Participação eleitoral e comunicação política nas eleições europeias de 2014
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13199 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciência Política |
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Participação eleitoral e comunicação política nas eleições europeias de 2014Comunicação políticaEleições europeiasParticipação eleitoralParlamento EuropeuPolitical communicationEuropean electionsElectoral participationEuropean parliamentDissertação de Mestrado em Ciência PolíticaO tema da presente investigação surge na sequência do decréscimo da participação e do interesse dos cidadãos nas eleições europeias, e por outro lado, da evolução da comunicação política e das estratégias de apelo ao voto. O objetivo principal do trabalho consiste em identificar quais os esforços feitos por parte das instituições europeias ao nível da comunicação, materializados na campanha para as eleições europeias de 2014, de forma a combater a fraca participação eleitoral. A investigação desenvolve-se num primeiro momento, na análise da evolução das taxas de participação nos vários sufrágios europeus (com especial enfoque no decorrer do séc. XXI), seguindo-se a leitura da última campanha institucional lançada pelo Parlamento Europeu em 2014. Recorrendo à análise dos dados da afluência às urnas e à observação participante da campanha institucional de 2014, pretende-se reconhecer estratégias de comunicação e tipologias de mensagem, identificando os esforços desenvolvidos, através de várias dimensões de análise como a argumentação, os canais, os suportes ou o investimento.The theme of the following work appears in the sequence of the decrease in participation and interest from citizens in the European elections, and on the other hand, in the sequence of the political communication evolution and its strategies. The main objective of this work is to identify the efforts made by the European institutions in terms of communication, materialized in the campaign for the European elections of 2014, in order to combat weak electoral participation. First, the research focuses on analyzing the evolution of participation rates in several European suffrages (with special focus throughout the 21th century), followed by the reading of the latest institutional campaign launched by the European Parliament following the 2014 European elections. Using turnout data analysis and participatory observation of the institutional campaign of 2014, we intended to recognize communication strategies and message types, identifying efforts in several dimensions of analysis as argumentation, channels, supports or investment.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSanto, Paula EspíritoRepositório da Universidade de LisboaAlves, Catarina Maria Fernando2017-02-21T20:39:40Z2017-01-032017-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13199TID:201694204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:13.255882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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