O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moleiro, Raquel Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32453
Resumo: O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo compreender como o uso do jogo tem impacto no desenvolvimento de relações interpessoais das crianças. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório para responder a uma questão: “Os jogos, em contexto educacional, podem constituir uma mais valia para potenciar as relações pessoais das crianças?”. Considerando os objetivos definidos, desenvolvemos um quadro teórico e político-legal que nos permitisse compreender o objeto de estudo. Desenvolvemos um estudo na realidade educativa que nos permitisse compreender as perceções dos participantes envolvidos na ação educativa. Em termos gerais, podemos afirmar que o jogo foi considerado uma mais valia no desenvolvimento das relações interpessoais das crianças. Por último, apresentamos o projeto de intervenção sustentado pela abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiado o jogo como uma mais-valia ao desenvolvimento de relações interpessoais.
id RCAP_129846bdd14136082a88838cb936344e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemiaJogo on-lineRelações interpessoaisEducação de infânciaO presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo compreender como o uso do jogo tem impacto no desenvolvimento de relações interpessoais das crianças. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório para responder a uma questão: “Os jogos, em contexto educacional, podem constituir uma mais valia para potenciar as relações pessoais das crianças?”. Considerando os objetivos definidos, desenvolvemos um quadro teórico e político-legal que nos permitisse compreender o objeto de estudo. Desenvolvemos um estudo na realidade educativa que nos permitisse compreender as perceções dos participantes envolvidos na ação educativa. Em termos gerais, podemos afirmar que o jogo foi considerado uma mais valia no desenvolvimento das relações interpessoais das crianças. Por último, apresentamos o projeto de intervenção sustentado pela abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiado o jogo como uma mais-valia ao desenvolvimento de relações interpessoais.This internship report was carried out within the scope of the PPS course unit, in conjunction with the Seminar and Educational Orientation course unit for the master’s degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This aims to understand how the use of games has an impact on the development of children's interpersonal relationships. To this end, an exploratory study was developed to answer a question: “Can games, in an educational context, be an asset to enhance children's personal relationships?”. Considering the defined objectives, we developed a theoretical and political-legal framework that would allow us to understand the object of study. We developed a study on the educational reality that would allow us to understand the perceptions of the participants involved in the educational action. In general terms, we can say that the game was considered an asset in the development of children's interpersonal relationships. Finally, we present the intervention project supported by the theoretical approach that we favor, the current legal framework and the empirical study carried out in the context of childhood education. The intervention project constitutes a global strategy of action where the game is privileged as an asset to the development of interpersonal relationships.2021-10-25T13:45:40Z2021-02-26T00:00:00Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32453porMoleiro, Raquel Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:33Zoai:ria.ua.pt:10773/32453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:07.199405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
title O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
spellingShingle O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
Moleiro, Raquel Carvalho
Jogo on-line
Relações interpessoais
Educação de infância
title_short O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
title_full O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
title_fullStr O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
title_full_unstemmed O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
title_sort O jogo e o seu impacto no desenvolvimento de relações interpessoais: uma experiência on-line em contexto de pandemia
author Moleiro, Raquel Carvalho
author_facet Moleiro, Raquel Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moleiro, Raquel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo on-line
Relações interpessoais
Educação de infância
topic Jogo on-line
Relações interpessoais
Educação de infância
description O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS, em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo compreender como o uso do jogo tem impacto no desenvolvimento de relações interpessoais das crianças. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo exploratório para responder a uma questão: “Os jogos, em contexto educacional, podem constituir uma mais valia para potenciar as relações pessoais das crianças?”. Considerando os objetivos definidos, desenvolvemos um quadro teórico e político-legal que nos permitisse compreender o objeto de estudo. Desenvolvemos um estudo na realidade educativa que nos permitisse compreender as perceções dos participantes envolvidos na ação educativa. Em termos gerais, podemos afirmar que o jogo foi considerado uma mais valia no desenvolvimento das relações interpessoais das crianças. Por último, apresentamos o projeto de intervenção sustentado pela abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiado o jogo como uma mais-valia ao desenvolvimento de relações interpessoais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25T13:45:40Z
2021-02-26T00:00:00Z
2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32453
url http://hdl.handle.net/10773/32453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137696562544640