O diretor de escola e as perceções dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Cristina Palpista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10334
Resumo: O Decreto-Lei nº75/2008 alterou o regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas públicas portuguesas, e introduziu um órgão unipessoal – o diretor – principal responsável pela gestão administrativa, financeira e pedagógica. Dada a importância crescente do cargo de diretor enquanto líder máximo da organização educativa surgiu como uma das questões orientadoras deste trabalho saber quais as perceções que os professores têm do diretor. A metodologia utilizada foi a qualitativa, através do estudo de caso numa escola básica, com a realização de uma entrevista ao diretor e a aplicação de um questionário aos professores. Optámos por organizar a análise dos dados seguindo as dimensões - clima de escola, liderança e gestão escolar, desenvolvimento do currículo, gestão das pessoas, administração e gestão financeira, gestão dos alunos, relação com os pais e com a comunidade, resolução de problemas e tomada de decisões. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível identificar um conjunto de comportamentos que evidenciam a importância do papel do líder na gestão e liderança da escola pública portuguesa, bem como, de um modo geral, sintonia entre as opiniões do diretor e as perceções dos professores.
id RCAP_12982fc9e5be8d63d40e73c4f18290e3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diretor de escola e as perceções dos professoresAdministração escolarDirectores de estabelecimentos de ensinoO Decreto-Lei nº75/2008 alterou o regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas públicas portuguesas, e introduziu um órgão unipessoal – o diretor – principal responsável pela gestão administrativa, financeira e pedagógica. Dada a importância crescente do cargo de diretor enquanto líder máximo da organização educativa surgiu como uma das questões orientadoras deste trabalho saber quais as perceções que os professores têm do diretor. A metodologia utilizada foi a qualitativa, através do estudo de caso numa escola básica, com a realização de uma entrevista ao diretor e a aplicação de um questionário aos professores. Optámos por organizar a análise dos dados seguindo as dimensões - clima de escola, liderança e gestão escolar, desenvolvimento do currículo, gestão das pessoas, administração e gestão financeira, gestão dos alunos, relação com os pais e com a comunidade, resolução de problemas e tomada de decisões. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível identificar um conjunto de comportamentos que evidenciam a importância do papel do líder na gestão e liderança da escola pública portuguesa, bem como, de um modo geral, sintonia entre as opiniões do diretor e as perceções dos professores.Decree-Law no. 75/2008 amended the legal autonomy, administration and management of public schools Portuguese, and introduced a person body - the director - primarily responsible for the administrative, financial and pedagogical. Given the increasing importance of the post of director as maximum leader of the educational organization has emerged as one of the guiding questions of this study to know which teachers have perceptions director. The methodology was aqualitativa through case study in elementary school, with the completion of an interview with the director and a questionnaire to teachers. We have chosen to organize the data analysis following dimensions - school climate, school leadership and management, curriculum development, people management, administration and financial management, student management, relationship with parents and the community, problem solving and decision making. After analyzing the results, it was possible to identify a set of behaviors that show the importance of the role of leader in the management and leadership of the Portuguese public schools, and, in general, harmony between the views of the director and the teachers' perceptions.Universidade de Aveiro2013-05-02T16:48:50Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10334porAmaral, Ana Cristina Palpistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:01Zoai:ria.ua.pt:10773/10334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:57.841507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diretor de escola e as perceções dos professores
title O diretor de escola e as perceções dos professores
spellingShingle O diretor de escola e as perceções dos professores
Amaral, Ana Cristina Palpista
Administração escolar
Directores de estabelecimentos de ensino
title_short O diretor de escola e as perceções dos professores
title_full O diretor de escola e as perceções dos professores
title_fullStr O diretor de escola e as perceções dos professores
title_full_unstemmed O diretor de escola e as perceções dos professores
title_sort O diretor de escola e as perceções dos professores
author Amaral, Ana Cristina Palpista
author_facet Amaral, Ana Cristina Palpista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ana Cristina Palpista
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Directores de estabelecimentos de ensino
topic Administração escolar
Directores de estabelecimentos de ensino
description O Decreto-Lei nº75/2008 alterou o regime jurídico de autonomia, administração e gestão das escolas públicas portuguesas, e introduziu um órgão unipessoal – o diretor – principal responsável pela gestão administrativa, financeira e pedagógica. Dada a importância crescente do cargo de diretor enquanto líder máximo da organização educativa surgiu como uma das questões orientadoras deste trabalho saber quais as perceções que os professores têm do diretor. A metodologia utilizada foi a qualitativa, através do estudo de caso numa escola básica, com a realização de uma entrevista ao diretor e a aplicação de um questionário aos professores. Optámos por organizar a análise dos dados seguindo as dimensões - clima de escola, liderança e gestão escolar, desenvolvimento do currículo, gestão das pessoas, administração e gestão financeira, gestão dos alunos, relação com os pais e com a comunidade, resolução de problemas e tomada de decisões. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível identificar um conjunto de comportamentos que evidenciam a importância do papel do líder na gestão e liderança da escola pública portuguesa, bem como, de um modo geral, sintonia entre as opiniões do diretor e as perceções dos professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-02T16:48:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10334
url http://hdl.handle.net/10773/10334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137520905093120