O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32453 |
Resumo: | O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo compreender como o uso do jogo tem impacto no desenvolvimento de relações interpessoais das crianças. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório para responder a uma questão: “Os jogos, em contexto educacional, podem constituir uma mais valia para potenciar as relações pessoais das crianças?”. Considerando os objetivos definidos, desenvolvemos um quadro teórico e político-legal que nos permitisse compreender o objeto de estudo. Desenvolvemos um estudo na realidade educativa que nos permitisse compreender as perceções dos participantes envolvidos na ação educativa. Em termos gerais, podemos afirmar que o jogo foi considerado uma mais valia no desenvolvimento das relações interpessoais das crianças. Por último, apresentamos o projeto de intervenção sustentado pela abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiado o jogo como uma mais-valia ao desenvolvimento de relações interpessoais. |
id |
RCAP_129846bdd14136082a88838cb936344e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32453 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemiaJogo on-lineRelações interpessoaisEducação de infânciaO presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo compreender como o uso do jogo tem impacto no desenvolvimento de relações interpessoais das crianças. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório para responder a uma questão: “Os jogos, em contexto educacional, podem constituir uma mais valia para potenciar as relações pessoais das crianças?”. Considerando os objetivos definidos, desenvolvemos um quadro teórico e político-legal que nos permitisse compreender o objeto de estudo. Desenvolvemos um estudo na realidade educativa que nos permitisse compreender as perceções dos participantes envolvidos na ação educativa. Em termos gerais, podemos afirmar que o jogo foi considerado uma mais valia no desenvolvimento das relações interpessoais das crianças. Por último, apresentamos o projeto de intervenção sustentado pela abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiado o jogo como uma mais-valia ao desenvolvimento de relações interpessoais.This internship report was carried out within the scope of the PPS course unit, in conjunction with the Seminar and Educational Orientation course unit for the master’s degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This aims to understand how the use of games has an impact on the development of children's interpersonal relationships. To this end, an exploratory study was developed to answer a question: “Can games, in an educational context, be an asset to enhance children's personal relationships?”. Considering the defined objectives, we developed a theoretical and political-legal framework that would allow us to understand the object of study. We developed a study on the educational reality that would allow us to understand the perceptions of the participants involved in the educational action. In general terms, we can say that the game was considered an asset in the development of children's interpersonal relationships. Finally, we present the intervention project supported by the theoretical approach that we favor, the current legal framework and the empirical study carried out in the context of childhood education. The intervention project constitutes a global strategy of action where the game is privileged as an asset to the development of interpersonal relationships.2021-10-25T13:45:40Z2021-02-26T00:00:00Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32453porMoleiro, Raquel Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:33Zoai:ria.ua.pt:10773/32453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:07.199405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia |
title |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia |
spellingShingle |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia Moleiro, Raquel Carvalho Jogo on-line Relações interpessoais Educação de infância |
title_short |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia |
title_full |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia |
title_fullStr |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia |
title_full_unstemmed |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia |
title_sort |
O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia |
author |
Moleiro, Raquel Carvalho |
author_facet |
Moleiro, Raquel Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moleiro, Raquel Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo on-line Relações interpessoais Educação de infância |
topic |
Jogo on-line Relações interpessoais Educação de infância |
description |
O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo compreender como o uso do jogo tem impacto no desenvolvimento de relações interpessoais das crianças. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório para responder a uma questão: “Os jogos, em contexto educacional, podem constituir uma mais valia para potenciar as relações pessoais das crianças?”. Considerando os objetivos definidos, desenvolvemos um quadro teórico e político-legal que nos permitisse compreender o objeto de estudo. Desenvolvemos um estudo na realidade educativa que nos permitisse compreender as perceções dos participantes envolvidos na ação educativa. Em termos gerais, podemos afirmar que o jogo foi considerado uma mais valia no desenvolvimento das relações interpessoais das crianças. Por último, apresentamos o projeto de intervenção sustentado pela abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiado o jogo como uma mais-valia ao desenvolvimento de relações interpessoais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-25T13:45:40Z 2021-02-26T00:00:00Z 2021-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32453 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137696562544640 |