O bem-estar na perspetiva das crianças: um estudo qualitativo em contexto clínico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30828 |
Resumo: | O estudo desenvolvido teve como objetivo principal compreender os significados atribuídos ao bem-estar por crianças em contexto clínico. Os 12 participantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, foram considerados informadores competentes e privilegiados acerca das suas vidas. O estudo qualitativo, recorreu a entrevistas a crianças em acompanhamento psicológico para explorar os significados das crianças acerca do bem-estar. Após a análise temática os resultados do nosso estudo mostram-nos que para estas crianças experienciar bem-estar é brincar livremente; conhecer locais novos, mas também frequentar aqueles que fazem parte da sua rotina habitual; ter relações mútuas positivas de amizade e de filiação; realizar atividades livres que requerem ativação física e outras atividades extracurriculares; e relaxar, na busca pela tranquilidade tanto física, como psicológica. Estas características do bem-estar mencionadas pelas crianças para se referirem ao seu bem-estar são também relevantes para o bem-estar dos pares e adultos, na sua perspetiva. Os nossos resultados são consistentes com estudos prévios sobre o bem-estar e mostram ainda a importância de como o contexto clínico influencia a perspetiva das crianças sobre bem-estar, nomeadamente relacionando-o com o acompanhamento psicológico e com a importância que atribuem à saúde e às dificuldades em sentir-se bem; Children's well-being: a qualitative study in a clinical context Abstract: The main objective of the study was to understand the meanings considered for the well-being of children in a clinical context. The 12 participants, aged between 8 and 12 years old, were considered competent and privileged informants about their lives. The qualitative study used to identify children undergoing psychological counseling to explore children's meanings about well-being. After the thematic analysis, the results of our study show us that for these children to experience well-being is to play; visit new places, but also visit those that are part of your usual routine; having positive mutual relations of friendship and affiliation; perform free activities that physical activation and other extracurricular activities; and relax, in search of tranquility, both physical and psychological. These well-being characteristics mentioned by children to refer to their well-being are also relevant to the well-being of peers and adults, in their perspective. Our results are consistent with previous studies on well-being and also shows the importance of how the clinical context influences children's perspective on well-being, namely relating it to psychological monitoring and the importance they attach to health and the difficulties in feeling good. |
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O bem-estar na perspetiva das crianças: um estudo qualitativo em contexto clínicoBem-estarCriançasPerspetiva das criançasContexto clínicoAcompanhamento PsicológicoAnálise temáticaInvestigação qualitativaWell-beingChildrenChildren's perspectiveClinical contextPsychological MonitoringThematic analysisQualitative researchO estudo desenvolvido teve como objetivo principal compreender os significados atribuídos ao bem-estar por crianças em contexto clínico. Os 12 participantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, foram considerados informadores competentes e privilegiados acerca das suas vidas. O estudo qualitativo, recorreu a entrevistas a crianças em acompanhamento psicológico para explorar os significados das crianças acerca do bem-estar. Após a análise temática os resultados do nosso estudo mostram-nos que para estas crianças experienciar bem-estar é brincar livremente; conhecer locais novos, mas também frequentar aqueles que fazem parte da sua rotina habitual; ter relações mútuas positivas de amizade e de filiação; realizar atividades livres que requerem ativação física e outras atividades extracurriculares; e relaxar, na busca pela tranquilidade tanto física, como psicológica. Estas características do bem-estar mencionadas pelas crianças para se referirem ao seu bem-estar são também relevantes para o bem-estar dos pares e adultos, na sua perspetiva. Os nossos resultados são consistentes com estudos prévios sobre o bem-estar e mostram ainda a importância de como o contexto clínico influencia a perspetiva das crianças sobre bem-estar, nomeadamente relacionando-o com o acompanhamento psicológico e com a importância que atribuem à saúde e às dificuldades em sentir-se bem; Children's well-being: a qualitative study in a clinical context Abstract: The main objective of the study was to understand the meanings considered for the well-being of children in a clinical context. The 12 participants, aged between 8 and 12 years old, were considered competent and privileged informants about their lives. The qualitative study used to identify children undergoing psychological counseling to explore children's meanings about well-being. After the thematic analysis, the results of our study show us that for these children to experience well-being is to play; visit new places, but also visit those that are part of your usual routine; having positive mutual relations of friendship and affiliation; perform free activities that physical activation and other extracurricular activities; and relax, in search of tranquility, both physical and psychological. These well-being characteristics mentioned by children to refer to their well-being are also relevant to the well-being of peers and adults, in their perspective. Our results are consistent with previous studies on well-being and also shows the importance of how the clinical context influences children's perspective on well-being, namely relating it to psychological monitoring and the importance they attach to health and the difficulties in feeling good.Universidade de Évora2022-01-25T17:45:39Z2022-01-252021-04-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30828http://hdl.handle.net/10174/30828TID:202896145porDepartamento de Psicologiadanielafgmartins23@gmail.com684Martins, Daniela Filipa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:16.188201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo desenvolvido teve como objetivo principal compreender os significados atribuídos ao bem-estar por crianças em contexto clínico. Os 12 participantes, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, foram considerados informadores competentes e privilegiados acerca das suas vidas. O estudo qualitativo, recorreu a entrevistas a crianças em acompanhamento psicológico para explorar os significados das crianças acerca do bem-estar. Após a análise temática os resultados do nosso estudo mostram-nos que para estas crianças experienciar bem-estar é brincar livremente; conhecer locais novos, mas também frequentar aqueles que fazem parte da sua rotina habitual; ter relações mútuas positivas de amizade e de filiação; realizar atividades livres que requerem ativação física e outras atividades extracurriculares; e relaxar, na busca pela tranquilidade tanto física, como psicológica. Estas características do bem-estar mencionadas pelas crianças para se referirem ao seu bem-estar são também relevantes para o bem-estar dos pares e adultos, na sua perspetiva. Os nossos resultados são consistentes com estudos prévios sobre o bem-estar e mostram ainda a importância de como o contexto clínico influencia a perspetiva das crianças sobre bem-estar, nomeadamente relacionando-o com o acompanhamento psicológico e com a importância que atribuem à saúde e às dificuldades em sentir-se bem; Children's well-being: a qualitative study in a clinical context Abstract: The main objective of the study was to understand the meanings considered for the well-being of children in a clinical context. The 12 participants, aged between 8 and 12 years old, were considered competent and privileged informants about their lives. The qualitative study used to identify children undergoing psychological counseling to explore children's meanings about well-being. After the thematic analysis, the results of our study show us that for these children to experience well-being is to play; visit new places, but also visit those that are part of your usual routine; having positive mutual relations of friendship and affiliation; perform free activities that physical activation and other extracurricular activities; and relax, in search of tranquility, both physical and psychological. These well-being characteristics mentioned by children to refer to their well-being are also relevant to the well-being of peers and adults, in their perspective. Our results are consistent with previous studies on well-being and also shows the importance of how the clinical context influences children's perspective on well-being, namely relating it to psychological monitoring and the importance they attach to health and the difficulties in feeling good. |
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