O diretor e a gestão da indisciplina na escola - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Suse Mara Duarte das
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10323
Resumo: Este trabalho tem como finalidade perceber em que medida o diretor contribui para o combate à indisciplina, tendo em conta o caso específico da diretora de um Agrupamento de Escolas. De forma a orientar e explicitar a nossa investigação definimos cinco objetivos para o presente estudo: caracterizar o clima disciplinar da escola, conhecer a evolução da indisciplina da escola, conhecer as medidas implementadas na escola para minimizar a indisciplina, verificar a importância atribuída pelos agentes educativos aos documentos relacionados com a gestão da indisciplina (Projeto Educativo de Escola, Regulamento Interno e Projeto de Combate à Indisciplina) e conhecer o modo como a diretora se relaciona com a indisciplina. A aposta num Projeto de Combate à Indisciplina que prevê nos seus pressupostos uma atuação eficaz para controlar/diminuir a indisciplina através de várias atividades articuladas, envolvendo toda a comunidade educativa, permitiu-nos encontrar uma linha de investigação. A visibilidade desta temática nas escolas provocou-nos uma preocupação académica de compreender melhor o fenómeno da indisciplina, relacionando-o com o papel da diretora na sua gestão. Do ponto de vista metodológico, optámos por realizar este estudo segundo uma abordagem descritiva e qualitativa, elegendo o estudo de caso como a metodologia mais apropriada e a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Os resultados do caso estudado permitiram algumas considerações finais que, dada a natureza do estudo, não possibilitam fazer generalizações. Contudo, do cruzamento de todos os dados obtidos, destacamos o reconhecimento do papel da diretora no combate à indisciplina, a premência de uma atuação concertada de todos na sua prevenção e o reflexo positivo das estratégias definidas em documentos da escola, destacando-se o Projeto Educativo de Escola e o Projeto de Combate à Indisciplina, no clima disciplinar na escola.
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