Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/490 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_12b1109615b4e756389cdae27e8adca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissionalPsicologia educacionalEducational psychologyDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO psicólogo educacional é muitas vezes solicitado a intervir relativamente ao insucesso escolar, bem como ao comportamento desviante dos alunos que se traduz frequentemente, numa atitude negativa face ao trabalho escolar, ou seja contrária aos valores da escola. O presente trabalho visa o estudo do auto-conceito nas suas várias áreas e o estudo da atitude face ao trabalho escolar de 102 jovens, na sua maioria com um passado de insucesso escolar e de idades compreendidas entre os 15 e os 26 anos, a frequentar uma escola de ensino profissional. Parte-se para o estudo, tendo por base o modelo teórico de Robinson e Tayler (1986), cuja ideia central é a de que alunos com baixos resultados escolares, resistem de forma activa ao abaixamento da auto-estima, através do recurso a uma estratégia de criatividade social, que se traduz num recurso a valores alternativos aos veiculados pela escola. Espera-se não encontrar diferenças significativas entre os dois grupos relativamente à auto-estima global; encontrar diferenças significativas entre os dois anos no que respeita ao auto-conceito académico e às outras áreas do auto-conceito; e encontrar diferenças relativamente à atitude face ao trabalho escolar. Para avaliar o auto conceito, foi utilizada a escala de auto-conceito para adolescentes de Susan Harter (1988) na sua adaptação para a população portuguesa. Para avaliar a atitude face ao trabalho escolar utilizámos um instrumento construído, a partir das sugestões de Robinson e Tayler (1991). As conclusões do estudo, apontam para que na escola analisada o modelo dos autores não se aplica, para a importância das dinâmicas escolares e de cada curso, na quebra do ciclo de desinvestimento no percurso escolar, bem como para a importância que os jovens do ensino profissional dão à área da competência para o trabalho. Parece pois que os estudos sobre os vários fenómenos escolares e institucionais, que ocorrem nas escolas profissionais, são uma mais valia para o desenvolvimento de métodos e técnicas de intervenção do psicólogo educacional, no combate ao insucesso escolar.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPADiniz, Teresa Paula Nobre dos Santos2011-04-16T11:17:37Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:36.857502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional |
title |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional |
spellingShingle |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos Psicologia educacional Educational psychology |
title_short |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional |
title_full |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional |
title_fullStr |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional |
title_full_unstemmed |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional |
title_sort |
Auto-estima, identidade social e passado escolar: Estudo exploratório numa amostra de adolescentes a frequentar uma escola profissional |
author |
Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos |
author_facet |
Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Teresa Paula Nobre dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Educational psychology |
topic |
Psicologia educacional Educational psychology |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01T00:00:00Z 1999-01-01T00:00:00Z 2011-04-16T11:17:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/490 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130046569381888 |