o bem-estar de crianças em idade pré-escolar. Reconhecendo as crianças como informadores competentes e privilegiados sobre as suas vidas, utilizámos uma metodologia participativa de investigação. O investigador integrou um contexto pré-escolar e, através de diálogos e entrevistas em pequenos grupos, colaborou com 36 crianças no explorar e construir de significados sobre como as crianças se sentem bem. As crianças participantes parecem sentir-se bem quando se sentem felizes, quando brincam e se divertem e, também, quando descansam e relaxam. Experienciarem e explorarem o mundo à sua volta, sentirem-se competentes, terem liberdade em tomar decisões e fazerem aquilo que é correto e bom para si parecem também constituir experiências de bem-estar. Destaca-se a importância de relações nas quais se sentem amadas e seguras, onde a união e a disponibilidade são características essenciais. Algumas reflexões sobre o contexto pré-escolar e sobre a prática psicoterapêutica com crianças são discutidas; Children’s expressions and perspectives about their well-being: A qualitative study in a preschool setting Abstract: The aim of this research was to explore and understand the well-being of young children. A participatory research methodology and design was constructed, recognizing children as competent and privileged informants about their lives. The adult researcher integrated a preschool setting and collaborated with 36 children, through dialogues and small group interviews, to explore and construct meanings about children’s well-being experiences. Children seem to experience well-being when they are happy, playing and having fun and even when they are resting and relaxing. Experiencing and exploring the world around them, feeling competent, being free to make decisions for themselves and doing what is right and good for them also seem to be well-being experiences. Being involved in relationships, in which they feel loved and secure, and where togetherness can be felt seem to be fundamental for their well-being. Some reflections on kindergarten education and on psychotherapeutic practice with children are discussed.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-04T17:47:14Z
2020-03-04
2020-02-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27686
http://hdl.handle.net/10174/27686
TID:202448754
url http://hdl.handle.net/10174/27686
identifier_str_mv TID:202448754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
pedromiguelfraustogoncalves@gmail.com
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553433118375936