Estudo da emoção em contexto laboratorial: visualização 2D e 3D
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/100 http://hdl.handle.net/20.500.11816/100 |
Resumo: | A maioria dos especialistas defendem como definição de emoção a proposta de Peter J. Lang sobre o triplo sistema de resposta (Lang, 1968). Lang refere que as emoções são disposições para a acção que se originam perante estímulos significativos para um organismo e que se produzem em três sistemas reactivos: o cognitivo ou experiencial-subjectivo, o motor ou comportamental-expressivo e o neurofisiológico-bioquimico. A presente investigação tem como principal objectivo verificar se a visualização de imagens de conteúdo emocionógenos no modo 2D e 3D provoca diferenças no loading emocional apresentado pelos sujeitos experimentais. Método: No estudo 1, recriamos um estudo experimental, no âmbito laboratorial da Psicofisiologia, que consistiu na observação de estímulos emocionógenos de conteúdo agradável, neutro e desagradável no modo de visualização 2D e 3D (anaglifo). Avaliamos a reactividade psicofisiológica e emocional nos participantes (N=30). No estudo 2, foi realizado o mesmo procedimento do estudo 1, no entanto, o modo de visualização 3D foi a Técnica de Projecção Estereoscópica Activa. Também foi avaliada a reactividade psicofisiológica e emocional a estes participantes (N=30). Resultados: O modo de visualização 3D não se distingue do modo de visualização 2D, pois, de uma formal geral, não apresentou maior activação emocional e, em termos psicofisiológicos não apresentou alterações relevantes. Assim, para desencadear respostas emocionais, visualizar imagens em duas dimensões foi equivalente a visualizar imagens a três dimensões. Em alguns casos particulares, o modo de visualização 3D provocou um melhor efeito. |
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