A Satisfação profissional dos colaboradores no quadro da Gestão de Recursos Humanos em Organizações de Economia Social: Um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Frederico Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6453
Resumo: Na atualidade, a questão emocional (fator satisfação e motivação) no trabalho é vista como fundamental ao bom desempenho dos colaboradores no exercício das suas funções. Dada a importância que este tema detém, o objeto de estudo da presente dissertação será o da satisfação dos colaboradores e dos seus impactos na atividade profissional em instituições do sector não lucrativo, nomeadamente em IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social. Os principais objetivos que foram traçados para esta dissertação são os seguintes: analisar o conceito de gestão de recursos humanos e refletir sobre a sua importância para a satisfação/motivação dos colaboradores nas ESNL; caracterizar a instituição Fundação Dr. Carneiro de Mesquita; conhecer e avaliar o grau da satisfação e motivação dos colaboradores na relação que estabelecem com as práticas de gestão de recursos humanos, e indagar do seu impacto no trabalho/desempenho. Os eixos teóricos que norteiam esta investigação são a economia social e as IPSS; as políticas e práticas de gestão de recursos humanos e a satisfação profissional. Com a realização deste estudo, destaca-se a importância da satisfação como “motor” para o avanço das IPSS, no sentido em que colaboradores satisfeitos e motivados são, tendencialmente, colaboradores com melhores desempenhos profissionais, fator fundamental para todos, ou seja, para a própria instituição, para os clientes, para os seus stakeholders, entre outros. Os dados foram obtidos através de um inquérito por questionário, por análise documental e administração de uma entrevista. Como principais resultados desta investigação, foi possível determinar, em consonância com as evidências apuradas noutros estudos, que a maioria dos colaboradores encontra na remuneração monetária um dos principais fatores para a sua (in)satisfação laboral. A par da questão financeira, outros fatores impactam a satisfação, designadamente, as instalações existentes no local de trabalho, a relação com os colegas de trabalho, a natureza da função que desempenham, o seu grau de autonomia, o horário de trabalho praticado e o tratamento que recebem por parte dos familiares dos clientes/utentes.
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Os principais objetivos que foram traçados para esta dissertação são os seguintes: analisar o conceito de gestão de recursos humanos e refletir sobre a sua importância para a satisfação/motivação dos colaboradores nas ESNL; caracterizar a instituição Fundação Dr. Carneiro de Mesquita; conhecer e avaliar o grau da satisfação e motivação dos colaboradores na relação que estabelecem com as práticas de gestão de recursos humanos, e indagar do seu impacto no trabalho/desempenho. Os eixos teóricos que norteiam esta investigação são a economia social e as IPSS; as políticas e práticas de gestão de recursos humanos e a satisfação profissional. Com a realização deste estudo, destaca-se a importância da satisfação como “motor” para o avanço das IPSS, no sentido em que colaboradores satisfeitos e motivados são, tendencialmente, colaboradores com melhores desempenhos profissionais, fator fundamental para todos, ou seja, para a própria instituição, para os clientes, para os seus stakeholders, entre outros. Os dados foram obtidos através de um inquérito por questionário, por análise documental e administração de uma entrevista. Como principais resultados desta investigação, foi possível determinar, em consonância com as evidências apuradas noutros estudos, que a maioria dos colaboradores encontra na remuneração monetária um dos principais fatores para a sua (in)satisfação laboral. A par da questão financeira, outros fatores impactam a satisfação, designadamente, as instalações existentes no local de trabalho, a relação com os colegas de trabalho, a natureza da função que desempenham, o seu grau de autonomia, o horário de trabalho praticado e o tratamento que recebem por parte dos familiares dos clientes/utentes.At present, the emotional issue (satisfaction and motivation factor) at work is seen as fundamental to the good performance of employees in the performance of their duties. Given the importance of this theme, the object of study of this dissertation will be the satisfaction of employees and its impacts on professional activity in non-profit institutions, namely in IPSS - Private Institution of Social Solidarity. The main objectives that were outlined for this dissertation are: to analyze the concept of human resources management and to reflect on its importance for the satisfaction / motivation of employees in the ESNL; characterize the institution Dr. Carneiro de Mesquita Foundation; Know and evaluate the degree of satisfaction and motivation of employees in the relationship they establish with human resources management practices, and inquire about their impact on work / performance. The theoretical axes that guide this research are the social economy and the IPSS; human resources management policies and practices; and job satisfaction. This study highlights the importance of satisfaction as a “driver” for the advancement of IPSS, in the sense that satisfied and motivated employees tend to be employees with better professional performance, a fundamental factor for all, that is, for the institution itself, for clients, for its stakeholders, among others. Data were obtained through a questionnaire survey, document analysis and administration of an interview. As the main results of this research, it was possible to determine, in line with the evidence found in other studies, that most employees find monetary remuneration one of the main factors for their (in) job satisfaction. In addition to the financial issue, other factors impact satisfaction, such as existing workplace facilities, relationships with co-workers, the nature of the role they perform, their degree of autonomy, working hours and treatment they receive from family members of clients / users.Antunes, Sandra Maria GouveiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDias, Frederico Pinto2020-12-16T16:25:22Z2019-11-292019-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6453TID:202347796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:39Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:20.000788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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