O educador como promotor das relações sociais entre as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dargent, Sara Vieira Brito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6611
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada - Mestrado em educação pré-escolar
id RCAP_127fa059d4692974e91e14f23d56f243
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O educador como promotor das relações sociais entre as criançasRelações sociaisCriançaCrecheJardim de infânciaSocial relationsChildrenDaycareKindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada - Mestrado em educação pré-escolarEste relatório consiste na apresentação da minha ação pedagógica desenvolvida no estágio de intervenção nas valências de creche, durante o mês de janeiro, com crianças com idades entre os 2 e os 3 anos e 6 meses e em jardim de infância, nos meses entre fevereiro e março, com crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. O estágio foi possível de ser realizado através da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada (PPS), ao nível do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste é elaborada uma reflexão sobre todo o processo da PPS, de acordo com as minhas intenções e como é que estas orientaram a minha ação educativa em ambas as valências, sendo igualmente desenvolvida uma problemática decorrente do estágio. Assim, é dada uma maior relevância às relações sociais que se estabelecem entre as crianças e como é que o educador pode promover essas mesmas ligações. Este tema designa a problemática a ser relatada neste relatório e representa uma parte fundamental do mesmo, sendo retratados os dois contextos onde foi realizada a intervenção, com exemplos de situações e atividades reais. Por fim, o relatório é o culminar de um longo processo de trabalho sobre a educação de infância e as suas particularidades, em que reflito e avalio o meu desempenho e evolução enquanto educadora estagiária.Abstract This report is the presentation of the development of my pedagogical action in the daycare valences during my intervention internships, during the month of January with children between two and four years old, and kindergarten, between the months of February and March with children between three and five years old. The internship implementation was possible through the curricular unit of supervised professional practice, at Master’s level in Preschool Education. A reflexion on the supervised professional practice process is done according with my intentions and how they guided my educational action in both valences and a problematic is also developed in consequence of my internship. A greater importance is given to the social relations that are established between the children and how the educator may promote these same connections. This theme designates the problematic to be described in this report and represents a fundamental part of the aforementioned report since the two intervention contexts are portrayed with examples of real situations and activities. Finally, this report is the culmination of a long work process about childhood education and its specificities, on which I reflect upon and through which I evaluate my performance and evolution as an intern teacher.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, Mary KatherineRCIPLDargent, Sara Vieira Brito2016-12-13T09:57:27Z2013-12-172013-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6611TID:201387824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:42.652778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O educador como promotor das relações sociais entre as crianças
title O educador como promotor das relações sociais entre as crianças
spellingShingle O educador como promotor das relações sociais entre as crianças
Dargent, Sara Vieira Brito
Relações sociais
Criança
Creche
Jardim de infância
Social relations
Children
Daycare
Kindergarten
title_short O educador como promotor das relações sociais entre as crianças
title_full O educador como promotor das relações sociais entre as crianças
title_fullStr O educador como promotor das relações sociais entre as crianças
title_full_unstemmed O educador como promotor das relações sociais entre as crianças
title_sort O educador como promotor das relações sociais entre as crianças
author Dargent, Sara Vieira Brito
author_facet Dargent, Sara Vieira Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mary Katherine
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Dargent, Sara Vieira Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Relações sociais
Criança
Creche
Jardim de infância
Social relations
Children
Daycare
Kindergarten
topic Relações sociais
Criança
Creche
Jardim de infância
Social relations
Children
Daycare
Kindergarten
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada - Mestrado em educação pré-escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-17
2013-12-17T00:00:00Z
2016-12-13T09:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6611
TID:201387824
url http://hdl.handle.net/10400.21/6611
identifier_str_mv TID:201387824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133415961788416