Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/490
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_12b1109615b4e756389cdae27e8adca6
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissionalPsicologia educacionalEducational psychologyDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO psicólogo educacional é muitas vezes solicitado a intervir relativamente ao insucesso escolar, bem como ao comportamento desviante dos alunos que se traduz frequentemente, numa atitude negativa face ao trabalho escolar, ou seja contrária aos valores da escola. O presente trabalho visa o estudo do auto-conceito nas suas várias áreas e o estudo da atitude face ao trabalho escolar de 102 jovens, na sua maioria com um passado de insucesso escolar e de idades compreendidas entre os 15 e os 26 anos, a frequentar uma escola de ensino profissional. Parte-se para o estudo, tendo por base o modelo teórico de Robinson e Tayler (1986), cuja ideia central é a de que alunos com baixos resultados escolares, resistem de forma activa ao abaixamento da auto-estima, através do recurso a uma estratégia de criatividade social, que se traduz num recurso a valores alternativos aos veiculados pela escola. Espera-se não encontrar diferenças significativas entre os dois grupos relativamente à auto-estima global; encontrar diferenças significativas entre os dois anos no que respeita ao auto-conceito académico e às outras áreas do auto-conceito; e encontrar diferenças relativamente à atitude face ao trabalho escolar. Para avaliar o auto conceito, foi utilizada a escala de auto-conceito para adolescentes de Susan Harter (1988) na sua adaptação para a população portuguesa. Para avaliar a atitude face ao trabalho escolar utilizámos um instrumento construído, a partir das sugestões de Robinson e Tayler (1991). As conclusões do estudo, apontam para que na escola analisada o modelo dos autores não se aplica, para a importância das dinâmicas escolares e de cada curso, na quebra do ciclo de desinvestimento no percurso escolar, bem como para a importância que os jovens do ensino profissional dão à área da competência para o trabalho. Parece pois que os estudos sobre os vários fenómenos escolares e institucionais, que ocorrem nas escolas profissionais, são uma mais valia para o desenvolvimento de métodos e técnicas de intervenção do psicólogo educacional, no combate ao insucesso escolar.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPADiniz, Teresa Paula Nobre dos Santos2011-04-16T11:17:37Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:36.857502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
title Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
spellingShingle Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos
Psicologia educacional
Educational psychology
title_short Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
title_full Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
title_fullStr Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
title_full_unstemmed Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
title_sort Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
author Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos
author_facet Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educational psychology
topic Psicologia educacional
Educational psychology
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01T00:00:00Z
1999-01-01T00:00:00Z
2011-04-16T11:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/490
url http://hdl.handle.net/10400.12/490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130046569381888