O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2518 |
Resumo: | O Futebol constitui um fenómeno desportivo de elevada complexidade, pois contempla múltiplos fatores que precisam de convergir harmoniosamente para que os objetivos pretendidos despontem (Pereira, 2018). No contexto infantojuvenil, o processo de ensino-aprendizagem do Futebol deve basear-se em metodologias que se adequem às características individuais do atleta e do grupo, possibilitando assim ao jovem futebolística uma aprendizagem equilibrada e sólida (Cabral et al., 2020). O presente documento reporta-se ao estágio profissionalizante desenvolvido durante a época 2019/2020 na instituição Futebol Clube de Marinhas, onde desempenhei, simultaneamente, as funções de Coordenador Técnico de toda a formação do clube, bem como de Treinador Principal da sua equipa de Sub19 que competiu no campeonato nacional da categoria. O processo de trabalho, fundamentado em revisão bibliográfica e na aplicação de uma entrevista semiestruturada ao coordenador técnico do FC Paços de Ferreira, permitiu interpretar e compreender conceitos fundamentais como o de Modelo de Jogo, o Exercício como promotor da Especificidade, Planeamento e Periodização do treino desportivo e tudo o que gravita em torno do Futebol de Formação onde o papel do Treinador e do Coordenador Técnico assumem capital importância na construção e consolidação de todo o processo. Em suma, este estágio revelou-se um momento revestido de enorme riqueza pois usufruí da possibilidade de experimentar, avaliar, refletir e reformular ideias e comportamentos na prossecução das minhas responsabilidades. Esta vivência capacita-me para futuramente desempenhar funções similares com mais conhecimento e competência. |
id |
RCAP_126607514dc4c345c617d5640c88f896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2518 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC MarinhasCoordenador técnico; Treinador; Treino; Especificidade; PeriodizaçãoTechnical coordinator; Coach; Training; Specificity; PeriodizationO Futebol constitui um fenómeno desportivo de elevada complexidade, pois contempla múltiplos fatores que precisam de convergir harmoniosamente para que os objetivos pretendidos despontem (Pereira, 2018). No contexto infantojuvenil, o processo de ensino-aprendizagem do Futebol deve basear-se em metodologias que se adequem às características individuais do atleta e do grupo, possibilitando assim ao jovem futebolística uma aprendizagem equilibrada e sólida (Cabral et al., 2020). O presente documento reporta-se ao estágio profissionalizante desenvolvido durante a época 2019/2020 na instituição Futebol Clube de Marinhas, onde desempenhei, simultaneamente, as funções de Coordenador Técnico de toda a formação do clube, bem como de Treinador Principal da sua equipa de Sub19 que competiu no campeonato nacional da categoria. O processo de trabalho, fundamentado em revisão bibliográfica e na aplicação de uma entrevista semiestruturada ao coordenador técnico do FC Paços de Ferreira, permitiu interpretar e compreender conceitos fundamentais como o de Modelo de Jogo, o Exercício como promotor da Especificidade, Planeamento e Periodização do treino desportivo e tudo o que gravita em torno do Futebol de Formação onde o papel do Treinador e do Coordenador Técnico assumem capital importância na construção e consolidação de todo o processo. Em suma, este estágio revelou-se um momento revestido de enorme riqueza pois usufruí da possibilidade de experimentar, avaliar, refletir e reformular ideias e comportamentos na prossecução das minhas responsabilidades. Esta vivência capacita-me para futuramente desempenhar funções similares com mais conhecimento e competência.Football is a highly complex sporting phenomenon, as it contemplates multiple factors that need to converge harmoniously in order for the intended goals to emerge. In the context of children and adolescents, the teaching-learning process of football must be based on methodologies that suit the individual characteristics of the athlete and the group, thus enabling young football players to have a balanced and solid learning. This document refers to the professional internship developed during the 2019/2020 season at the Futebol Clube de Marinhas institution, where I simultaneously played the role of Technical Coordinator of the entire formation of the club as well as the Head Coach of his U19 team that competed in the national championship of the category. The work process, based on a bibliographic review and the application of a semi-structured interview to the technical coordinator of FC Paços de Ferreira, allowed to interpret and understand fundamental concepts such as the Game Model, Exercise as a promoter of Training Specificity, Planning and Periodization sports and everything that gravitates around Training Football where the role of the Coach and the Technical Coordinator is of paramount importance in the construction and consolidation of the entire process. In short, this internship proved to be an extremely rich moment, as I enjoyed the possibility of experimenting, evaluating, reflecting and reformulating ideas and behaviors in the pursuit of my responsibilities. This experience enables me to perform similar functions in the future with more knowledge and competence.2021-05-07T10:53:09Z2021-04-06T00:00:00Z2021-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2518TID:202717895porGramoso, Vitor Hugo Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:37Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:19.357855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas |
title |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas |
spellingShingle |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas Gramoso, Vitor Hugo Miranda Coordenador técnico; Treinador; Treino; Especificidade; Periodização Technical coordinator; Coach; Training; Specificity; Periodization |
title_short |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas |
title_full |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas |
title_fullStr |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas |
title_full_unstemmed |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas |
title_sort |
O coordenador técnico como guardião do processo formativo no futebol de formação - A (Re) construção de um modelo de jogo na equipa de sub19 do FC Marinhas |
author |
Gramoso, Vitor Hugo Miranda |
author_facet |
Gramoso, Vitor Hugo Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gramoso, Vitor Hugo Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador técnico; Treinador; Treino; Especificidade; Periodização Technical coordinator; Coach; Training; Specificity; Periodization |
topic |
Coordenador técnico; Treinador; Treino; Especificidade; Periodização Technical coordinator; Coach; Training; Specificity; Periodization |
description |
O Futebol constitui um fenómeno desportivo de elevada complexidade, pois contempla múltiplos fatores que precisam de convergir harmoniosamente para que os objetivos pretendidos despontem (Pereira, 2018). No contexto infantojuvenil, o processo de ensino-aprendizagem do Futebol deve basear-se em metodologias que se adequem às características individuais do atleta e do grupo, possibilitando assim ao jovem futebolística uma aprendizagem equilibrada e sólida (Cabral et al., 2020). O presente documento reporta-se ao estágio profissionalizante desenvolvido durante a época 2019/2020 na instituição Futebol Clube de Marinhas, onde desempenhei, simultaneamente, as funções de Coordenador Técnico de toda a formação do clube, bem como de Treinador Principal da sua equipa de Sub19 que competiu no campeonato nacional da categoria. O processo de trabalho, fundamentado em revisão bibliográfica e na aplicação de uma entrevista semiestruturada ao coordenador técnico do FC Paços de Ferreira, permitiu interpretar e compreender conceitos fundamentais como o de Modelo de Jogo, o Exercício como promotor da Especificidade, Planeamento e Periodização do treino desportivo e tudo o que gravita em torno do Futebol de Formação onde o papel do Treinador e do Coordenador Técnico assumem capital importância na construção e consolidação de todo o processo. Em suma, este estágio revelou-se um momento revestido de enorme riqueza pois usufruí da possibilidade de experimentar, avaliar, refletir e reformular ideias e comportamentos na prossecução das minhas responsabilidades. Esta vivência capacita-me para futuramente desempenhar funções similares com mais conhecimento e competência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07T10:53:09Z 2021-04-06T00:00:00Z 2021-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2518 TID:202717895 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2518 |
identifier_str_mv |
TID:202717895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131528265990144 |